Angústia

“Um rapaz fez-me essa pergunta difícil de ser respondida. Pois depende do angustiado. Para alguns incautos, inclusive, é palavra que se orgulham de pronunciar como se com ela subissem de categoria – o que também é uma forma de angústia. Angústia pode ser não ter esperança na esperança. Ou conformar-se sem se resignar. Ou não se confessar nem a si próprio. Ou não ser o que realmente se é, e nunca se é. Angústia pode ser o desamparo de estar vivo. Pode ser também não ter coragem de ter angústia – e a fuga é outra angústia. Mas angústia faz parte: o que é vivo, por ser vivo, se contrai. Esse mesmo rapaz perguntou-me: você não acha que há um vazio sinistro em tudo? Há sim. Enquanto se espera que o coração entenda.”

Clarice Lispector

 

 

O bom humor consiste num olhar otimista e esperançoso. Somos impelidos a acreditar que precisamos estar em constante  estado de felicidade e, em alguns dias, o coração se sente apertado sinalizando o rever de pensamentos e atitudes, que podem estar nos paralisando.

 Estamos em constante busca e o  desconhecido assusta. Pode ser paradoxal, mas  a angústia assinala a possibilidade do enfrentamento da vida, como uma força interior.

 Kierkegaard, filósofo e teólogo dinamarquês (1844)  já afirmava que angústia, disposição afetiva,  impulsiona o sujeito nos seus próprios movimentos.

 Como tudo tem os dois lados, a angústia contém aspectos tanto destrutivos como construtivos, dependendo de como é utilizada.

 A vida é feita de escolhas e elas determinam nosso destino. Nem sempre se escolhe o que é melhor, mas o que é mais cômodo e nestes atalhos “que moram os perigos”. É fundamental entrar em contato consigo mesmo.

 No trabalho terapêutico,  direcionamos a atenção para os acontecimentos  da  vida que persistem e se fazem presentes através de uma dor, um incômodo e/ou  uma angústia que são considerados sinais de alerta  para  o repensar sobre o si mesmo.

Norma

 

Comments

  • ELIANA
    Responder

    ADORO SEUS POSTS SÃO BEM ESCLARECEDORES!

  • Nilce
    Responder

    Oi, Norma querida

    Obrigada por trazer teus conhecimentos até o nosso alcance.
    A angústia nos arrebata e temos que tomar cuidado para que ela não negative nossa vida. A alegria e autoestima devem ser sempre aliadas para nosso bem viver.

    Bjs no coração!

    Nilce

  • Luma
    Responder

    Norma, muito triste uma pessoa se entrega à angústia ou mesmo ter pensamentos que a alimente. A esperança deve de ser a última a morrer! 😀 Beijus,

  • Sandra
    Responder

    VENHO CARINHOSAMENTE ENTREGAR EM MÃOS O MEU CONVITE DE ANIVER PARA O DIA 22.09.2010
    LOCAL:CURIOSA.
    HORÁRIO:DURANTE TODO O DIA.

    É COM MUITO CARINHO QUE DEIXO O CONVITE A VOCÊ. ESTAR AQUI JUNTINHO DE VOCÊ É TER A CERTEZA QUE A VIDA NÓS DÁ DE PRESENTE, MAIS UM DIA..UM ANO MUITO ESPECIAL: O NOSSO ANIVR.
    CELEBRAR A VIDA É TUDO DE BOM.
    QUERO COMEMORAR CONTIGO ESTA DATA TÃO ESPECIAL.

    VOCÊ SERÁ O MEU MELHOR PRESENTE..
    VENHA SE DIVIRTIR COM A CURIOSA.
    SERÁ UMA LINDA FESTA..
    VAI TER BOLO, CHAMPANHE, DANÇA, SALGADINHOS..MUITA ALEGRIA.

    UM GRANDE ABRAÇO..
    DEUS TE ABENÇOE.
    CARINHOSAMENTE
    SANDRA

  • Sibele
    Responder

    Olá,Norma!As vezes eu sinto um misto de angústia e ansiedade, um medo de não conseguir vencer na vida, de não alcançar meus objetivos, talvez por estar numa fase de transição, saindo da faculdade e cheia de possibilidades então isso as vezes me angustia.
    Beijosss

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: