Reflexão

crianca-sociedade-de-consumoImagem Net

 

Não há amor ao próximo se não amarmos a nós mesmo. Amar a si próprio é reconhecer suas necessidades e desejos e se manter na vida.

Somos nossas experiências e interpretações destas. Estas nos constituem. Logo, não posso medir o amor alheio sem contextualizar a sua aprendizagem do AMAR.

Algumas vezes, se falha, quando se dá aos filhos a impressão de que o mundo gira a sua volta, pois quando isto lhe for negado não reconhecerá o AMOR.

Na modernidade, o consumismo  e  seus valores reproduzidos na sociedade  (individualismo, competição por status e exibicionismo, insaciabilidade )  marcam as relações sociais.

O  narcisismo acontece na infância,  considerado como primário, é parte do processo normal do desenvolvimento humano. Segundo  Freud, com o desenvolvimento do indivíduo  o Ego narcísico passará a procurar no Outro a realização de seus desejos e satisfação.  Quando isso não acontece, instala-se o narcisismo patológico.

A nova conjuntura da sociedade contemporânea  pode levar o indivíduo há uma regressão ao narcisismo,  criando uma identidade pautada no consumismo, no comprar para se sentir feliz .  Esta “felicidade material” traz a alienação.  Tudo isto requer dos educadores reflexões  de formas de intervenção nesse processo.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Sinto uma grande pena quando me deparo com crianças já consumistas. Mas vejo que a educação, os limites até para isso servem…Saber o que podem, fundamental! bjs, chica

  • Marilene
    Responder

    Complexa é a arte de educar. Bjs.

  • Vera Lúcia
    Responder

    Olá Norma,
    De fato, não se pode dar a outrem o que não se possui. Somente quem se gosta é capaz de estender este sentimento ao seu próximo. Ensinar as crianças a medida certa deste amor é fundamental para o seu equilíbrio na vida e em suas relações.
    A questão do narcisismo na infância é bem interessante. Muitos pais supervalorizam seus filhos com a intenção de aumentar-lhes a autoestima e acabam por inflar o ego dos mesmos, o que pode levá-los a acreditar que são melhores que as outras crianças. Não é fácil educar e preparar os filhos para a vida.
    Reflexão importante.
    Beijo.

  • Beth Lilás
    Responder

    Gostei imensamente de sua reflexão, pois nela percebi mais claramente que meu filho tem razão em não ser consumista. Ele viaja, como agora pra Berlim e Barcelona, sem fazer fotos, sem ficar preso ao consumo que leva ao egocentrismo e que só pensa em comprar, comprar …
    Sinto que ele está se tornando um grande ser humano e fico muito feliz.
    No entanto, o que estamos assistindo no hoje é de dar pena, a maioria das pessoas, jovens e outros nem tanto, ainda não entenderam esta relação da tecnologia, conforto e boa vida. Algumas se tornaram tão insípidas e superficiais que dá pena mesmo.
    um abraço carioca

  • Toninho
    Responder

    Uma reflexão em tempo e que deve ser feita constantemente, preparar,educar sem ser o centro, de saber do não, do entender o ser e estar bem como saber dosar o ter que alimenta o obsoleto o modismo. Não é nada fácil neste novo mundo preparar pessoas para serem uteis à sociedade, é preciso mesmo muita arte e preparação com o novo olhar e pensar.
    Muito bom Norma.
    Carinhoso abraço amiga.
    Beijo paz.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: