Terapia de casal

Quando e para quem?

 

 

 

Na atualidade, o impacto tecnológico, o ritmo frenético da vida, as rotinas fragmentadas, o nível de estresse interferem na organização e qualidade cotidiana dos casais. Assim, o descompasso no horário do casal,  a distância, as irritabilidades por diferença de ritmo entre o par, a deficiência nas comunicações, a dificuldade de intimidade, entre outros, podem ser alguns dos motivadores para se procurar ajuda profissional. Neste sentido, a busca para terapia de casal é útil e cresce, não só para casais formalizados, mas também para namorados que coabitam.

O caráter preventivo dos relacionamentos seria o ideal, contudo o casal,  em sua maioria, só chega ao consultório numa crise, quando um dos parceiros pensa na separação ou quando surgem questões ligadas aos filhos, à sexualidade e às famílias de origem.

A terapia não une nem separa, ela ajuda o casal a desvelar o que se encontra por trás das brigas repetitivas, abre o canal de comunicação, propiciando a consciência de que não existe um único culpado, nem uma única vítima, mas uma corresponsabilidade nos problemas. Renovações  só ocorrerão se ambos desejarem.

Norma Emiliano

Imagem Net

 

Comments

  • misturebasblog
    Responder

    Que bom que existe essa opção de ajuda pra casais que precisem dela! bjs, linda semana,chica

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Um artigo muito interessante que foca aspectos cada vez mais em evidencia nos casais de hoje motivados pelos mais variados aspectos como refere.
    Mas tem mesmo que ser o casal a procurar essa ajuda antes de uma possível ruptura.
    Beijinhos
    (Por vezes há desconhecimento das terapias e os custos aqui em Portugal são muito elevados, uma vez que o Estado não suporta nem ajuda nesses custos em clínicas privadas e nos hospitais públicos as filas de espera, segundo creio, são imensas).

  • Élys
    Responder

    A terapia de casais creio,que deveria ser sempre procurada pelos casais que estão com dificuldades de relacionamento, pois certamente conseguiriam melhorar.

    Recebi o seu e-mail e vim visitá-la. Estava em um período de descanso e agora na minha volta aos poucos vou visitando os blogs amigos.
    Um abraço.Élys

  • Marilene Duarte
    Responder

    Vejo a terapia como uma grande opção, quando o casal deseja,
    realmente, uma luz, para que a relação não tenha fim. Mas não conheço ninguém que tenha feito uso dela. Deveria ser buscada, pois a vida em comum faz com que se acumule mágoas e desacertos, facilmente contornados com a ajuda de um profissional.
    Norma, estou ausente dos blogues, mas vim fazer o teste, em vista de seu questionamento. O comentário foi fácil colocar. Bjs.

  • verena
    Responder

    Esta ajuda é preciosa e de grande valor para o casal.
    Continuação de uma ótima semana para você,Norma
    Beijos de
    Verena e Bichinhos

  • toninhobira
    Responder

    Relacionamento tem momentos que fogem do controle dos casais, que muitas vezes se deixam levar na crença que é uma fase ou coisa parecida e quando se entende já foi para uma separação. É o caso de se entenderem e buscarem a ajuda da terapia que é sabida eficiente na busca de encontros das indecisões ou acordar o que dorme entre os casais.
    Que a semana esteja bela Norma.
    Recebi esta atualização normalmente bem como os testes.
    Bjs

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: