Um único momento

cada-segundo-e-tempo-para-mudar-tudo-para-sempre-charles-chaplin-1290

 

“Compreendi que a vida não é uma sonata que, para realizar sua beleza, tem de ser tocada até o fim. Dei-me conta, ao contrário, de que a vida é um álbum de minissonatas. Cada momento de beleza vivido e amado, por efêmero que seja, é uma experiência completa que está destinada a eternidade. Um único momento de beleza e de amor justifica a vida inteira.” Rubem Alves in Concerto para corpo e alma

Fiz uma junção entre o pensamento que iniciei este post e uma entrevista que assisti com o Prof. Mário Sérgio Cortella sobre a confusão entre velocidade e pressa, ou seja,  velocidade é um deslocamento rápido e a pressa é precipitação. Assim, refere-se a ideia do se querer fazer tudo, mas sem acolher o dia e o que se está fazendo. 

A vida humana vai se construindo na ligação entre passado, presente e futuro e  o prof. Mario Sérgio Cortella  com sua metáfora do retrovisor e para brisa observa que “não se pode viver do passado, que é nossa referência, mas não nossa orientação;  nosso horizonte é o futuro e,  neste sentido, cita uma frase de Pierre Dac:  ‘o futuro é o passado em preparação.’

Assim, hoje, o que fazemos é o que ficará como legado para a humanidade.

“A vida pode ser breve , mas não precisa ser fútil.”

Norma Emiliano

Comments

  • misturebasblog
    Responder

    Beleza de post.Adoro o Cortella e teu final foi especial…Assim deve ser! bjs, chica

  • Calu
    Responder

    Uma oportuna e clara costura vc aqui fez com estas passagens reflexivas e atuais.A junção dos pensamentos de Rubem Alves e do Prof. Cortella delineiam tua sensível interpretação.

    Bela partilha!
    Bjo,
    Calu

  • toninhobira
    Responder

    Oi Norma, bum bom dia de domingo.
    Muito boa reflexão sobre este mal da sociedade, de querer tudo sem viver o presente e haja sofrimento e angustia. A vida é mesmo esta analogia com a historia em olhar o passado, vivendo o presente e prevendo o futuro, mas sem queimar cada tarefa do hoje.
    Perfeito.
    Um abração com carinho.
    Bjs.

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Sobre este artigo, quem sou para estar a dar o meu ponto de vista, o passado tem enorme peso no hoje, porque ou nos libertou ou nos condicionou. Muitas vezes um empurrão para prepararmos o futuro. Talvez pequenas diferenças, que eu um leiga na matéria, não tivesse entendido;))!!
    Sobre o aspecto de viver cada momento o melhor possível acho muito importante.
    Beijinhos,
    Ailime

  • Lucinalva
    Responder

    Olá Norma
    Ótima reflexão, abraços.

  • Maria Ladeira
    Responder

    Norma…obrigada pela visita!
    Eu tento não viver em função do passado!
    Gostei de refletir ao ler sua escolha…bj

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: