Escute histórias
Presente e passado se unem
Imagem Net
Na tela do quadro, na parede, cinco carinhas relembram que em um tempo distante, encontra-se uma menina, franzina, com cabelos encaracolados, um sorriso de pureza e ar de curiosidade. Na sala, uma senhora e uma linda garotinha olham para a foto na parede e surge a pergunta: quem é esta vovó? Desta pergunta, inicia-se a viagem em direção àquela menina. Na passagem do tempo e no encontro das gerações estão os cruzamentos de histórias que constroem legados familiares.
No álbum de retrato, os traçados de muitas alegrias e emoções que permitem o recontar, trazendo à memória a cultura familiar. A transmissão geracional são marcas, muitas vezes invisíveis, que traçam escolhas e direcionamentos. O conhecimento das raízes históricas abre possibilidade de se tornar conscientes os recursos internos, talvez adormecidos, que podem impulsionar a tomada de decisões em momentos de indecisões no traçado da vida.
Norma Emiliano
Comments
chica
Tão bom ter esses registros todos, sejam em fotos, quadros ou apenas na memória! E saber escutar essas histórias e saber repassar, lindo! Faz bem! bjs,m chica, lindo domingo!
Calu
Que importante recorte vc nos traz, Norma.Também sou dessas que ” monta álbuns de fotos” ; considerando-os livros da vida, das nossas vidas, histórias, momentos, destaques, lições e deleites.
Adoroooooo!
Linda reflexão!
Bela semana pra vc.
Bjo,
Calu
Celina
Concordo profundamente, Norma. A transmissão das vivências familiares, o contato das novas gerações com as antigas gerações da família é profundamente enriquecedor.
Obrigada pela visita, boa semana!
Roselia Bezerra
Bom dia, querida Norma!
Gosto muito de história, de origens… faço sempre registros ainda que a contragosto de alguns… me são valiosos para a posteridade…
Bjm muito fraterno
Vera Lúcia
Olá Norma,
Perfeito!
O legado das gerações é muito importante e constitui um manancial riquíssimo na transmissão de valores, inclusive culturais. As raízes históricas falam por si e deveriam ser objeto de conhecimento pelas sucessivas gerações familiares.
Ótimo domingo.
Beijo.
Marilene
O registro de um momento, em foto, significa muito mais do que é visível a todos. Ele traz ricas lembranças e significativas histórias familiares, que permitem um passeio pelo ontem, a justificar o hoje. Bjs.
Toninho
Pois é Norma nada como recontar e refazer passos de uma historia. Os registros interessantes para montar esta estrutura de uma vida. Eu vivo de remexer as lembranças e lamento a falta de registros. A introdução é a marca desta importância quem é aquela pessoa ali?
Lembra muito um poema de Drummond onde a personagem pergunta:
– Nossa mãe, o que é aquele vestido, naquele prego?”
Muito boa postagem.
Bjs
psicologo oviedo
Estoy feliz de encontrar blogs donde hay informacion tan util como esta. Gracias por aportar este articulo.
Saludos
psicologo oviedo http://www.carmenfernandezpsicologa.es/psicologas-oviedo-asturias.php