Um olhar sobre o rejuvenescimento

face1_427162137

 

 Não se pode voltar atrás, ao começo, mas é sempre tempo para recomeçar e mudar.

 
O processo de envelhecer é uma característica dos seres vivos e o envelhecimento populacional é hoje uma realidade. Mas, paradoxalmente, vivenciamos o culto da juventude.  As propagandas veiculadas pela mídia dão uma visão de que a ciência proporcionará em breve a fonte da juventude e que para se ser feliz, é necessário ser belo, jovem e ter um corpo perfeito. Entretanto, os avanços das ciências ainda não são suficientes para conter a degeneração da vida celular. Assim, confunde-se longevidade com rejuvenescimento. Pode-se alcançar a longevidade pelos atuais recursos médicos, sem se assegurar o bem estar físico, mental e social.

Para muitos rejuvenescer é fazer plástica, fazer preenchimentos das rugas, pintar cabelo, colocar reimplante dentário, ou malhar numa academia. Na sociedade atual, capitalista, o consumidor cada vez mais quer comprar saúde, memória e sensações, com o sonho de dominar o tempo. Seu desejo é rejuvenescer. Neste sentido, as mulheres, ainda, são os maiores alvos do novo paradigma que promove a manutenção de uma aparência física jovem cada vez mais prolongada.

Entretanto, parece haver um consenso entre os estudiosos do assunto em relação aos métodos preventivos que devem ser utilizados. Entre eles, o exercício físico ocupa lugar de destaque.  Alguns estudos científicos constatam que podem existir benefícios psicológicos com o uso dos métodos de rejuvenescimento, a saber: melhora na autoconfiança, vida profissional e afetiva, e uma melhora na autopercepção com as mudanças do aspecto externo.

No mito antigo da águia, extraímos como metáfora que o rejuvenescer significa entregar à morte tudo o que de velho existe dentro de si para que o novo possa irromper e se integrar. Ou seja, desprender-se das coisas que um dia foram boas; de idéias que foram fundamentais, mas que se tornaram ultrapassadas no transcorrer do tempo.  Neste sentido, é fundamental aceitar o processo natural da passagem do tempo, desprender-se da imagem da juventude, buscando novas formas de interagir consigo mesmo, com o mundo e com as pessoas.

Enfim, rejuvenescer é corrigir os maus tratos dados ao organismo, recuperando a saúde perdida ao longo dos anos; é enfrentar o recomeçar; é dar valor a vida; é viver o aqui e agora, despertando das entranhas a paixão. Em todas as fases da vida surgem desafios; as escolhas determinam o caminho para enfrentá- los. A flexibilidade na trilogia, escutar, aprender e revisar faz-se necessária.

Norma Emiliano

O video abaixo é o exemplo  vivo da fonte da juventude.

“Rejuvenescer pela poesia” – Selda Roldan

museudapessoa
9 de outubro de 2009

Comments

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: