Ligação materna
*
*
Diversos estudos já foram realizados sobre o elo indescritível entre mãe e filhos. Ligação essencial para o bebe, mas que é resultante de um processo; não tão espontâneo como se acredita.
Abordar este vínculo é relevante para a ampliação dos conhecimentos dentro do campo da Psicologia, e, principalmente, da Psicologia do Desenvolvimento.
De acordo com Bion (apud ZIMERMAN, 2010), o vínculo possui um aspecto relacional, com recíprocas influências entre as pessoas, que origina diferentes configurações vinculares, baseadas no amor, ódio, conhecimento e reconhecimento, e um aspecto emocional, que dá significado ao relacionamento. Contudo, Bowlby (2006) e Winnicott (2001) destacam que as experiências infantis são fundamentais no processo de configuração e estabelecimento de vínculos afetivos futuros.
O filme Belos Sonhos retrata os dramas familiares que giram em torno de Massimo que, aos 9 anos, sofre com a perda da mãe, que morre de forma repentina e misteriosa. Toda a trama foca como esta perda pode interferir numa vida e ressalta a importância desta ligação na formação de um filho e em suas relações amorosas.
Para nós, terapeutas de família, é um filme que pode ser utilizado sobre muitos aspectos, desde a perda, o segredo, a dificuldade da aceitação da morte materna (apego) , até sobre rituais para a libertação e um recomeçar sem os fantasmas infantis.
Norma Emiliano
Referências
BOWLBY, John. Formação e rompimento dos laços afetivos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
WINNICOTT, Donald Woods. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ZIMERMAN, David E. Os quatro vínculos: amor, ódio, conhecimento, reconhecimento, na psicanálise e em nossas vidas. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Imagens Net
Comments
misturebasblog
Puxa ,essa temática é forte, mas me agrada muito! Não assisti esse filme, parece bom! bjs, linda semana,chica
taislc
Também adoro ler sobre pais e filhos, dramas familiares! E filmes, é uma temática que gosto muito, afinal, mostra a vida como ela é. A formação do adulto se forma lá na infância, por vezes tão conturbada que torna muitos casos sem esperanças, talvez uma melhoria pequena. A mente tem disso… o incoincidente guarda,
Tenho visto muitos desafetos familiares, e examinando o caso, achamos besteirinhas, mas que tomaram um vulto enorme! To certa, Norma?
Beijos! Tema fascinante.
Socorro Melo
Olá, Norma!
Interessante tema. Sempre imaginamos que esses vínculos têm forte influência na formação dos filhos, porém, não sabemos o quanto são importantes, de fato, e o que pode ocorrer com a falta. Vou ver o filme.
toninhobira
Olá Norma, um tema que deve aqui por voce ser mais explorado principalmente sobre a recomposição desmistificada com os vários casos que voces terapeutas já se envolveram e estudaram com soluções várias visto que cada ser se difere.
Um filme para ser visto e compartilhadas as reflexões.
Que a semana esteja bela e leve nesta volta amiga.
Bjs.
Anne Lieri
Oi Norma! Deve ser um ótimo filme! Obrigada pela dica! bjs
Élys
Um tema muito relevante que creio deve ser sempre abordado.
Retorno de um tempo de descanso e lhe desejo um complemento de semana bem feliz.
Élys.