Itaipu Binacional
Nos passeios turísticos de Foz encontra-se a Barragem de Itaipu Binacional.
Algumas informações
Itaipu em tupi significa “pedra que canta”.
É uma usina hielétrica localizada no Paraná- Foz de Iguaçu – cuja construção teve início em 1974. Nessa época Foz do Iguaçu era uma cidade com apenas duas ruas asfaltadas e cerca de 20 mil habitantes.
A obra atraiu um formigueiro humano e a região começa a transformar-se, mais de 9 mil moradias foram construídas nas duas margens do rio para abrigar os homens que trabalhavam na obra, sendo construído um hospital para atendê-los.
Entre 1978 e 1981, 5 mil pessoas eram contratadas por mês. Em outubro de 1982 as obras da barragem chegam ao fim, após mais de 50 mil horas de trabalho.
Para a formação do reservatório da usina, inicia a operação Mymba Kuera (“pega-bicho”). A operação salva a vida de 36.450 animais que viviam na área a ser inundada pelo lago.
A 5 de novembro de 1982 foi oficialmente inaugurada. Fonte
Visitação panorâmica
Consiste na visita ao interior da barragem. Essa visitação dispõe de atendimento com monitores bilíngues, utilização de sala especial para a exibição de um filme sobre Itaipu e ônibus especial e roteiro para acompanhamento. Sua duração é de aproximadamente 2 horas e 30 minutos.
parada – Estação Mirante Central e Painel do Poty
O visitante tem a visão panorâmica da barragem e do vertedouro. E conhece um painel em azulejos que retrata cenas marcantes da época da construção de Itaipu, composto pelo artista paranaense Poty Lazzarotto.
parada – Estação Barragem de Concreto
No alto da barragem onde estão localizadas as comportas de captação de água para as unidades geradoras, tem-se uma visão privilegiada do reservatório da usina e do Rio Paraná, que segue seu curso. Saiba mais
É uma obra humana gigantesca, vale a pena conderir.
Norma
Comments
Beth Q.
Oi, Norma!
Que legal, estava bem longe daqui, heim!
Teu blog não atualiza pra mim, por isso fico um pouco atrasada nas visitas, mas vim por intuição e vejo que já estás de volta e totalmente energizada, pois este lugar, que nunca fui também, deve ser de uma intensa força natural sobre nós.
Adorei teu chapeuzinho, você sabe que eu curto muito este acessório né?
E que frio devia estar lá estes dias, pois até aqui em Nikiti estamos sentindo o inverno agora.
beijos grandes, cariocas
Élys
Boa estas informações que nos traz.
Uma bela obra.
Beijos. Élys.
Anne Lieri
Norma,um belo passeio que compartilhou!bjs e meu carinho,
chica
Como é lindo estar em lugares assim,não? beijos,tudo de bom,chica
Ana Karla -MIsturação
Norma, voltando aos poucos e vim conferir as novidades por aqui.
Xeros
Toninho
Pois é,conheço algumas barragens pelo Brasil incluindo as casas de maquinas, mas sonho conhecer esta, pela sua importancia e grandeza. Boas informações.Hoje qualquer disturbio nas linhas que saem dela para o Brasil, teremos um apagão terrivel, são linhas de 750.000 volts.Uma bela obra de dois paises, que criou medo na Argentina.
Um abração Norma.
Lizete
Que tour legal voce fez por lá e trouxe informações que nunca li por aí, quando se fala de Foz. Que bacana!
Um dia lindo! bjs com carinho!