Você pergunta – 20

Eu respondo

Este post faz parte de um projeto, assim sendo dirijo-me a pessoa responsável pela pergunta, mas de forma a trazer reflexão para outras pessoas que se interessarem em ler.

Tenho um sobrinho que é filho de pais separados, minha irma continuou a morar com meus pais, e ele foi criado com a nossa familia.. seus avós, eu como tia e a mãe dele…ha 12 anos pai faleceu.. ficando minha irma, minha mãe e eu cuidando dele… tenho um marido exemplar que esta em nossas vidas desde que minha irmã estava gravida, cuidei para que fosse um exemplo a ser seguido. Hoje,  meu sobrinho tem 22 anos, e nossa maior preocupacão vem sendo que ele perdeu os valores… tipo tem uma namorada mas fica com outras tantas, é extremamente possessivo, chega ate o ponto de querer que a namorada não obedeça os pais e acredita que ela não tem que ser obediente a eles, sendo que para nos ele é obediente.. em nossa frente ele parece uma pessoa, mas qdo não esta perto é um comportamento que nos preocupa… ele não tem limites… o que fazer nesse caso?


Pela sua visão  e pelo que relata, seu sobrinho se comporta de formas opostas de acordo com o lugar em que se encontra.Analisando o contexto, criação por três mulheres,  possivelmente numa mesma hierarquia de poder, pode-se levantar algumas hipóteses.

Há um autor, Minuchin, que através de sua teoria sobre a estrutura familiar, assinala, de forma muito própria, o fato de que na família cada um deve ocupar o seu lugar, ou seja, mãe ser mãe, avó ser avó, filho ser filho,  pois cada um destes lugares corresponde  um tipo  de função. No momento em que a avó funciona como mãe, a mãe passa a ser irmã, nivela-se ao filho. Assim sendo,  a questão dos limites e mesmo de valores podem ter sido apreendidos de forma confusa.

As interações familiares formam a identidade e influenciam na visão de mundo. Provavelmente, vocês fizeram e deram o melhor, mas o que será que ficou para ele?  Quais valores seguir,  ser fiel a quem? Mensagens contraditórias podem ter sido passadas.

Em relação a ser possessivo, parece-me que ele não teve outros irmãos ou primos convivendo juntos, o que daria aprendizado no compartilhar.  Será que foi o reizinho da família?

A relação dele com a namorada deve ser construida por eles,  sem que vocês intervenham.

Neste sentido, para ocorrer mudanças, seria necessário um trabalho em família, ou seja , rever  papéis, padrões relacionais, resignificar valores, entre outros.

Norma


Comments

  • Socorro Melo
    Responder

    Norma,

    É uma situação bem complicada, né? querendo ou não, num caso desses, a família sempre superprotege, na melhor das intenções. Às vezes até sufoca, no intuíto de dar a melhor educação, e não deixa margem para o aprendizado. Com certeza, na cabeça do jovem, a uma série de contradições, que só mesmo o tempo e a vida, irão ensinar. Desejo boa sorte à família.

    Beijos
    Socorro Melo

  • Élys
    Responder

    Creio , também que devido as circunstâncias houve superproteção…É difícil, mas penso que se deve usar o máximo de diálogo com o rapaz em todas as oportunidades que estiver acessível.
    Beijos,
    Élys.

  • Lizete
    Responder

    Acho este espaço muito especial, onde pessoas pedem ajuda e voce ouve-as e as orienta. Parabéns, Norma pelo lindo trabalho!
    Questões familiares são mesmo complicadas e é onde todos nós mais aprendemos. Muitas vezes nossos filhos são mais nossos orientadores e mestres do que o contrário. Fico na torcida para que tudo se resolva bem para essa família, deixando uma dica para que procurem ler mais e se informar para poderem ter uma base melhor de como lidar com o caso.

    Quero sempre estar por aqui, Norma, sabe que aprecio muito seus posts, mas a correria do trabalho às vezes me impede. Agora melhorou um pouco e cá estou. Beijos enormes e com carinho!

  • Toninho
    Responder

    Um caso complicado Norma, mas penso que estas teorias do Minuchin, relamente tem algo a ver com a referencia, que sempre ouvimos dizer, da figura paterna. E isto nos leva a refletir sobre as novas mdalidades de casais. Como serão estes filhos criados por pessoas de mesma sexualidade.
    Um belo exemplo para uma trabalho Norma.
    Meu abraço.
    Beijo.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: