Tecendo fios

cl_26999

 

Família, profissão, lar, amizade, paz de espírito, amores e humores. “Caminhante, não há caminho. Faz-se caminho ao caminhar”. (Antonio Machado)

A simplicidade da vida está em se apreciar o privilégio de existir.  Por outro lado, a complexidade humana é o grande desafio  da vida. Quando aceitamos e respeitamos as diversidades criamos possibilidades para a constução dos vínculos de afeto. A magia da vida está no despertar para os detalhes deste imenso universo; é a percepção da teia da vida.

“Após séculos de cultura material, buscamos hoje ansiosamente uma espiritualidade simples e sólida, baseada na percepção do mistério do universo e do ser humano, na ética da responsabilidade, da solidariedade e da compaixão, fundada no cuidado, no valor intrínseco de cada coisa, no trabalho bem feito, na competência, na honestidade e na transparência das intenções“. Boff, 1999

Tecendo a Manhã

“Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.

De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.”

João Cabral de Melo Neto

Norma Emiliano

Referência

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

Norma Emiliano

 

 

Comments

  • Gracita
    Responder

    E neste complexo universo que é a vida precisamos estar sempre abertos à novas aprendizagens e ser doadores e receptores de afeto pois são os sentimentos que abrigamos no nosso íntimo que não dão sustentação para desenrolarmos os fios da teia da vida
    Uma semana iluminada
    Beijos

  • toninhobira
    Responder

    Interessante esta postagem em que as teias são criadas e solidificadas.Muito curioso o texto de João Cabral ilustrando esta construção de laços que eu não conhecia. O pensamento Leonardo Boff nos coloca nesta teia de renovação de comportamento, como uma evolução do simples, do que realmente preenche a vida humana, que busca o equilíbrio tão sonhado e desejado para atravessar esta longa jornada da vida no construir continuo e progressivo. Muito boa este tecendo/construindo Norma.

    Espero que esteja melhor e que a semana lhe seja leve e alegre.
    Abraços e bjs de paz amiga.

  • Calu
    Responder

    Valorizando as tessituras que realmente fortalecem a existência, o ser/viver, amplia-se a essência do autoconhecimento e da suprema importância da vida real, aquela que enobrece toda a Criação.
    Construir sempre caminhos ladrilhados nas virtudes do bem.

    Excelente partilha, Norma.
    Bjo,
    Calu

  • jeannegeyer
    Responder

    Norma, com esses autores pouco sobra para se comentar, nosso pensar ainda engatinha, mas que bom aprender com os grandes. que bom aprender contigo aqui, amiga. Nosso Boteco tá legal? saudades….
    muitos beijos

  • Élys
    Responder

    Na vida vamos caminhando fazendo, realmente, o caminho….Aos poucos vamos deixando a materialidade para traz e novos conhecimentros vão se integrando a o nosso ser nos fazendo ver a vida de uma forma muito diferente,
    Um abraço.
    Élys

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Um “post” muito interessante e importantíssimo que foca aspectos essenciais para o fortalecimento de laços na família, na sociedade, na compreensão do ser humano nas suas diferenças.
    Destaco «A simplicidade da vida está em se apreciar o privilégio de existir. Por outro lado, a complexidade humana é o grande desafio da vida. Quando aceitamos e respeitamos as diversidades criamos possibilidades para a construção dos vínculos de afeto. A magia da vida está no despertar para os detalhes deste imenso universo; é a percepção da teia da vida.».
    Acabei de assistir a um testemunho de vida incrível num dos canais de Tv portugueses que me remete para este texto.
    Obrigada por partilhar.
    Beijinhos,
    Ailime

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: