A importância da parceria

img_parceriaImagem google

Para alguém entrar em contato com o outro precisa estar separado deste outro.

Em outros momentos, detive-me no tema da escolha do parceiro através de artigos, bem como propus, na área clínica, o workshop “A escolha sempre certa do parceiro”, tendo em vista considerar fundamental a compreensão dos mecanismos que envolvem este ato. Neste sentido, cabe mencionar que é através do outro, no relacional que definimos nossa auto-imagem e visão do mundo e, por outro lado, que o indivíduo organiza sua vida de acordo com elementos internos inconscientes, repetindo-se padrões relacionais apreendidos.

A parceria se dá em muitas esferas da existência humana: profissional, amorosa amizades, entre outras. Ela pode alimentar o melhor e o pior do indivíduo.

Na escolha do parceiro, o consciente e o inconsciente atuam mutuamente, unindo presente e passado, ocorrendo desta forma a atualização dos conflitos internos não resolvidos abolidos da consciência.  Os sentimentos retornam sem a percepção da conexão,

Nas escolhas amorosas, os modelos idealizados pela sociedade criam e alimentam ilusões e comportamentos que paralisam o desenvolvimento dos indivíduos que, por sua vez, trazem consigo mecanismos de defesa que os impedem de conhecer o que constitui a realidade pessoal e relacional.

Portanto, a parceria pode ser fonte de crescimento pessoal, na medida em que é há possibilidade de se rever questões adormecidas e que estão sendo projetadas e atualizadas no relacionamento.

A fusão mútua impossibilita o desenvolvimento emocional de ambos. Tomar consciência de si mesmo é um processo que a princípio leva ao sofrimento, pois cada um vai ver como o outro é realmente, havendo necessidade de mudanças adaptativas das diferenças individuais desde as preferências cotidianas até os valores e as fantasias. Assim, a atenção à bagagem (valores, crenças, expectativas, entre outras) que cada um traz para o relacionamento é o ponto de partida para o fortalecimento do vínculo e para se poder crescer no amor a si próprio e ao outro.

Norma Emiliano

Comments

  • Toninho
    Responder

    Otimo texto Norma com a reflexão perfeita na dualidade boa e ruim. Este acoplamento de seres é sempre complexo justamente por buscar fusões de seres com diferentes bagagens coletadas ao longo da vida. Assim esta parceria perfeita quando alcançada para o bem, cria-se este vinculo que podemos perceber e ou viver. Assim em todos os campos encontramos parcerias perfeitas, sem nos atermos ao adjetivo”perfeito” como temos conhecimentos na criminalidade em todas suas variações, ainda ali, nota-se o acoplamento destas bagagens. E com certeza a que mais nos leva a reflexão, é a parceria perfeita na relação amorosa,onde as bagagens precisam moldar a cada dia, a cada etapa da relação buscando sintonia com trocas de valores e aprimoramento dos quereres e poderes em função de uma unicidade. Creio que é possivel este casamento, quando a maturidade se faz presente sem que nenhuma parcela se sinta sobreposta ou subjulgada. Por fim sempre entramos na maxima de que cada um sapiamente saiba o momento de ceder e entender o que o outro pode ceder num processo continuo de crescerem, para que as expectatvas não sejam o elemento fomentador das decepções.
    Falei demais Norma,para mostrar que é complexo,rsrs.
    Um belo dia de alegria e muita paz.
    Meu terno abraço de paz e luz.
    Bjo.

  • chica
    Responder

    Muito importante a parceria, o companheirismo, o saber poder contar com quem estamos. Isso é fundamental.Aliado,unido pelo amor!” beijos,chica

  • Socorro Melo
    Responder

    Olá, Norma!

    Artigo interessante, amiga. A parceria é benéfica, desde que tenhamos consciência da individualidade de cada um, e respeitemos a sua bagagem… A fusão impossibilita o desenvolvimento.

    Excelente!

    Beijos
    Socorro Melo

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Excelente reflexão!
    Como tudo na vida, a parceria também está passível de ter dois lados, de dar certo ou não e a cumplicidade seja lá em que tipo de parceria for é fundamental. Trazemos uma história, uma bagagem, diferenças que acrescentam ou não desde que tenhamos respeito pelo outro.
    Beijinhos e uma semana abençoada!

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Parceria é o nome ideal e amizade acima de tudo ,do contrário não tem castelinhos que aguentem as tempestades.
    beijo NOrma

  • Neto
    Responder

    Este texto me fez lembrar o quanto muitas pessoas ainda fazem as escolhas (parcerias) errada em sua vidas. Mostra de fato que é importante sempre refletirmos sobre quem deve – e quem não deve – nos associarmos.

    Muito bom!

    Abraços!

  • luma rosa
    Responder

    Basicamente um tiro no escuro, porque esses mecanismos internos, nem sempre identificam a realidade, mascarando a verdadeira personalidade ou como você bem escreveu, não nos deixando enxergar a realidade. Algumas pessoas podem nos surpreender na convivência tanto pelas afinidades quanto pelas desigualdades de valores, para o crescimento ou para a destruição da relação.
    Quando eu era pequenina lá em Minas Gerais, minha mãe já dizia: “Com o passar do tempo, as pessoas não melhoram, elas só pioram” 🙂 Então, melhor não escolher um parceiro “estragado” porque as chances dele ser melhorado são bem pequenas. Só o amor constrói e tudo suporta… parece que somente esse conceito muda de pessoa para pessoa com o passar do tempo

    Norma, vim lhe fazer um convite: você já participou de edições anteriores do BookCrossing Blogueiro e como simpatizante que é, venho lhe chamar para se juntar mais uma vez a essa empreitada!
    Vamos libertar os livros da clausura das estantes escuras? 🙂
    Este ano, o prazo de postagem foi aumentado para uma semana para que todos possam participar com calma! Dá uma olhadinha lá no luz e veja se anima!!
    Beijus,

  • Maria Emilia Xavier
    Responder

    Como sempre amiga você é perfeita nas escolhas das palavras apresentando o tema de forma simples mas que prende a atenção e leva a reflexão. Gostei muito.

  • will lukazi
    Responder

    Olá amiga Norma ! Tudo bem contigo?

    O Blog do Super Will criou uma página no FACEBOOK chamada FACEBLOG para homenagear os diversos Blogs existentes na Rede. Não por acaso o seu Blog foi selecionado para participar e já está lá na Página sendo amplamente divulgado a fim de ser conhecido e reconhecido por outros blogueiros e leitores. Convidamos você para conhecer e participar nos dando o seu comentário e sugestão. Juntos poderemos promover nossas atividades blogueiras e firmarmos mais e mais os laços de irmandade, além de divulgarmos o seu trabalho. De antemão agradeço pela atenção e espero a sua visita na Página. O endereço é: http://www.facebook.com/superfaceblog

    Nosso e-mail de contato: superfaceblog@hotmail.com

    Ajude-nos a divulgar seu blog: CURTA E COMPARTILHE essa ideia!

    Um grande e carinhoso abraço

    Will Lukazi

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: