Mulheres no tempo

Richard Diebenkorn (American, 1922-1993) - Girl Smoking_nseated-woman

Richard Diebenkorn

A arte traz a representação de uma época. Nas pinturas de Richard Diebenkorn  (1922/1993) encontramos as mulheres fumando e bebendo, marcas de um tempo.

Muitos autores, historiadores descrevem a história das mulheres (restrições, dependências, lutas e  conquistas) evidenciando as experiências  do seu cotidiano (conjunto de atitudes ou valores diferente dos homens). Há importantes fontes históricas  como  biografias  e testemunhos. Assim, podemos acompanhar suas diferenças de classe, de raça,  de cultura,  suas  atividades, bem como suas concepções de si e do mundo.

Foram muitos os fatores que influenciaram a vida das mulheres  entre eles a revolução industrial, a urbanização, as guerras e as transformações sociais e culturais . Esses  lhes dificultaram ou abriram novas possibilidades.

Ainda hoje, é significativo  ressaltar a importância social das mulheres, tendo em vista que permanece sendo um desafio para que haja um equilíbrio no relacionamento homem/mulher.

 

 

 

tango_16-11_mFonte

 

Norma Emiliano

Comments

  • Calu
    Responder

    Os marcos históricos das inúmeras e doídas conquistas femininas ao longo da História referenda a força, a coragem, a sensibilidade das mulheres de cada tempo.
    Ótima partilha, Norma.
    Bjkas,
    Calu

  • chica
    Responder

    Lindo post e é indubitável a influência e importância das mulheres na vida d hoje e de sempre. Lindo saber valorizar.bjs, chica

  • Yasmine lemos
    Responder

    Somos destinadas a provas de sobrevivência o tempo inteiro. Somos históricamente registradas como lutadoras, sofredoras e vencedoras ,mesmo que com grandes machucados.Será sempre assim?
    beijo Norma
    bom dia

  • Misturação-Ana Karla
    Responder

    Oi Norma!
    Não deu pra ver o vídeo, mas penso que as mulheres ainda tem uma boa caminhada até sair desse rótulo.
    As artes expressam bem esse caminho.
    Xeros

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida Norma
    Sou feliz com a minha condição de desde os 18 anos autônoma financeiramente… em ter sido mãe… vó… não tenho o que reclamar pessoalmente falando… mas, vendo a situação de muitas, há muito o que mudar na sociedade… favorecendo-as…
    O vídeo mostrou muitos pontos questionáveis…
    Bjm fraterno

  • Meri Pellens
    Responder

    Oi, Norma!
    A trajetória da mulher pela história representada pela arte de todos os tempos, até dispensa palavras, pois é extremamente nítida, se não dizer, gritante.
    Beijos…

  • Élys
    Responder

    A mulher, com o tempo, veio conquistando o seu espaço, porém ainda vão conseguir muito mais…
    Beijos.

  • Clara
    Responder

    Esses dias eu postei algo assim:
    “Deus fez o mundo e descansou, depois fez o homem e descansou, depois fez a mulher e nem ele, nem Deus e nem ninguém nunca mais descansou!”

    Mulher é isso mesmo, um furacão! rsrsrs
    Não é à toa que os furacões têm nomes de mulheres….

    Beijos

  • Toninho
    Responder

    Excelente postagem/abordagem sobre este historia com riquezas de informações para a dura e desigual luta das mulheres ao longo tempo e que ainda luta para sobreviver e fazer valer seus direitos.
    Gostei e compartilho no meu blog.
    Otima escolha Norma.
    Um abração de paz e luz amiga.
    Bju.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: