Relação pais e filhos

atividades-para-pais-e-filhos

Imagem Net

*

*

Houve um período da história humana em que na  família predominava o patriarcalismo, no qual homens e mulheres se comportavam de acordo com papéis culturalmente estabelecidos que sequiam a divisão social do trabalho, sendo o homem o provedor da família e a mulher responsável pelo trabalho doméstico e dedicada aos filhos e ao marido. Desta forma, a relação paterna com os filhos era mediada pela mãe.

Na contemporaneidade, em decorrência das conquistas das mulheres, principalmente na área profissional, vêm ocorrendo mudanças no posicionamento da mulher em relação à maternidade e consequentemente a atuação dos homens é mais participativa na casa e junto aos filhos.

As relações homem-mulher tornam-se mais igualitárias e no exercício da maternidade e paternidade as funções são divididas, bem como a criação dos filhos. Neste sentido, os pais são mais presentes na vida dos filhos. O homem passa a ter experiências que criam possibilidades de se construir um novo vínculo. Abre-se um canal de comunicação extremamente significativo para a transição do relacionamento simbiótico da mãe e bebê e ajuda no futuro convívio social.

Dr. David Popenoe, investigador sobre a paternidade observa“Os pais têm um papel mais importante do que serem apenas os adultos da casa. Pais envolvidos trazem benefícios positivos para os seus filhos que nenhuma outra pessoa é suscetível de trazer”.

Os filhos aprendem sobre o mundo e sobre si mesmo através dos pais. Eles são exemplos de seus filhos, assim sendo suas atitudes precisam corresponder aquilo que dizem e os limites só serão apreendidos se houver esta correspondência. O cuidado, a atenção e o diálogo são fatores imprescindíveis, contudo o desenvolvimento tecnológico trouxe uma nova forma de segregação, tendo em vista que mesmo juntos não interagem. A qualidade da relação é fundamental. Por outro lado, a forma como o casal se relaciona entre si  é ponto fundamental no equilíbrio emocional dos filhos.

Enfim, tempo juntos e interações afetuosa constituem um dos caminhos para se estabelecer relações saudáveis. As funções parentais estão intimamente ligadas ao desenvolvimento dos filhos.

Norma Emiliano

leia mais : https://pensandoemfamilia.com.br/blog/textos/pai-solteiro

https://pensandoemfamilia.com.br/blog/textos/de-pais-para-filhos

Comments

  • chica
    Responder

    Realmente, os filhos desenvolvem-se bem ou não, conforme os vínculos com os pais.Tremendamente importante as duas figuras na vida das crianças… Um ausente, fica a falta para sempre! bjs,m chica

  • Toninho
    Responder

    Um grande avanço nesta relação no tempo, mas só será efetivamente com um envolvimento sincero de atos que vão refletir na formação dos filhos.
    A lei que libera os maridos nos primeiros dias do nascimento dos filhos já foi um grande passo nesta mudança.
    Pais presentes é uma base linda para a criança.
    Valeu Norma.
    Beijos

  • Marilene
    Responder

    A participação de ambos na educação é fundamental. As mudanças que temos presenciado, nesse sentido, são por demais importantes. Os exemplos educam muito mais que os ensinamentos. Ótimo texto! Bjs.

  • Ailime
    Responder

    Boa noite Norma,
    Graças a Deus que houve evolução e que os pais podem ambos ter parte activa nas decisões da casa e principalmente na educação dos filhos. Pena é o que falou sobe as tecnologias que estão a não permitir que haja mais interacção.
    O exemplo dos pais é determinante no equilíbrio emocional dos filhos.
    Excelente artigo, Norma, tem um profissão muito bonita e muito importante nos tempos que correm
    Beijinhos,
    Ailime

  • Socorro Melo
    Responder

    Olá, Norma!

    Interessante e importante essa evolução. Acredito que somente o amor é capaz de tornar a família unida e feliz. O amor traz consigo uma gama de coisas boas: compreensão, diálogo, imposição de limites, carinho, respeito, bons exemplos, etc.
    Em contrapartida, é assustador o número de famílias que se desagregam, desajustam, exatamente por essa falta de amor, e de maturidade.

    Grande abraço

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: