Sobre respeito

Quando solicitei aos amigos da blogosfera sobre temas que poderiam ser de maior interesse, o respeito foi um dos citados.

Falando sobre RESPEITAR

 

Close up of a crystal globe passing from an old woman's hand to the little child's outstretched hands in front of a dark foliage defocused background. Small amount of digital noise added.

Imagem Net

O que seria respeitar, qual o significado desta palavra no cotidiano humano?

Na teoria consiste em demonstrar ou possuir respeito por outras coisas e/ou pessoa; ser tolerante; suportar; demonstrar zelo por; levar em consideração, entre outros significados apontados em dicionários da língua portuguesa. Na prática abrange a complexidade humana com seus interesses, crenças, emoções, percepções e comportamentos. È necessário o equilíbrio pessoal, manter-se uma boa autoestima, respeito a si próprio e poder olhar para o outro sem julgamentos, sem preconceitos.

Na minha prática profissional uma questão, neste sentido, se destaca: como conciliar formas de pensar dos pais sobre determinados valores na educação dos filhos, de que forma respeitar o que um e outro tem de crenças advindas de suas famílias de origem? Na educação dos filhos aparecem as grandes diferenças pessoais. O respeito só ocorrerá com a possibilidade de escuta para quem ouve e de aceitação  para quem fala. Reconhecer as diferenças e aprender a respeitá-las para se chegar a um meio termo.

A base para o exercício do respeito a si próprio e do outro está nas relações familiares, onde se observa e se vivencia o respeito dos argumentos do outro, mesmo não havendo concordância. Exemplos de atitudes paternas criam o solo fértil para uma boa convivência humana, na qual as diferenças não se transformem em ponto de conflitos.

Norma Emiliano

Comments

  • Toninho
    Responder

    Muito bem analisada a questão RESPEITAR.
    Passa pela tolerância, aceitação do outro na sua integridade.
    Dentro da família a situação pode ser mais complexa devido aos nossos sonhos e ou desejos para como os nossos.

    Uma boa e bela semana Norma.
    Bjs

  • Marilene
    Responder

    Norma, falou com propriedade sobre o tema. Creio que é preciso ouvir para entender . Com o entendimento, ainda que não comporte anuência, poder-se-á respeitar as diferenças. O respeito chega com o exemplo que se recebe em casa, eis que a tendência é as crianças acompanharem o modo de agir dos pais. Bjs.

  • chica
    Responder

    RESPEITO, uma palavrinha tão falada e tão deixada de lado nas mais diversas relações… E tão grande sua importância para o bom andamento delas… Lindo texto! bjs, tudo de bom,chica e linda semana!

  • Socorro Melo
    Responder

    Reflexão bem oportuna, Norma. Respeito é uma das faces do amor. Por isso hoje vemos tanto a sua falta. Quanto menos se ama, menos se respeita. O descaso com a falta de respeito traz consequências bem sėrias.

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Um assunto de muito interesse nos tempos que correm em que os valores humanos estão bastante desgastados.
    O respeito é muito importante nas famílias, pois dessa forma os filhos aprenderão como se comportar.
    Não é que seja fácil, mas penso que é um constante aprendizado a condescendência para com os outros.
    Um beijinho e continuação de boa semana.
    Ailime

  • Felisberto N. Junior
    Responder

    Olá,Norma… poder-se-ia dizer que uma parte integrante das relações intersubjetivas e um grande alicerce para uma boa convivência humana e para vivermos nesse complexo mundo , composto por pessoas diferentes, onde cada um é cada um, é , realmente,o respeito…tanto que foi um dos mais citado..
    porém, contudo, entretanto,convenhamos , tem que haver o (respeito) mútuo , aqui, cá, ali, lá, acolá, recíproco, em que há correspondência, com a “possibilidade de escuta para quem ouve e de aceitação para quem fala, para sempre chegar a um meio termo, sem julgamentos, sem preconceitos, respeitando se as diferenças pessoais!
    Obrigado pelo carinho da visita,belos dias,beijos!

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: