Em tempo do virtual

celular_blog

Trocando ideia.

Todos nós sabemos dos benefícios dos avanços tecnológicos  e da praticidade que estes trouxeram para o cotidiano. Contudo, o que observo e me inquieta, talvez até não devesse, mas assim  acontece, é que os encontros virtuais crescem assustadoramente e as pessoas vão se distanciando fisicamente  e, consequentemente, emocionalmente. Além disto, mesmo próximos, o eletrônico se instala, dispersando as atenções.

São muitas as queixas de solidão, mas não se observa a disposição para o agendamento de tempo para o face a face ou até mesmo a interação por voz no aqui e agora, como antes dos celulares. Muitos substituem suas próprias palavras por mensagens, seja no WhatsApp ou no face, que são enviadas automaticamente  sem qualquer  pessoalidade.

Observo um acúmulo diário de mensagens e vídeos, que não dou conta de acompanhar, pelo WhatsApp que instalei por considerar uma excelente ferramenta para agendamento de compromissos e notícias de pessoas distantes.

O que você tem percebido, sentido e/ou vivenciado em relação a isto?

E como inspiração um poeminha

Em tempo do virtual

Segure minhas mãos
Deixe o roçar da pele
adentrar lentamente
Sinta a energia que
Emana deste momento
Que é único, nunca se repetirá.

A cada toque
uma emoção
Que se eterniza
E quando nada mais restar
A lembrança corporal
Arrefecerá o sabor
Destes simples e
doces momentos.

Norma Emiliano

Comments

  • taislc
    Responder

    Olá, Norma! Há tempos venho escrevendo, também, sobre a virtualidade. Sem dúvida é ótima, tenho conhecido pessoas muito queridas. Mas têm maneiras e maneiras! Por ex., não gosto de redes sociais, acho por muitas vezes agressivas, exibicionista e muito escancarada. Como gosto é de escrever e ler, para mim o que funciona são os blogs. quanto à solidão, sim, acarreta bastante, por outro lado uma pessoa me escreveu dizendo: e aquelas pessoas mais solitárias, será que não ajuda ter amigos virtuais? E pensando bem… acho que ela tem razão. Muitas vezes uma palavrinha de conforto, um ‘fique boa logo, amiga” conforta certas pessoas. Mas o que é negativo é o exagero e a exposição! E as tais das selfies!! Eu preso por mais reserva. Lembro quando meus pais faleceram, os blogs, além de minha família, me seguraram bastante. Mas é aquela coisa, amiga, todo o exagero é um perigo, e a falta de cuidados pode gerar danos bem grandes.
    Beijo, uma feliz semana!

  • chica
    Responder

    Todos nós percebemos isso,Norma e cada vez mais, mesmo sem querer, estamos nisso envolvidos. Uso muito, estou sempre antenada, pois filhos longe ,fusos diferentes…

    Mas vejo aqui mesmo…Cada vez que vamos jantar fora, vemos mesas inteiras e todos ,cada um no seu mundinho… E,aparentemente juntos..pena,né? bjs, chica

  • Gracita
    Responder

    Oi Norma
    Temos percebido sim o distanciamento e muitas pessoas já não conseguem deixar o aparelhinho o que considero um vício.
    Precisamos da tecnologia sim, ela é bem vinda mas é preciso discernimento e eu diria até um auto controle quanto ao seu uso para que as relações interpessoais não sejam afetadas.
    Uma abençoada semana
    Beijos

  • Vera Lúcia Duarte
    Responder

    Olá Norma,
    A ilustração que você escolheu é perfeita e retrata exatamente o que a virtualidade exacerbada tem feito com as famílias e os amigos. É muito comum passar em um restaurante e observar cena semelhante, ou seja, juntos, mas separados pelas redes. O contato face a face está cada vez mais reduzido, infelizmente! Impera a falta de calor humano, só possível quando as pessoas estão realmente juntas, desligadas de um aparelho que sinaliza mensagens ininterruptamente. Não se nega que a tecnologia é maravilhosa e fascinante e que facilita muitas coisas em nossa vida, mas tudo em excesso é prejudicial. Tenho procurado reduzir minhas atuações em redes sociais, pois, de certa forma, estão interferindo em minha vida e me afastando de outras atividades gratificantes. Por isso mesmo estarei me ausentando das interações do blog, pois apesar de gratificantes, estão me roubando um tempo precioso e irrecuperável. Preciso de um tempo maior para reoganizar as minhas prioridades.
    Adorei seu poeminha!

    Muito grata por sua atenção, carinho e amizade!
    Desejo-lhe sucesso em todos os seus empreendimento e tudo de melhor em sua vida.

    Beijo.

  • toninhobira
    Responder

    Pois é Norma, desde o advento do Hotmail que o processo de comunicação tecnológico passou a imperar no seio da sociedade. Com ele veio as Webcam que permitiam aos distantes uma interação com imagens numa conversa diminuindo distancias. Todo processo é salutar assim como os avanços da informatica desde que bem gerenciados.Mas como já li em críticas no Brasil tudo que vem logo toma uma forma diferenciada e muitas vezes estragada, o critico na época da minha leitura, falava do Facebook recém chegado. Ele dizia que o brasileiro estragaria a rede me curto tempo e foi o que vimos e aí quem faz parte tem que ser um verdadeiro artista para separar joio e trigo, uma vez que Cristo não pode ser. O que mais assusta é ver membros da família numa mesma casa, intensificando a comunicação via meio eletrônico. O contato físico perdemos desde que perdemos os banquinhos nas portas das casas com criação de muros cada vez mais altos e cercas eletrificadas, isto para uma visão de interior. Para finalizar fica sua bela poesia critica do contato efetivo de seres humanos num processo de integração e cooperação estreitando laços de amizades.
    Um abração.
    Bjs.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: