Vulnerabilidade
Imagem google
“A vida não acompanha nossos pactos conscientes”
Estar vulnerável. Você já pensou que esta é a condição humana e o quanto é complexo lidar com situações e/ou eventos que nos colocam totalmente “sem chão”.
Neste final de semana, participei de um evento e entrei em contato com a forma de pensar de um dos palestrantes, Nilton Bonder, Rabino da Associação Religiosa Israelita do RJ, doutor em literatura Hebraica e que segundo dados retirados de uma de suas entrevista para a Revista Época “ex-surfista, escritor de livros de sucesso nos quais aborda de maneira pouco convencional as tradições”.
A temática foi vulnerabilidade, sendo sua abordagem bastante interessante, pois parte de narrações de personagens bíblicos e os entrelaça a realidade cotidiana e a negação do ser humano de sua vulnerabilidade.
“A vida é soberana”. O ser humano por não aceitar sua fragilidade diante da vida reage às situações que estão fora do seu controle fugindo ou não acolhendo. “Acolher significa retornar a vulnerabilidade ao seu próprio lugar que é a possibilidade de reconstrução, pois propicia a descoberta de recursos internos”. Colocações que nos convida a refletir.
Um dos exemplos citados foi sobre uma mulher que vai em busca de ajuda: viúva, desde jovem, dedicara-se inteiramente a um único filho, que acabara de sofrer um trágico acidente, falecendo. Chegou perguntando: Por que isto aconteceu? (consciente) O que eu faço? (inconsciente). Sua resposta (do rabino) foi: Você colocou seus ovos em um só cesto, você tropeçou e os ovos se quebraram. A partir daí começaram a falar sobre ela, sua vida, escolhas pessoais. “Na vida pode – se tropeçar”.
Nossa vida é construída em nossas narrações, buscamos lugar de controle, mas devemos estar cientes “todos somos vulneráveis”. “Orar, suplicar, não necessariamente a um ente divino que resolva para nós, porém no sentido de acolher o vulnerável (quem sabe?)”.
Norma
Comments
Simone martins
Bom dia…penso que: é necessário entender quais os caminhos que a nossa vida pode percorrer e que, vivemos sempre com o acaso e a vontade de DEUS, oremos sempre pois, e jamais perdemos a fé…Deus a seu tempo, nos consola e nos mostra que tudo faz parte de nossa evolução…acredito e creio! Bjin e fique com DEUS!
chica
Norma, hoje passo só pra te agradecer o carinho pelo niver. beijos,obrigadão,chica
marcela
É isso Norma…
acolher o vulnerável, aceitar a nossa vulnerabilidade, não colocar todos os ovos em uma cesta só…
bjos
Roselia Bezerra
Olá, querida
Há15 dias estou vulnerável e sem chão… mas Deus me faz caminhar em terra firme mesmo em corda bamba parecendo…
Bjm de paz e ótimo fim de semana