Narcisismo

 Narciso – Michelangelo Merisi Caravaggio (1571-1610)

*

Estudar os mitos é de extrema importância pois neles se expressa o conhecimento atemporal. Através de seus símbolos, somos levados a uma jornada arquetípica e que muitas vezes tem mais realidade e atualidade que os fatos históricos, pois dão origem a eles. “  Roger Alves é educador, escritor, poeta.

 

Os mitos sempre  assinalam algo do ser humano. Em Narciso encontramos a paixão por si mesmo levando a impossibilidade de amar ao outro e   acaba matando a si mesmo.

 

 

 

Narciso era um belo rapaz, filho do deus- rio Céfiso e da ninfa Liríope. Por acasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face.

Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.

Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver nas águas do Estige as feições pelas quais se apaixonara.

 Fonte:

 (Irene Machado. Literatura e redação. São Paulo: Scipione, 1994, p. 142-3. Resumo da autora a partir do Dicionário de mitologia grega e romana, de Mário da Gama Kury.)

Ampliando o olhar sobre este mito, observamos que  algumas  pessoas estão tão  centradas  em si,  nos seus referenciais que não conseguem  encontrar belezas diferenciadas no processo de viver e rodam num círculo vicioso de escolhas.

Norma

 

Comments

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma
    Seus posts são sempre bem elaborados… gosto disso!!!
    Centrar-se sobre si ofusca a beleza imensa da Criação feita pelo Criador com todas as preciosidades criadas: coisas criadas e criaturas belíssimas!!!
    Bjm de paz e orante

  • chica
    Responder

    Essa história é interessante e encontramos na vida pessoas assim. Não conseguem ver nada além delas mesmas.Tenho pena! beijos,chica

  • Toninho
    Responder

    Que beleza de postagem Norma.
    Há um contexto no mundo que vivemos e muito gritante.
    Bela e iluminada partilha.
    Uma bela semana a voce com paz e alegria e muita poesia.
    Meu abraço com carinho.
    Bjo.

  • Toninho
    Responder

    Ainda mais…
    O clip é fantastico amiga.
    Vou compartilhar.

  • anne lieri
    Responder

    Norma,muito verdadeira sua análise final!Tem muitas pessoas que não conseguem escutar o outro,por incrivel que pareça.Consideram seus problemas tão perturbadores que perderam a capacidade de se comover com qualquer referencia que não seja a si mesmo.Gostei!bjs,

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: