Pensando com Saramago

O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de generosidade, as pequenas covardias do cotidiano, tudo isso contribui para essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for suscetível de servir os nossos interesses“. Saramago-  em Ensaio sobre a Cegueira.

Os escritores, poetas, artistas, estudiosos, entre outros, de maneira geral, contribuem para muitas reflexões sobre os fenômenos sociais e a evolução humana. Em minha forma de entender, caminhamos em sentido contrário da evolução de um mundo mais igualitário, pacífico e amoroso.

Por outro lado, é preocupante a dimensão da tecnologia na vida e a dependência da internet no cotidiano, para quase tudo que precisamos, das tarefas mais simples às mais complexas.

Se houver uma interrupção inesperada de eletricidade ou da rede mundial de computadores sem que haja outros tipos de recursos, como o ser humano vai sobreviver?

Você pensa nisto?

Grata por sua visita e comentários sempre bem-vindos.

Obs: os comentários aguardam a moderação.

Comments

  • chica
    Responder

    Uma bela reflexão! Estamos infelizmente, muito dependentes da tecnologia e basta ver quando estamos numn banco, as filas crescem se não funciona a internet por lá no momento. Os humanos não conseguem mais ser efetivos nos trabalhos como antes… Pena! É um importante recurso, mas nossa dependência anda demais. E eu mesmo, nos dias em que fico sem internet, fico louquinha, rs… beijos praianos, chica

Grata por sua visita sempre bem-vinda.