Cada um constrói sua história

arvore-menina

 

Enquanto menina foi fácil subir nos galhos e permanecer por horas admirando o campo. Do alto, olhava  ao longe  e não se dava conta que a distância não era tão longa quanto imaginava. O futuro, que já é o hoje, chegou, e o passado foi se distanciando e apagando as imagens daquela pequenina que se sentia livre nas alturas e segura na família.

Os pais partiram para eternidade e sentiu que suas raízes se desprenderam da terra. Com seu próprio esforço cultivou o solo, lançou sementes plantando sua própria árvore.

 

Temos um ciclo de vida que se inicia no nascimento. Somos cuidados, amados, protegidos, socializados e em cada etapa temos tarefas a serem cumpridas. Ao ultrapassarmos de uma etapa para outra é  importante reconhecermos as mudanças e reorganizações que são necessárias. Muitos pensam que isto se dá de forma automática, mas muitos fatores interferem nesta evolução, entre elas, a  parceria,  a aquisição e perda de membros no contexto familiar.

O ciclo de vida individual  acontece dentro do ciclo de vida familiar na complexa teia de relações familiares que se constrói ao longo de várias gerações. Considerando- se a fase do jovem adulto como um marco para o estabelecimento  de objetivos pessoais,  diferenciando- se emocionalmente da sua família de origem;  este é  o momento de escolher aquilo que levará,  o que deixará para trás e o  que criará. Para tal é necessário que o jovem adulto e os pais admitam a necessidade de mudanças na forma de relacionamento, menos hierárquica e dependência. Isto requer um relacionamento mutuamente respeitoso e pessoal, no qual os jovens adultos podem apreciar os pais da forma como eles são e sem culpá-los por aquilo que não foram.

Portanto, cada sujeito é responsável por suas escolhas e decisões, mas não se pode deixar de levar em conta sua história de família, os vínculos emocionais  e a força do padrão familiar que tende a se repetir nas diversas esferas das relações  (trabalho, amizade, amorosa). As questões não resolvidas nas relações familiares serão obstáculos em outros relacionamento futuros. Seguir suas necessidades e desejos consiste em ser leal a si mesmo o que requer a coragem para se individualizar sem que cortes emocionais precisem acontecer.

Norma Emiliano

 

Comments

  • chica
    Responder

    Norma, emocionante e tão cheio de verdades teu texto. Realmente deixamos pra traz a segurança da casa dos pais, os braços reconfortantes deles. Quando crescemos, nossas decisões são nossas, mas não podemos esquecer dos ensinamentos recebidos e também que qualquer que seja a nossa escolha, respingará em quem nos criou ou quem está perto de nós.

    Gostei muito de ler e refletir nesse início de semana! bjs, chica

  • ÉR
    Responder

    Um texto brilhante, assim tem que ser a vida.Temos que tomar nossas decisões sempre buscando levar em conta os ensinamentos que adquirimos e procurar sempre decidir com o coração e a razão em harmonia.
    Um abraço

  • Élys
    Responder

    6 de maio de 2016Responder
    Um texto brilhante, assim tem que ser a vida.Temos que tomar nossas decisões sempre buscando levar em conta os ensinamentos que adquirimos e procurar sempre decidir com o coração e a razão em harmonia.
    Um abraço

  • Vera Lúcia
    Responder

    Olá Norma,
    Ótimo texto! A herança familiar é muito importante e interfere sobremaneira em nossas escolhas e posicionamentos na vida adulta. Considerá-la, ajustando-a às novas experiências e conceitos, será medida primordial para a construção de uma história de vida de sucesso.
    Seu espaço ficou lindo. Parabéns!
    Passo para agradecer sua visita em minha postagem de pausa. Demorei um pouco em razão de compromissos maiores na vida real.
    Obrigada!
    Até breve!
    Beijo.

  • toninhobira
    Responder

    Uma introdução maravilhosa para sua analises perfeitas nesta relação família, nestas heranças que vão deixando um tanto de sua marca em cada fase de nossa vida. Levamos esta como se fosse numa bolsa a tiracolo e vez ou outra dela tiramos uma poção para incrementar os nossos sonhos e projetos. Temos muito do que aprendemos e herdamos e assim vamos rompendo as barreiras com este olhar sempre lá na família, base de tudo.
    Muito boa sua postagem como u serviço de sua arte/profissão.
    Valeu Norma.
    Uma boa e bela semana de paz e luz.
    Bjs

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Adorei este artigo e a Norma sabe quanto a admiro pelo seu magnífico trabalho em prol da ajuda na resolução de conflitos nos indivíduos, nas famílias.
    Logo quando nascemos o afecto é essencial para o nosso desenvolvimento psicológico e isso é determinante para a formação da própria identidade pela vida fora e o quanto é importante para a nossa integração na sociedade e criação da nosso própria família.
    Não querendo abusar da sua bondade gostaria que um dia abordasse o tema relacionado com a carência de afecto na infância por parte da mãe.
    Um grande beijinho e muito obrigada.
    Ailime

  • verena
    Responder

    Boa noite, Norma
    Excelente o seu texto, querida
    Uma vida familiar harmoniosa é fundamental.
    Você está certíssima quando afirma que as questões não resolvidas nas relações familiares serão obstáculos em outros relacionamentos.
    Isto atrapalha e bastante.

    Obrigada pela gentil visita.
    É sempre um prazer te ver por lá.
    Um carinhoso abraço de
    Verena e Bichinhos

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: