Sofrimento

sofrimento

 

Através do outro nos reconhecemos, mas no mundo globalizado, a busca de normatização de comportamentos vem transformando a singularidade em anormalidade.

 

O sofrimento é um sentimento subjetivo  Trata-se de uma sensação, consciente ou inconsciente;  está associado a dor psicológica e que o corpo aponta através de sintomas. Muitos confundem o sofrimento  com o diagnóstico, que rotula, enquadra o indivíduo em categorias; que  determina a natureza de uma afecção ou uma doença.

Quando a dor abate a alma humana parece que nada mais existe a não ser a escuridão. A tristeza e desesperança corroem o ser. Em seus olhos não há brilho, em seus lábios não há sorriso. Seu coração bate sem a sua escuta, seu sangue corre nas veias, mas é como se a vida se fosse. Inerte, nada vê, nada escuta; nada tem sentido.

Acolher o sofrimento consiste em reconhecer as singularidades e as especificidade de cada situação. Contudo, no mundo atual, deparamo-nos com  complicadores,  tendo em vista que “a psicopatologização” da subjetividade humana (a doença, existente no diagnóstico médico)   está cada vez mais presente na área da saúde.

Contudo, as  experiências pessoais, boas ou más, são fontes de aprendizagem e permitem o autoconhecimento.  A dor emocional é inevitável.  A consciência do pensamento negativo e do diálogo interno,  a intimidade com a própria dor  facilitam a sua  aceitação  e que se acione a liberação da mesma.   Assim, experimentar conscientemente a dor  e focar nos recursos pessoais que permitam obter alivio do sofrimento possibilitam  a recuperação ou superação.

 Norma

Comments

  • Simone Teresinha F Pinho
    Responder

    Exatamente isso.

  • Toninho
    Responder

    O tema muito bom Norma, de como encarar as dores e os sofrimentos que fatalmente temos ao longo desta jornada.
    No final você sintetiza muito bem quando fala do autoconhecimento, aceitação e superação.São passos precisos para enfrentar e supera-las, sabemos quão difícil é este status de aprendizado, mas que é possível e preciso.
    Parabéns por mais partilha generosa de suas habilidades e estudos do comportamento humano.

    Meu abraço e bom fim de semana com paz e bom descanso.
    Bjs.

  • Edith Lobato
    Responder

    Tudo o que passamos na vida, nos acrescenta uma dose maturidade e faz aprender mais. Sofrer faz parte da natureza emotiva do ser humano, encontrar o equilíbrio para superar o sofrimento é o grande às que acrescenta algo novo nesse aprendizado do ser humano e nos torna mais fortes e mais serenos. Parabéns pelo texto.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: