Efeito dominó

Tudo que fazemos reverbera no universo. Há muito com esta a consciência, não jogo nada nas ruas e preocupo-me com pequenos detalhes que antes me passavam desapercebidos.

A ação humana vem prejudicando o planeta Terra com as derrubadas de florestas, as queimadas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

Vemos os lagos, os rios, os mares repletos de lixos resultantes do consumo humano, tendo em vista que o desejo de consumo material vem acumulando um número de objetos cada vez mais crescente; somam- se a isso os resíduos provenientes das atividades industriais que provocam um sério desequilíbrio no ecossistema.

No cotidiano, facilmente se constata o quanto o individualismo, o egoísmo humano em seus comportamentos geram consequências no coletivo.

Posso exemplificar, pela minha indignação, quando em um supermercado ao me dirigir ao caixa e ver no canto um pacote de batata congelada abandonada e já se descongelando.

A funcionária da caixa não tinha visto e não possuem nenhum responsável que fiscalize o que é deixado de lado. Assim, chamei um dos funcionários que veio recolher; eu o alertei que ao recoloca-la no freezer esta não teria mais as condições necessárias para a qualidade do produto e quem a pegasse seria prejudicado. Se isto foi levado em conta, não sei.

Por outro lado, a rudeza, a carência de gentileza no trato social com as pessoas tornam o mundo menos acolhedor e competitivo.  

A política é:  se eu me dei bem, nada mais importa. E assim vamos enredados por ações irresponsáveis, com a degradação dos ecossistemas que pode nos levar ao extermínio da nossa espécie.

Fica aqui, como reflexão, através das palavras do escritor e poeta Mia Couto “Nós somos fabricados por histórias, por teias, por relações com os outros. Nos tornamos mais humanos na medida em que nos descentramos”.

Grata por sua visita e comentários sempre bem-vindos.

Comments

  • chica
    Responder

    Que lindo texto,reflexivo! Infelizmente o que mais vemos é a tal lei de Gerson… Mas cada um de
    nós, à medida que o tempo passa, mais vê situações que nos espantam e que consideramos erradas … Que saibamos, pelo exemplo, passar aos nossos pequenos e que o grandes possam também neles se espelhar! beijos, chica

  • Lucinalva
    Responder

    Bom dia, Norma
    Ótima postagem, realmente a ação humana vem prejudicando o planeta, precisamos cuidar de cada detalhe. Como é importante olhar o próximo com amor e gentileza, abraços.

  • Toninho
    Responder

    Uma maravilhosa analogia Norma.
    Pensar grande deixou de ser um procedimento normal esperado da humanidade. As pessoas criaram reis nas barrigas, olham apenas para seus umbigos e apodrecem o mundo, seja com atos impensáveis ou mesmo de pensamentos retrógados que em nada ajudam, para fazer deste lugar, um lugar melhor para se viver. Muitas vezes vivem no repassar o problema para o outro e ou copiar o outro. Mia diz tudo neste pensamento. O outro não me molda e nem pode ser culpado de minhas falhas e ou defeitos. Preparar um mundo de gente de alma perfumada é o nosso sonho e havemos de ver um dia este legado.
    Bjs e bom fim de semana na paz.

  • ana paula
    Responder

    Bom dia Norma!
    Nosso autocentramento nos colocou na rota da destruição e somente saindo desse egoísmo cegante, teremos alguma chance.
    Que tenhamos mais gentileza em nossas atitudes, como a tua no supermercado, eu acredito que as microrevoluções façam a diferença.
    Mia Couto belamente trazido aqui por você!
    Beijo
    ana paula

  • tais luso
    Responder

    Olá, Norma, excelente, posso assinar embaixo? rss
    O ser humano está dando uma degringolada severa, hoje vendo uns noticiosos, que loucura o que está acontecendo no nosso país, gangs agem com extrema maldade e estou vendo que a nossa segurança está no máximo da emergência e nada surte efeito, prendem e soltam. Não sei a razão de tanta crueldade e à vista de todos! Falo no roubo dos celulares nos carros quando param nos semáforos!!
    Humanidade decadente. Na verdade, as pessoas brigam e se agridem até numa fila de supermercado.
    Um bom fim de semana,
    beijo.

  • Maria
    Responder

    Excelente reflexão.
    Infelizmente os seres humanos estão cada vez mais individualista e materialistas. Fico a pensar como serão as gerações futuras, que tipo de vida terão, quer social, quer com o meio ambiente.
    Beijinhos

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Grande artigo falando da degradação do nosso ecossistema provocado pela ganância do homem, que não olha a meios para atingir fins.
    A continuar assim nosso lindo Planeta não resistirá.
    Depois há que educar todo um povo que não tem a mínima consciência do lixo que produz e que prejudica o meio ambiente. Na Terra e nos Oceanos a vida se vai degradando.
    E deve ser muito difícil a tomada de consciência. Temos cada um por si tentar fazer o nosso melhor.
    Beijinhos,
    Ailime

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: