Pensando com Saramago

O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas covardias do cotidiano, tudo isso contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for suscetível de servir os nossos interesses“. Saramago-  em Ensaio sobre a Cegueira.

Os escritores, poetas, artistas, estudiosos, entre outros, de maneira geral, contribuem para muitas reflexões sobre os fenômenos sociais e a evolução humana. Em minha forma de entender, caminhamos em sentido contrário da evolução de um mundo mais igualitário, pacífico e amoroso.

Por outro lado, é preocupante a dimensão da tecnologia na vida e a dependência da internet no cotidiano, para quase tudo que precisamos, das tarefas mais simples às mais complexas.

Se houver uma interrupção inesperada de eletricidade ou da rede mundial de computadores sem que haja outros tipos de recursos, como o ser humano vai sobreviver?

Você pensa nisto?

Grata por sua visita e comentários sempre bem-vindos.

Obs: os comentários aguardam a moderação.

Comments

  • chica
    Responder

    Uma bela reflexão! Estamos infelizmente, muito dependentes da tecnologia e basta ver quando estamos numn banco, as filas crescem se não funciona a internet por lá no momento. Os humanos não conseguem mais ser efetivos nos trabalhos como antes… Pena! É um importante recurso, mas nossa dependência anda demais. E eu mesmo, nos dias em que fico sem internet, fico louquinha, rs… beijos praianos, chica

  • roseliadosreisbezerra
    Responder

    Olá, querida amiga Nomra!
    Se o virtual acabar, temos o real que é ótimo e nos preenche o dia a dia com soberania.
    È fato.
    Ler é uma ótima pedida para todo ser humano que não tem mais }animo depois dos emojis e coisas efêmeras…
    Não podemos nos descuidar da vida real para não sofrermos luto virtual.
    Tenha dias de primavera abençoados!
    Beijinhos fraternos de paz

  • toninhobira
    Responder

    Muito bela e precisa partilha nestes pensamento, que orientam toda nossa vida neste plano. A cegueira de olhos abertos é a que mais nos assusta e encarcera. O analfabetismo politico vem desta cegueira, tão aproveitada pelos péssimos e espertos politicos e ainda com o auxlio luxuoso da internet, para e contra seres nada inclusos e ou mal informados. No texto faz-me lembrar de Drummond com seu: “Stop a vida parou ou foi o automóvel”.
    Bom pensar sempre amiga sem paixão.
    Bjs e paz e feliz fim de semana.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Por Sol da Esteva

    “[…]estar no mundo e não ver o mundo”[…]”
    É um lugar onde não há ouro.
    É buraco onde não há fundo,
    É miragem de um tesouro…

  • Emília
    Responder

    Bom dia Norma,
    Magnífico extrato de Saramago como introdução.
    A sua reflexão é pertinente e não sei para onde caminhamos com a dependência dos meios informáticos.
    Acabamos como robots sem capacidade para pensar e/ ou desenvolver o pensamento.
    Já hoje o homem está muito limitado na forma como enxerga o mundo.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Emília

  • Maria rodrigues
    Responder

    Interessante reflexão.
    Cada vez mais estamos dependentes dos meios informáticos, quer os adultos, quer mesmo as crianças, que desde cedo começam logo a usar no mundo digital.
    A evolução da tecnologia é inevitável, mas há que continuar a fomentar o gosto da leitura de um livro, da escrita sem ser no computador, da conversação … enfim de atitudes humanas, pois caso contrário, no futuro podemos acabar com disse a Emilia, como robots.
    Beijos

Grata por sua visita sempre bem-vinda.