Intenções e Rituais – Beth e Orvalho
Eu, sinceramente, não sou muito de acreditar em ritos, dogmas, nem religiosa sou, pois o Deus em que acredito é a natureza e é dela que busco as forças e converso sobre meus anseios e dúvidas.
É na Natureza que está o meu conforto e relaxamento, por isso persigo as imagens que vejo nas minhas idas e vindas por aí e minha máquina digital está sempre pronta para disparar em direção a um córrego, montanha ou flores.
Então, no final do ano, no dia 31 de dezembro, se estou perto do mar, gosto de ir até lá, colocar os pés na água e brindar ao ano novo, pedindo as forças da natureza que nos protejam e abram nossos caminhos e, se estou na montanha, fico em minha casa vendo os muitos fogos de artifício que uma montanha ou outra fazem competição.
Se a noite permitir ficar do lado de fora da casa, gosto de sentar junto com meu marido e observar as estrelas com as luzes da casa e do jardim todas apagadas para realçar mais o brilho das mesmas.
Dou sempre preferência a usar cores que sejam vibratórias, como o branco que invoca paz e realça um estado psicológico e emocional muito bom, assim como também o amarelo que é a cor do sol e do ouro, pedindo boas vibrações para o ano que se inicia.
Como disse, não sou uma pessoa de rituais, mas curto por exemplo, usar grãos que invocam fartura, como as lentilhas ou uvas que dizem para prosperidade. São coisinhas que nossos antepassados costumavam fazer nos festejos de final de ano do passado e que nossa memória ancestral insiste em manter, talvez pela sensação agradável que isso nos traz dos dias felizes em nossa infância ou juventude.
E é assim meu final de ano, gosto de felicitar, desejar aos meus amigos e família um ano novo de paz e alegrias, pois julgo que quando nos dedicamos a pensar para o bem, desejar que as pessoas sejam felizes, tudo fica melhor para nós mesmos.
Aproveito e desejo a todos amigos virtuais queridos, um lindo Natal e próspero Ano Novo!
Beth Q.Lilás
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
METAS PARA 2011:
BUSCAR A VONTADE DE DEUS
SAIR DE MINHA TERRA (libertar-me de mim o mais que possa)
VIVER A LUTA ESPIRITUAL (buscar a serenidade)
SENTIR E SABOREAR (experenciar a Bondade de Deus)
USAR OS DONS PARA SERVIR (dar frutos)
DISCERNIR (ouvir meu coração e escutá-lo)
BUSCAR O REINO DE DEUS (espalhar mais e mais sementes do B:
MEU RITUAL
Na Celebração Eucarística, na passagem do ano, colocar na hora do Ofertório, todos esses meus desejos e oferecer como proposta para que Ele confirme minha Fé, Esperança e Amor… Só Ele pode ajudar-me a vencer a mim mesma e a perseverar no caminho do Bem.
Essa é a Graça que peço para o próximo ano…
Roséilia
Os rituais contêm um significado cultural. São transmitidos através de experiências geracionais, mas, também possibilitam criar novos paradigmas.
De acordo com Schwartzman (1982) “os rituais tornam manejável a mudança. Com eles pretende-se atingir os níveis comportamental, cognitivo e afetivo. Para realiza- los são utilizadfos símbolos e ações simbólicas que podem ter multiplos significados.”
Comments
Ana Karla – Misturação Misturão
Bom dia Norma!
Muito interessante esses rituais ou não rituais. rs
Me identifiquei um pouco com Beth, pois já não sigo “as regras” de usar branco, porém sempre estou de branco(rs) e prefiro estar nesse momento em praias.
Xeros
Cristiane
Feliz ano novo, muita saúde, paz e amor no coração de todos nós!
orvalho
Olá, querida
Hoje quero felicitá-la uma vez mais por esa ainiciativa brilhandte onde nosa revisãode vida se faz necessária… Isso é o que nos faz crescer em todas as áreas do nosso viver… pessoal, afetiva, familiar, social, comunitária e profissionalmente… isso influi demais em nossa saúde física, espiritual, mental, emocional… nos tornamos um ser humano INTEGRADO…
É o meu desejo para todos os seus seguidores e nossos amigos de um modo em geral.
Bjs festivos e de paz.
orvalho
OLá, Norma e Beth
O alto astral da Beth é contagiante… Que o seu desejo do Bem se espalhe na blogosfera e em sua vida real!!!
Bjs fetivos e de paz às duas.
Liliane Carvalho
Norma, li ontém os artigos da Beth e da Orvalho.
fiquei pensando que cada uma à seu modo encontra uma forma de se conectar com o todo.
que coisa boa…
neste ano terei o privilégio de poder me lembrar destes amigos tão queridos que conheci na blogosfera, incluindo você.
beijos