Uma cena familiar

PROIBIDO-MIJARImagem Net

Numa das minhas caminhadas matinais,  algo me chamou atenção especial: Uma família composta de  mãe,  pai e duas crianças , um bebe no carrinho e um menino de, provavelmente, 1 ano e  cinco meses, que nitidamente tentava obedecer ao seu pai.  Com o shortinho arriado, no meio da calçada, dizia para o pai que não conseguia fazer xixi.

Na atualidade, temos presenciado  questionamentos  da penalidade sobre o fato de se urinar nas ruas, tendo em vista o artigo 233 do Código Penal (a prática de obscenidade em lugar público, ou aberto ou exposto ao público). Mas,  será este ato um atentado ao pudor ou falta de higiene e de educação?

É lamentável, muitas vezes,  o odor de alguns lugares pelo uso indevido das ruas para necessidades pessoais.

Sabemos que é a partir dos exemplos familiares que se constrói a forma de se lidar com a vida ( valores e hábitos). Portanto, fica aqui uma indagação: o que pais que orientam seus filhos, como na cena citada,  querem para o futuro dos seus filhos; será que percebem a gravidade dos seus atos que parecem tão simplórios?

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Exemplos são fundamentais. As crianças precisam dos bons. Mas, atire a primeira pedra quem, com filhos precisando fazer pipi, não arrumou um cantinho na rua mesmo. Lembro que nessa hora, o pipi não saia, era a vergonha,rs Ainda bem, depois, crescem e sabem que isso não se faz, Mas na hora do aperto, vale!”! bjs,chica ( Melhor nem falar de leis.Tantas tão e bem mais importantes não são seguidas nesse país porco ,imundo no campo político e jurídico!)

  • Beth Lilás
    Responder

    Ahhh sinceramente, eu acho isso errado!
    Não custa nada convencer a criança a guardar um pouco e levá-lo a algum estabelecimento público que tenha um banheiro. É assim que vamos ensinando nossas crianças, pois se o mesmo desde pequeno achar que pode isso ou aquilo em público, fica do jeito que estamos vendo por aí, gente completamente sem noção de civilidade.
    um abraço carioca

  • Jeanne
    Responder

    é muito recente o hábito de pais mandarem meninos fazer pipi atrás de árvores ou arbustos, um comportamento custa um pouco a mudar. mas acho que já está diminuindo, pelo menos nunca mais vi. acho que a tendência natural será não acontecer mais. bjs

  • Toninho
    Responder

    Ah, Norma Salvador era um mictório ambulante, nucca tinha visto isto antes de vir morar aqui, inclusive mulheres, uma cena triste.
    No carnaval a cidade é um horror, mas a prefeitura logo cedo faz um lavagem com alfazema pelos garis.
    Hoje com lei a coisa mudou um pouco, mas muito tem que caminhar.
    O exemplo é tudo nesta vida e pais devem teclar sempre sobre bons modos e educação na sociedade.
    A educação é uma falha neste país em todos os campos.
    Na Alemanha me informaram que o fato de não gostarem de turistas do Brasil deve-se ao fato do desrespeito as coisa e leis, como o transito e assim temem um exemplo errado para as crianças, isto doeu.
    Mas ainda vamos ver a educação como referencia.
    Abraços
    Beijo

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: