Trabalho
Para MARX (1983, p.149), “[…] o trabalho revela o modo como o homem lida com a natureza, o processo de produção pelo qual ele sustenta a sua vida e, assim, põe a nu o modo de formação de suas relações sociais e das idéias que fluem destas“.
O mundo atual nos impõe a necessidade de uma reflexão sobre trabalho e cidadania.
O desemprego têm tido lugar de destaque no debates políticos e sindicais, bem como na imprensa, que nos fornece estimativas do seu aumento até o final de 2010 ou mesmo até 2011.
O conceito de trabalho é histórico. A forma como o homem se organizou para produzir varia de época para época, tendo em vista os diferentes contextos sócio-político-econômico-culturais. Hoje, a noção de trabalho possui uma estreita relação com o capitalismo, portanto vinculada com as categorias tempo e dinheiro. (Gorz, 1988).
Nas sociedades industriais modernas é a participação do indivíduo na produção social que lhe confere poder social (Offe, 1985) e lhe dá acesso ao poder político. Na sociedade atual centrada no mercado, o emprego passa a ser o critério que define a significação social dos indivíduos
Contudo, o trabalho assalariado funcionando como o principal intrumento de integração social do indivíduo é paradoxal, uma vez que este tipo de trabalho está perdendo sua hegemonia como meio de inserção social.
No livro A desordem do trabalho, Mattoso(1996) ressalta a insegurança do trabalho, inserindo nela a insegurança no mercado do trabalho, na contratação e na organização sindical.
Segundo estudos do próprio Ministério do Trabalho e Emprego, o índice de trabalhadores com carteira assinada está em declínio. Por outro lado, também cresce um segmento de trabalhadores por conta própria e sem carteira assinada.
Portanto, utilizando-me de palavras de Paulo Freire, (…) “por isso, desde já, saliente-se a necessidade de uma permanente atitude crítica, único modo pelo qual o homem realizará sua vocação natural de integrar-se, superando a atitude de simples ajustamento ou acomodação, aprendendo temas e tarefas de sua época. Esta, por outro lado, se realiza à proporção em que seus temas são captados e suas tarefas resolvidas.” (Paulo FREIRE. “Educação como prática da liberdade”, págs.41 a 44).
Referências
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17 ed. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1986.
GORZ, Metarmofose do trabalho, 1988
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Trad. Maria Helena Barreiro Alves; revisão de Carlos Roberto F., 1983
Comments
Tida Vieira
Norma
Prazer em recebê-la no meu blog.
A Blogagem coletiva da qual participei com o lilás referido já está quase terminando. Mas a sua participação será bem recebida. É só você preparar algum post com a cor
escolhida e na primeira vez avisar a Glorinha,do Café com Bolo, organizadora da brincadeira,no blog dela http://www.cafecomglorinha.blogspot.com. A cor desta segunda -feira é o alaranjado. Logo teremos outra blogagem nova. Junte-se a nós.Abs
Tida Vieira
Seu site é ótimo e valioso. Muito interessantemesmo.
Virei sempre aqui.
abs Tida
Selma Maria
Parabéns Norma, lindo seu site, todos os assuntos estão maravilhosos e muito instrutivos. Que Jesus a abençoe para que possamos sempre entrar nesta página, muito eficaz para todos nós. Muito sucesso em todos os seus objetivos. Bjs
Selma
Norma Emiliano
Oi Selma
Grata por sua visita e por seus comentários.
Volte sempre. Será sempre bem-vinda. Norma