Formas de amar – Denise

Encerrando a Série, temos a participação da amiga Denise, do blog Tecendo idéias, que nos traz com suas teceturas a forma como o amor chega ao seu SER.

Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.” (Clarice Lispector)

denis

O amor que sentem pela gente é visível [quase] sempre, mas ele também aparece em situações  inesperadas, na surpresa que nos colhe um gesto – que fica ainda melhor se vier acompanhado de um sorriso, um abraço ou uma flor.

Quando um esforço meu é reconhecido, sinto a presença do amor, do mesmo jeitinho que um afago quando triste ou no silêncio de um olhar que me acaricia, enquanto me diz coisas que só meu coração entende.

Me sinto amada nos dias em que tudo dá errado e meus lamentos são ouvidos com um meio sorriso cúmplice – de quem sabe que vai cessar o desatino e o sorriso vai voltar.

Vejo o amor refletido no rosto infantil e risonho diante do meu, ou na vozinha gostosa que mostra a confiança que sente, a alegria simples de estar, de aprender com a vovó. Esse amor ultrapassa qualquer fronteira, transborda nos olhos vivos da criança amada, e o sinto derramado nesse olhar e na boca pequena quando pronuncia meu nome.

Sinto o amor na mais simples manifestação de carinho,  num bilhete, um cartão, o telefonema “só pra saber se você tá bem”, um toque sutil,  uma delicadeza.

Me sinto amada quando posso contar com um amigo, quando um simples pedido é atendido, ou quando uma frase dita na hora certa, conserta o [meu] mundo.

Me sinto amada quando sou amável, me sinto amada quando doo amor. Quando um filho aceita uma limitação que eu tenha ou se me cobra uma iniciativa – porque sabe que eu posso!

Me sinto amada quando vejo nos olhos de minha mãe nuvens de alguma tristeza que lhe causei, mas, mesmo assim, não deserta. Me sinto amada quando sinto ao meu lado a presença constante que me ampara, ou quando sou envolvida num abraço apertado que parece não ter fim de tão bom!

Ao receber o perdão esperado sinto a extensão do amor, assim como quando encontro ouvidos atentos para meus pensamentos e tenho a sonhada acolhida aos meus sentimentos.

Me sinto amada quando me debruço sobre uma dor e um afago mudo mistura-nos num só sentimento.  E também quando os laços unem, não apertam,  não prendem, não acorrentam, mas aconchegam.

Sei que me amam quando me resgatam do naufrágio sem medir esforços, quando a crítica é para construir, quando é compartilhado o peso que me aflige – antes da devastação que me destruiria.

Sei que sou amada até quando não vejo, não ouço, não falo – os outros, nessa hora, são meus sentidos que sinto por instinto.

Sou amada quando não correspondo àquelas expectativas e, mesmo assim, não desistem de mim. Sou amada quando vejo o inverno na alma e sinto o calor de um verão aquecer-me o coração – o gelo derrete e me (re)faço outra vez!

Já aprendi nesta vida que pra sermos amados só é preciso que um coração bata – e eu amo quando esse tum-tum ecoa em mim.

E quando o amor se manifesta, já entendi, nada detém o fluxo da vida que nos leva. Por isso amar e ser amado é essencial.

Aprendi ainda, que o amor também se encontra onde nem sempre espero, e nesses momentos, sinto sobre mim a mão de Deus…

Denise Araujo

Amiga grata por sua participação,  trazendo nos,  através do seu sentir,  a amplitude de veredas do amar  e ser amada, bem como   as surpresas que a vida pode nos reservar.

Norma

Comments

  • Yasmine Lemos
    Responder

    “Quando a dor e o afago se misturam…” Denise isto é a essência da dádiva de ser amada e no mais , a mão divina abençoando. Pra quê mais?

    meu beijo
    Norma que boa essa série!
    bom dia

  • chica
    Responder

    Denise encerra com chave de ouro mais essa série por aqui.E fala das coisas simples que fazem sentir o amor: um bilhetinho, um alô pra saber como está, coisas assim. Aparentemente pequenas, mas tão legais.

    Linda!! beijos às duas, parabéns Norma!!!chica

  • Socorro Melo
    Responder

    Oi, Denise! Olá, Norma!

    O texto da Denise fechou com chave de ouro esta série: está belíssimo, muito bem construído, e rico em possibilidades de amar. O amor é vital, sem ele, não vivemos, apenas vegetamos. E como é bom fazer uma reflexão, minunciosa como essa que acabamos de ler, e nos certificarmos de que o amor está sempre do nosso lado, independente de enxergarmos ou não.

    Parabéns, Norma, por mais esta série que nos levou a pensar, e a aprender mais um pouquinho da vida, nessa gostosa interação.

    Paz e Bem!
    Socorro Melo

  • Rute
    Responder

    Oi Denise, Oi Norma,
    muito bem descrito o amor incondicional que é sempre mais evidente na relações filhos-pais mas que podemos encontrar em todas as relações que não julgam nossos defeitos ou fraquezas.
    Lindo texto.
    Beijinhos.
    Rute

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Oi Denise!
    Esta série foi realmente muito boa! A cada manhã despertávamos para estes pequenos e maravilhossos detalhes que dão sentido à vida, foi tudo de bom!
    Hoje Denise resumiu tudo, todos estes ingredientes que são essenciais para nos sentirmos amados e que mesmo parecendo insignificantes para alguns fazem a diferença no viver. Amei sua forma de nos dizer e alertar para tudo isso.
    Beijinhos nas duas e até a próxima série! Parabéns Norma!

  • Norma Emiliano
    Responder

    Querida Denise grata pela sua participação e por se dispor a compartilhar conosco sua forma de se sentir amada.
    Nesta série, composta pela subjetividade de cada participante, histórias amorosas foram contadas pela razão e pelo coração que percebe o invisível da vida e do mundo. Mistério e magia envolvem a aventura humana. Muitas palavras foram escritas e identificadas, outras estranhadas e outras ratificadas. Mas, entre palavras e sentimentos temos uma grande distância. No entanto, cada um dos envolvidos trouxe e recebeu acolhimento, identificação, trocas que proporcionaram a este espaço a possibilidade de contribuir com a reflexão sobre si e sobre o outro, no sentido de facilitar a abertura do canal amoroso existente dentro de cada ser humano.

    Segundo Machado de Assis, os fatos e os tempos ligam–se por fios invisíveis. Com este pensar, ao entrelaçarmos os fios deixamos aqui muitas trocas, aprendizados e o despertar para a complexidade deste sentir que nos proporciona grandes alegrias e dores, mas possibilita transformações.
    Assim, agradeço a todos que por aqui estiveram e convido-os para o fechamento amanhã, 23/03.
    bjs,
    Norma

  • Toninhobira
    Responder

    Lindo este amor que passeia pelas reflexões da Denise, amor simpatia, amor que pela sensação da existencia, já lhe faz feliz. Amor que doa e se permite amar,amor de verdade, amor de felicidade e completude.Enfim a Denise agrupou nao intencionalmente, todos os sentimentos que belamente bailaram por esta pagina em duas semanas. Denise nos apresenta um coração aberto às emoções,isto é lindo Norma.
    Parabens Denise por esta partilha de sentimentos em reflexões.Meu terno abraço e bjo.
    Norma parabens pela feliz ideia, gloriosa com todas as participações em soltar o amor, como este deve ser sempre.
    E vamos que vamos, como diria a Chica.
    Desde já uma belo fim de semana a voce e familia.
    E que possamos estar em nova troca de sentimentos.
    Carinhoso abraço da minha admiração.
    Bjo.

  • Claudio Poeta
    Responder

    Lindo trabalho! – Parabéns! – Abração

  • Ivana
    Responder

    Denise
    Parabéns pelo texto, muito bonita as Formas de Amar que você descreveu e onde as encontrou. Um abraço!

  • Denise
    Responder

    Norma, agradeço novamente, e sinto que tua proposta trouxe o ganho que esperava, e uma das riquezas desta interação fica por conta da partilha que acontece entre nós, ampliando um universo de emoções e aprendizado.

    Obrigada Yasmine, Chica, Socorro, Rute, Valéria, Toninho, Cláudio e Ivana.
    Muito obrigada, Norma!
    Um beijo para todos!

  • Nina
    Responder

    que bonito Denise, vc falou tao poeticamente.
    Entendi certo? vc já é vó??
    Que lindo!

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, queridas
    Eu também sinto a mão de Deus sobre mim e pelo amor da minha vida…
    Nas alegrias e nas tristezas… na vida e nas mortes diárias…
    Bjm de paz às duas

  • Denise
    Responder

    Nina, sou avó sim, de um menininho lindo de 2 anos, esperto, falante, e que tem muitas habilidades, mas a maior delas é derreter meu coração e pôr um sorriso no meu rosto….rsrsrs

    Eu sou uma romântica incurável, sabe, por isso ficou poético….rs…e falar de amor não tem jeito…é assim mesmo…rsrsrs

    Beijos pra vc, Norma e pra minha querida Rosélia, que nas suas palavras resume TUDO: na vida e nas mortes diárias, a mão de Deus está sobre nós…

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: