Carta á Rejane

Domingo, dia 04/05/2025 uma surpresa! Fiquei pesarosa e frustrada.
Uma notícia inesperada me tirou o chão. Nossa querida Chica, joaninha virtual, despedia-se da blogosfera. Todos os blogs seriam deletados e, hoje, confirmou-se.
O mundo virtual só quem o frequenta com assiduidade sabe que laços são criados e que a afetividade é real, principalmente quando a transparência, a atenção e o carinho estão presentes. Assim é com a Rejane, nossa joaninha virtual.
Nunca a conheci pessoalmente, mas sua presença foi um presente neste mundo virtual/real de afetos. Como minha joaninha, na imagem acima, no meio de algumas das minhas plantas, Rejane sempre foi uma pessoa catalisadora de amigos. Com suas postagens criativas me estimulou e me abriu frentes de novas postagens e avançar em outras.
Há alguns dias, no grupo que frequento de biblioterapia o tema foi: cartas e a seu significado e importância antes do desenvolvimento da tecnologia digital.
Esta carta para você, Chica, é um ritual de despedida, mesmo que não seja eterna, pois me ajuda a respirar fundo e tomar o impulso de continuar por aqui sem sua presença amiga, inspiradora e agregadora.
Deixo aqui meu poema do meu último livro Sendas poética que considero em consonância com este momento: seu/nosso
Castelo de areia Percorrer os anos vividos, Os sonhos concretizados E as transformações No tempo vivenciado Surpreendem! No movimento das ondas, Nas curvas dos caminhos Inesperados, desviam a rota E o alcançado se desmantela E as perdas se desvelam. A trajetória é uma incógnita De acontecimentos inevitáveis, O certo é como nuvens passageiras Que se desfazem. A vida é tecida pelas ilusões De impermanências. Há sempre que se recomeçar, Novas forças encontrar, Novo castelo criar. O sentido da vida Diferencia-se a cada etapa. É saber ocupar novas moradas, Abrir portas e asas Para novos voos alçar. Norma Emiliano
Com carinho Chica. Norma Emiliano
Grata aos amigos que por aqui passam e seus comentários.
Comments
Verrna
O sentido da vida
Diferencia-se a cada etapa.
É saber ocupar novas moradas,
Abrir portas e asas
Para novos voos alçar.
Por vezes é necessário saber ocupar novas moradas.
Tão linda a sua homenagem para nossa Joaninha, querida Norma.
Deixo aqui um beijinho carinhoso para ambas
Verena
Jaime Portela
Também fiquei surpreendido, mas percebi a decisão da nossa amiga.
Gostei muito do seu post, (o poema é magnífico) e se não se importar assino por baixo.
Boa semana querida amiga Norma.
Beijos.
Chica
Norma, que linda tua poesia e todos precisamos ver sentido nas vidas!
Adorei teu carinho e carta ! Muito querida e tocante! Obrigadão! E como falei, estou cuidando de mim, por exemplo, agora esperando início minha fisioterapia,nada que eu adore, mas…pés,pernas , quadris e ossos todos gritaaaaando! obrigadão!chica
Maria Luiza Saes de Rezende
Estarrecida fiquei, Norma, pois Chica, com tamanha bravura, a dos fortes, silenciou sua presença na blogosfera. Tão amada tão querida, se fez presente, semeando sempre o bem e afeto, para todos sem distinção. E agora que faço eu dos meus blogs, sem ela? Esquecer de mim porque o que importa é que ela seja feliz nesse voo. E para nós unirmos cada vez mais. Tudo de bom para você! E vamos que vamos!
Roselia Bezerra
Olá, querida amiga Norma!
A querida Chica sabe ser afetuosa e eu aprecio demais quem o é.
Já basta o mundo tão seco ao nosso redor.
É imprescindível ser amiga de verdade.
Bonita homenagem.
Ela merece MUITO.
Tenha um maio abençoado!
Beijinhos fraternos de paz
LUCIA DE FATIMA SILVA
Linda e tocante sua homenagem a nossa amiga Chica, a joaninha virtual que sempre foi afetuosa e bondosa com todos. Sentiremos muito a sua falta, mas compreendemos seus motivos. A lacuna ficará, mas nosso coração será preenchido pelas memórias afetivas do seu jeito de interagir, de acolher, de participar das BCs e a amizade continuará.
Beijos!
lis
Todos sentimos muito , eu ainda estou sem acreditar que não terei mais aqueles céus que ela nos mostrava com tanto carinho ,bom é saber que vai ter mais tempo para cuidar de si e certamente quando puder retornará . Obrigada, Norma por nos representar com esse poema lindo. Um abraço grande
Majo Dutra
Estou muito triste e acabei de lhe dizer no A Vivenciar, que ela fez mal, devia começar com uma pausa.
A sua vida vai se modificar muito e irá sentir-se vazia, mudanças que não nada saudáveis na 3ª idade.
Resta-nos a esperança que regresse com novos blogues…
Abraços para ambas.
~~~
toninhobira
Bom fim de noite Norma com esta linda carta à nossa Chica.
Sua primeira estrofe diz muito da decisão da Chica, posso lhe afirmar. A Chica vivenciou tudo e muito mais e chegou a conclusão do tempo para si. Ela bem que nos agregou amigos e eu sei bem disso depois de participar ativamente de seus vários projetos de fazer rir, pensar e viver.
Que ela consiga seus projetos e que seus dias sejam leves e alegres mesmo fora da blogosfera.
Bonito Norma.
Bjs e paz amiga.
pedro luso de carvalho
Olá, amiga Norma, gostei muito desta sua postagem, gostei
da sua mensagem à nossa amiga Chica que deixou a Blogsfera
e também gostei muito do seu poema.
De minha parte, já disse à Chica que sentia muito a sua despedida.
Uma ótima semana, com muita paz.
Abraços.
Calu
Norma,
teu poema expressa bem a ocasião e também define os sentimentos que nos toma, a todos, diante da decisão da Chica; com todo respeito a isto, ainda assim lamento pesarosa o vazio que se dará na blogosfera.
Ela sabe agregar com leveza tudo à volta de si.
Que realize com tranquilidade e sucesso seus projetos.
Bela carta, amiga.
Bjos
Carmen
Lucinalva
Bom dia, Norma
Linda homenagem, Chica está fazendo muita falta com suas postagens amorosas e bem humoradas, desejo tudo de bom para vocês duas, um forte abraço.
chica
Voltei,Norma para dizer que repensei e resolvi ficar apenas com o mais velhinho dos blogs, o SEMENTES. de 17 anos! Obrigadão e estamos juntas aqui também novamente! beijos, obrigadão novamente! chica
Norma Emiliano
Bom dia querida. Fico feliz por ter repensado, manter um pouco do que lhe traz alegria é importante e para nós todos será um presente.
bjssss.
Celina Silva Pereira
Bom dia!
Amei a sua carta, Norma. Também apreciei a nova decisão dela. Continuo junto nos meus comentários para as duas.
Celina Pereira
Que bom que a Chica voltou!
Muito linda sua carta, Norma!
Tenha uma boa semana.
Ane
Oi Norma! Chego aqui quando a Chica já retornou aos blogs, mas não deixei de apreciar sua belo post em homenagem a ela. Boa semana! (●ˇ∀ˇ●) Um abraço!