Da Infância à vida

Um conto  para ser contado

0_52eae_2ce2cfd2_XL

 

Em seus rostinhos a inocência e alegria do ser criança. Ali sentadas e abrigadas pelo velho guarda-chuva, olham e comentam sobre tudo que é novidade naquele pequeno bosque.

Amigas de vizinhança, toda manhã se encontram com seus gatinhos de estimação para brincarem. Porém, neste dia a mãe de Luzia as chamou para irem com ela colher frutas. Assim, alegremente foram realizar a curiosidade de conhecer aquele lugar.  Saiam pouco, os pais eram pessoas simples e trabalhavam muito. O estar naquele lugar trouxe- lhes encantamento, nunca antes desfrutado.

Este recorte reproduz a imagem que se encontra na parede da casa de Luzia, que ao longo do tempo desenvolveu habilidades para pintura e  colocou na tela esta sua recordação da infância e das amigas, que se distanciaram por motivos alheios as suas vontades.

Luzia teve a infância vivida de forma simples e  feliz.  Teve pais dedicados, brincava com amigas queridas, tinha seu gatinho,  Mimi seu fiel companheiro,  e na escola aprendeu e desenvolveu sua pintura.

Atualmente, reside na Espanha e com seus quadros se realiza profissionalmente e financeiramente. Tem tudo que deseja, mas busca dar aos filhos o verdadeiro sentido da vida através do afeto e valor das conquistas, ensinamentos que seus pais lhe passaram e que considera essencial  para a educação dos filhos.

Como dá para se perceber este é um conto que se reporta ao século  XIX, contexto que sofreu muitas modificações, inclusive sobre a representação  da infância.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Que lindo conto e a infância já não é mais assim.Crianças não podem mais ter toda essa liberdade de estar nos parques, imagina num bosque. Lindo! Faz refletir no que foi perdido!

    Tá lindo teu blog, Norma! Deu uma renovada legal! bjs, lindo feriado! chica

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Chica, obrigada o blog ainda está em reconstrução com ajuda de um profissional.

  • Ailime
    Responder

    Boa noite Norma, conto lindo que proprorciona várias reflexões. A vida que as crianças tinham, brincando em liberdade. Os valores que eram transmitidos na época seriam talvez mais respeitados e seguidos. O que me disse mais foi a reprodução na pintura por parte de Luzia. A infância nos marca para toda a vida seja em que circunstância for que seja vivida.
    Gostei muito deste conto.
    Beijinhos, Ailime

  • toninhobira
    Responder

    Muito bonito conto no tempo, que faz pensar na própria infância.
    A vida simples sem as parafernálias de hoje, a convivência efetiva de vizinhos e a cooperação que reinava. Havia irmandade, solidariedade e amizade que varam o tempo.
    Gostei das mudanças Norma.
    Bom feriado.
    Bjs

  • Marilene Duarte
    Responder

    Norma, vejo que repaginou o blog. Está muito bom.Esses contos são adoráveis e nos remetem a um tipo de infância que não é mais vivido. Isto não significa, porém, que não se possa continuar a passar valores aos filhos, fundamentais ao desenvolvimento deles. Bjs.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: