Sofrimento/arte

Frida_Kahlo_(self_portrait)

Em leituras sobre histórias de mulheres, muito me impressiona a trajetória de Frida Khalo,  que teve a maior parte de sua vida na cama. Cama que está exposta em museu, representando seu “refúgio, cavalete de tortura e altar sagrado.” Rosa Montero, 2008.

Mulher de grande força de vida, a pintora mexicana teve  aos seis anos  seu primeiro dano físico, através da poliomielite que lhe causou  uma lesão no pé direito que lhe gerou o apelido “Frida perna de pau”.  Aos 18 anos sofre um grave acidente que lhe deteriorou  o corpo. Contudo, com sua ânsia de vida  teve uma vida quase normal, apesar de todos seus sofrimentos. Casou, tornou-se pintora famosa, teve muitos amores. Foi”bonita e extravagante no vestir e no se adornar com jóias pré colombianas.  Por meio dos enfeites e da pintura  “construía-se a si mesmo” (Rosa Muraro, p.  134).

Em 1953 a Galeria de Arte Contemporânea em Paris organiza exposição em sua honra. Em 13 de julho de 1954, aos 47 anos faleceu de embolia pulmonar na casa construída pelo seu pai, onde nasceu. Assim, foi considerada uma mulher a frente do seu tempo, vivendo intensamente e sempre muito esperançosa, o que é constatado em seu último quadro, pintado dias depois da cirurgia, em que retratou melancias cortadas e escreveu “Viva la vida”. (Fonte)

Quatro anos após a sua morte, sua casa familiar conhecida como “Casa Azul” transforma-se no Museu Frida Kahlo. 2008

Referência

Montoro.R. Histórias de Mulheres. ed.Agir, 2008

Comments

  • AILIME
    Responder

    Boa noite Norma,
    Excelente artigo sobre Frida Khalo.
    A sua pintura reflecte muito do que foi a sua vida. Uma pintura singular.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

  • Majo Dutra
    Responder

    Percebo que não está bem informada, Norma.
    A vida de Frida Kkalo foi estranhíssima, tanto no aspeto do sofrimento e doenças, como em desgostos e vida sexual muito complicada…
    A pintura foi o seu bordão e lenitivo…
    Abraço.
    ~~~

  • Norma Emiliano
    Responder

    Olá Majo
    Tudo o que escrevi e deduzi foi baseado no que li em livro e vi em filme. Outras informações serão bem-vindas. Abraços.

  • Majo Dutra
    Responder

    É frequente tentarem apagar da vida de artista talentosos o seu lado sórdido e Frida teve-o…
    Talvez na tentativa de esquecer a dor…
    Tristíssimo!
    Irá surgir-lhe oportunidade de se informar melhor.
    Abraço.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Majo ok, obrigada por seus comentários. Abraços

  • misturebasblog
    Responder

    Norma, vim deixar um beijo e não sei o motivo, não suporto nem ver essa tal de Frida,rs…Nunca gostei! Não leio nada dela,rs… Quem explica? bjs,chica( sabes que sou completamente sincera)

  • taislc
    Responder

    Frida retratava a sua biografia nas obras. Durante toda a sua vida, o amor e a dor – física e emocional – estiveram em suas obras tanto na vida pessoal quanto na profissional. O acidente de ônibus que lhe causou lesões no útero e na coluna, 30 operações ao longo de sua vida, mais seus abortos, e as inúmeras traições de Diego Rivera, não poderiam estar ausentes das telas de Frida.

    Submeteu-se a várias cirurgias ficando muito tempo acamada. Durante a sua longa convalescênça começou a pintar, com uma caixa de tintas que pertenciam ao seu pai, e com um cavalete adaptado à cama.

    Bela sua postagem, pela vida e pela importância da artista.

    Beijo, querida Norma.
    Tais Luso

  • toninhobira
    Responder

    Uma mulher que passou por tudo na vida e buscou retratar cada parte dela com sua arte. É muito cultuada pelos ciganos, e sabe-se de usa irreverencia na vida. Frida soube ser diferente num mundo nada amigo.
    Boa postagem sobre um pouco da Frida,.
    Bjs.

  • In-Vertendo a Ordem
    Responder

    que lindo post, Norma! já li sobre a vida da Frida e realmente um personagem tão complexo não caberia em um post. achei super bacana a tua abordagem, acho que os grandes merecem ser recordados pelo seu melhor, ainda mais sendo espírita e acreditando na vida pós morte.
    beijos

    http://artemiseocervo.blogspot.com.br/

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: