Você Pergunta – 15

Eu respondo

Este post faz parte de um projeto, assim sendo dirijo-me a pessoa responsável pela pergunta, mas de forma a trazer reflexão para outras pessoas que se interessarem em ler.


“Após muitos anos de um casamento para mim perfeito, mas para ele não, pois houve traição, apesar que não confirmada físicamente, mas financeiramente sim. Ele criou uma sociedade com outra mulher sem me consultar e ainda viajou para tratar de negócios sem que eu soubesse que ela também iria. A dor que estou sentido é muito grande, não consigo dormir, sinto fala de apetite, até vontade de morrer em alguns momentos. Preciso sair desse estado, pois tenho duas filhas adolescentes e quero mostrar que sou forte,  mas tá muito difícil. Estou sufocada.  O que fazer?”

Esta é uma pergunta generalizada e, portanto, não caracteriza nenhum estudo da situação. Este é um post  informativo a partir do que foi perguntado.

Normalmente,  após uma traição, seja de que espécie for,  os casais vão necessitar de ajuda terapêutica para que possam entender  o processo relacional que favoreceu à  situação. Para se manter  a relação é preciso “virar a página” e  isto  requer etapas a serem vencidas, por ambos,  para que  haja  o perdão do ato  e se possa seguir em frente.  De acordo com Hargrave (1994), autor de um dos modelos do perdão,  “desculpar/absolver inclui conquistar uma percepção e um entendimento do motivo por trás da traição”.

A traição provoca muitos sentimentos, pensamentos e comportamentos negativos. A  separação envolve  o processo de  luto. É normal nas semanas seguintes essa sensação da perda e descontrole emocional. É necessário deixar fluir os sentimentos e desabafar, seja por choro ou palavras, mas  sem rancor.  Este momento não  é  propício para tomar decisões importantes. Aos poucos poderá ir retomando suas rotinas .

Recaídas do sentimento de perda é comum,  principalmente em eventos marcantes da história do casal. Feridas custam a cicatrizar e cabe assinalar que outras pessoas podem fazer parte do seu universo pessoal . Em outro momento,  vai reconhecer que conseguirá sobreviver e renascer para novas oportunidades.

É importante, para os filhos, que o casal não perca o respeito e o tratamento se mantenha sem ofensas. Havendo a separação a família nuclear deixa de existir, mas as relações mãe e filhos / pai e filhos permanecem e a relação parental se mantém.

Norma

Comments

  • chica
    Responder

    Situações em que é exigida maturidade e muito pensar pra decisões tomar! Difícil!

    Mas possível, se houver o perdão real,não aquele que depois fica retirando a poeira de debaixo do tapete… beijos,lindo dia!chica

  • toninho
    Responder

    Esta série é muito boa mesmo Norma,pois voce fala em regra geral e assim pode estar sendo de grande valia para muitos.Creio nisso. A relação bem sabemos que vive presa ao amadurecimento da confiança e nunca deixar que esta apodreça.Quando chega a este ponto, é preciso mesmo muita paciencia e sabedoria, para decisão de separação. A dor pode ser enorme,mas a cabeça deve nortear a melhor maneira de sair e como sair. Mais uma bela generosidade para nós seus fieis seguidores.
    Grao sempre amiga.
    Continue sempre com esta série.
    Meu abraço com minha admiração sempre.
    Bjo.

  • luma rosa
    Responder

    A traição dentro do casamento é a pior que existe e a dor será maior, quanto maior foi a confiança depositada no traidor. Ele não pisou na casca da banana e caiu. Ele persistiu e para chegar ao ponto de misturar com trabalho… é porque teve muito tempo com a outra pessoa. Acha mesmo que um homem como esse requer terapia? Se eu fosse a traída, processava os dois! Cabe aí uma indenização que a amante tem que pagar à esposa, por danos morais e materiais.
    Por mais que ela esconda das filhas, elas sentem que algo não está certo e será pior saber pelos outros.
    Dizem que os homens traem porque têm vontade de separar, mas não têm coragem.
    A esposa traída precisa de tratamento psicológico. Uma orientação para decidir se quer continuar com essa vida de mentiras. Quem sabe conhecer alguém que a ame de verdade!
    Boa semana! Beijus,

  • Norma Emiliano
    Responder

    Oi Luma

    A terapia é indicada para o casal quando há o desejo, de ambos, em abrir a questão para além da traição e que neste processo possam se liberar dos sentimentos negativos, tomar a melhor decisão e seguir em frente, juntos ou separados. Neste sentido, há também a parentalidade que não se desfaz. No trabalho com casais e famílias não tratamos como vilão e vítima, procuramos uma visão maior da trama apresentada.
    bjs.

  • Rute
    Responder

    Excelente sua resposta Norma.

    A maneira como a pergunta foi colocada à luz da infidelidade, fez-me pensar bastante.
    Sempre pensei em infidelidade como ato fisico, relacionamento sexual extra-conjugal. E agora, encontro aqui a palavra infidelidade associada a resoluções individuais não reveladas à mulher com quem ele está casado. Muito profundo esse sentimento de traição, de ter sido enganada com a ocultação.

    Só mesmo uma sessão de diálogo aberto na presença de uma terapeuta pode desvendar os motivos que levaram o homem a omitir a sociedade que ele criou com a outra mulher.
    Será que, se o sócio fosse um homem, a esposa se sentiria igualmente ofendida (“ameaçada”)?
    Um caso muito interessante de psicologia humana.
    Beijinhos.
    Rute

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: