Viver e amar

Colagem do Picnik

Olhando para a imagem de um casal abraçado (um dos pares da cor preta e outro,  branca), admirando a lua, reporto-me à idéia que fazemos de um “par perfeito” e por outro lado, às inevitáveis diferenças entre os seres humanos.

Estar juntinhos, contemplar a lua, dar valor aos pequenos gestos são inerentes à primeira fase dos relacionamentos, mas pouco mantidos.

Os filmes e telenovelas nos mostram atitudes de casais nem sempre compatíveis com a realidade. O amor cantado em prosa e verso enfatiza a saudade da presença amada. “Fecho os olhos pra não ver passar o tempo, sinto falta de você. Anjo bom, amor perfeito no meu peito, sem você não sei viver”’, palavras cantadas por Roberto Carlos.

O clima de romance dificilmente é conservado entre os pares e, normalmente, a mulher frustra-se e se considera infeliz por não amar e ser amada conforme o modelo.

Mas o que é viver o amor duradouro? Como é sentir-se feliz na parceira? Será que a vida descrita nos romances pode ser o referencial de amor e de felicidade?

Sabemos que a parceria conjugal estabelecida com base no amor data do início do século XX, pois as escolhas, anteriormente, eram decididas pelos pais. O amor não era o principal valor, mas a reprodução da espécie.

Na atualidade prioriza-se o sentimento. Contudo, o AMOR, amar e ser amado, envolve idealizações que podem pôr em risco o verdadeiro afeto, que é uma construção vincular.

No decorrer do tempo, o contexto relacional, muitas vezes, torna-se nebuloso e os pares já não conseguem a intimidade para a percepção dos sentimentos um do outro, quanto mais troca de carícias.

Amar envolve a valorização de qualidade da outra pessoa; seria ideal que as pessoas pudessem utilizar os atributos complementares que as fizessem crescer no afeto. Mas as mágoas geradas pelas frustrações e conflitos pelas diferenças podem desgastar o relacionamento.

É no dar e receber nos níveis social, sexual e afetivo que a relação se fortalece para enfrentar os obstáculos inerentes ao viver. Neste sentido, podemos enfatizar também a importância de manter a chama, apimentar a relação para que não se perca o gostinho do quero mais.

Não tinham razões para ser felizes. Mas, a despeito de tudo, tinham momentos de felicidade. Era quando começavam a falar sobre os seus sonhos. (…) Por vezes a felicidade se faz com sonhos impossíveis.” Rubem Alves in “O Amor que acende a lua.

Norma Emiliano

Comments

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Oi Norma, o problema está no BLOGGER ele não atualiza corretamente.Tenho que fazer meu roteiro inteiro e vejo que tem post novo.beijo

  • ELIANA
    Responder

    Penso que a vida é feita de momentos felizes, o resto é vida normal ,dia a dia, complicações,trabalho…
    Mas devemos nos esforçar para termos muitos momentos bons em nossa vida!
    beijo

  • chica
    Responder

    Acho que não tem receita certa pra amar.É ir vivendo, se respeitando e cada dia se alegrando com as pequenas coisas da vida a dois e em geral. beijos,chica

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Viver o casamento não é um execício tão fácil!
    Não é a toa que tantos casamentos se desfazem em tão pouco tempo. As idealizações e/ou o desgaste já advindo dos namoros completam o desastre. Não se tem mais respeito, compreensão e tolerância, ingredientes básicos. A Chica bem disse é no final se alegrar e compartilhar a vida a dois.
    Beijinhos e tudo de bom!

  • Lizete Ferraz
    Responder

    Minha eterna receitinha para um relacionamento dar certo: “ceder”, ambas as partes. Descer do pedestal e pedir perdão.
    O problema está em sempre se confundir “paixão”, que acaba logo, com “amor” que é construído com respeito, lealdade, fidelidade e cumplicidade.

    Beijos, Norma! um lindo dia!

  • maria alice marques
    Responder

    A felicidade de um casal, está na compreensão e no respeito mútuo, na fidelidade, lealdade etc:
    Um abraço.
    Alice

  • Toninho
    Responder

    Há que se buscar uma sintonia nas relações que permita o perfeito acoplamento.Aí vem respeito, tolerancia, paciencia e outras coisitas que fazem do viver um mar quase que cheio de rosas.
    Um abraço terno Norma.
    Bom feriado se for de saudades que não seja com dor.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: