O canto dos pássaros

“Eu sou um pássaro. Me trancam na gaiola e esperam que eu cante como antes.” Renato Russo

Aqui perto, não sei exatamente exatamente onde, um pássaro está sempre emitindo seus cantos. Curiosa sobre este seu constante cantar, fui conhecer. De acordo com estudos, na natureza, “as músicas estão associadas principalmente a duas atividades: chamar a atenção do sexo oposto ou afastar predadores”, mas alguns consideram a função comunicação como primordial para a orientação de um bando ou para achar seus filhotes.

Outro fato bastante interessante é que um passarinho cantando é, na maioria das vezes, um cavalheiro, pois algumas espécies de fêmeas podem cantar, mas é raro no mundo animal.

O surpreendente para mim foi saber que os pássaros precisam aprender a cantar como passarinhos, mesmo sendo uma capacidade natural das aves,  eles não nascem já sabendo cantar. Para desenvolver sua maestria aprendem com os pássaros mais velhos e podem aprender outras canções, reproduzir sons de outras espécies, prática comum  em espécies migratórias.

Há uma peculiaridade entre as aves em relação ao canto, algumas possuem um órgão denominado siringe, próprio à vocalização. Isto não significa que todas as essas aves cantarão bem, como por  exemplo patos e gansos que possuem capacidade de vocalizar mas seu canto não nos soa como músicas.

Algo que os especialistas afirmam é que os pássaros só cantam quando estão saudáveis. Assim, orientam aos tutores que desejam ouvir o canto dos pássaros que devem oferecer boas condições, como um espaço confortável em tamanho e limpeza, sendo imprescindível o carinho e a atenção.

“Deixei uma ave me amanhecer.” Manoel de barros

Fonte

Grata por sua visita sempre bem-vinda

Obs: Os comentários aguardam a moderação.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Norma que lindas fotos e inspiração.Adoro ouvoir o canto e também procuro ver o dono da voz… Adorei saber mais sobre os pássaros aqui.Não sabia que eles devem aprender a cantar! beijos, lindo fds! chica

  • Fá menor
    Responder

    Gostei muito do seu texto. Gostei de saber mais um pouco sobre o canto das aves. Algumas são verdadeiras melodias.

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

  • toninhobira
    Responder

    Uma bela partilha com esta aula sobre os passarinhos e os cantos, que tanto nos inspiram e até enternecem. Eu que vim e fui menino do mato, sei bem desta coisa dos passarinhos não nascerem cantando Norma. Eu os colocava perto de outro cantante e assim ele cantava. Muito bonito estar nesta inspiração dos cantos dos pássaros e passear por estas tiradas de Manoel e este depoimento do Renato Russo em canção. Tem uma musica que diz: canarinho amarelinho me conta porque está triste, você tem agua limpinha coxinho cheio de alpiste? Ele respondeu: Não canto porque me vejo preso nesta gaiola, nem possa voar para ver meus filhotinhos…
    Canta canta passarinho na palma da minha mão e voe.
    Linda postagem Norma.
    Beijo e feliz fim de semana.

  • Celina Pereira
    Responder

    Também aprecio muito ouvir os pássaros. Gostei de saber mais sobre o seu canto.

  • Ailime
    Responder

    Bom dia Norma,
    Muito interessante este artigo sobre os pássaros.
    Vários aspetos que desconhecia e gostei de saber.
    Tenho um canarinho que canta imenso. Um familiar me disse que parecia uma ave feliz.
    Penso que é e que lhe damos todas as condições.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

  • Verena Niederberger
    Responder

    Lí, com grande interesse, o seu artigo, Norma
    Aprendi muito.
    Obrigada pela partilha.
    Um beijinho carinhoso
    Verena.

  • Anete
    Responder

    Os pássaros com os seus lindos cantos, eles são mesmo cativantes.
    Um texto muito bom e instrutivo.
    Bom final de sábado. Bj

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: