Dezembro- Renovação
Manjedoura
O dia está manhoso, choraminga, e quem está sem proteção vai se recolher em casa. O verão adentra os dias; as tardes já estão mais longas e, eu, da varanda, consigo ver os pássaros em seus voos e avistar o mar com nuvens espessas com uma acanhada claridade do céu.
Nas varandas dos prédios vizinhos, as estrelas dos pisca-piscas anunciam a proximidade do Natal. O ano passou tão veloz que tenho a sensação que o último Natal mal teve seu fim. Não me percebo com a empolgação que as festas do final do ano me despertavam.
Observo um sentimento no ar envolto em sombras indefinindo as ações. Os Natais da minha infância movimentavam os dias desde outubro.
Saudosismo, talvez! A magia do Natal ainda se faz presente nos cantos gregorianos, na imagem do presépio que representa o nascimento de cristo, trazendo a mensagem de amor e aproximação ao próximo.
Na minha árvore de natal deposito os novos sonhos da menina, que esteve no trenó do papai Noel e vibrava ao armar o presépio com seu pai, e de mãos dadas seguimos em direção a Estrela de Belém.
Feliz Dezembro
Grata por sua visita e comentários sempre bem-vindos,
Obs. os comentários aguardam a mediação.
Comments
Maria Luiza Saes de Rezende
Como esquecer os natais de antigamente onde vivíamos na perfeita paz, sem grandes sustos, guerras, crimes? Será verdadeiro que temos hoje? Sobrou algum cantinho lá bem no fundo da alma? AH, Norma, se não fosse o saudosismo! Bendito seja ele, pois meu esmero em deixar um Natal com seu verdadeiro espírito para meus filhos e netos eu cumpri; o que farão depois, será também saudosismo? Beijo
chica
Que lindo, Norma! O pinheiro de Natal nos traz a magia da infância e também pra mim ele faz muito. Ontem, ao voltar para casa, após reforma, logo montei o nosso e me fez mais feliz ainda. Cheio de significados, sonhos e, emoções!
Feliz dezembro! beijos, chica
Fá menor
Que lindo texto!
O tempo passa tão rápido mesmo!,,,
Que tenha um Natal abençoado!
Bom Advento!
Beijos.
tais luso de carvalho
Que lindo! esse texto nos faz lembrar dos Natais da nossa infância e juventude, sim, em outubro minha mãe já arregaçava
as mangas e começava nas lojas, atrás dos presentes, da decoração… era uma festa! E tinha Papai Noel! Uma alegria verdadeira. A família toda reunida, tios, primas, presentes comida especial, e muita alegria.
Mas como mudou! Assim está o mundo, nada é mais como antes… Mas, vamos levando, pelo menos será Natal!
Belíssimo texto, Norma, gostei muito de ler.
Um feliz Dezembro para ir preparando…
Um beijo, paz e alegria!
Ailime g
Boa tarde Norma,
Excelente texto sobre o Natal e o tempo que passa demasiado rápido.
Também tenho saudades dos natais da minha infância, cada vez mais longínqua, mas que não esqueço.
Linda foto em ambiente natalício.
Desejo-lhe feliz Dezembro e santo Natal.
Beijinhos,
Emília
Celina Silva Pereira
Natal traz sempre a nostalgia da infância, lembramos de como o comemorávamos em família naqueles anos, mas pode trazer sempre uma renovação. Cada Natal é único.
toninhobira
Saudosismo sim Norma. Eu vivo dele e sei que nem em sonhos revivo aqueles dias de Natal de um tempo de feliz idade. A montagem do presépio era a atividade que a gente mais vivia, desde buscar a areia clara, o musgo na serra próxima, o pó de minério para colar no saco de aniagem para efeito de estrelas. Tudo se perdeu no tempo. As luzes se acenderam multicoloridas, as lojas incrementam o consumismo. A festa está pronta e o homenageado nem sempre é convidado. Novos tempos amiga.
Fica em nós as lembranças boas.
Grato por me fazer em breve momento voltar no tempo.
Bjs e que dezembro seja de paz no mundo e o seu coração.
Valdelice Nunes
Norma,a mulher de hoje conectada com a criança dos outros Natais é o que mantém o fio dos sonhos ativados.
Lindo conto. Obrigada por adicionar o nome de sua avó paterna na lista das Marias que postei.
Boas Festas!