Formas amar- Nina

Como reconheçer o amor?  É o questionamento da querida amiga Nina, do blog entremaefilha que ao mesmo tempo  traz para si mesma as  respostas no seu sentir. No entanto, cada um dá o amor da sua própria forma,  como vivenciou em suas relações primárias, daí ocorrerem, às vezes, as mágoas por não se sentir amado.

“Podemos expressar nosso amor  de muitas formas, e doar muito a nosso parceiro: porém, se não estivermos doando aquilo que ele precisa para sentir-se amado, nosso presente pode não significar absolutamente nada.”

Jordan& Margaret

 

 

 

 

Confesso que achei bem difícil o tema. Pensei  muito e nada me veio à cabeca.
Como assim: como me sinto amada? Eu sei quando NAO me sinto amada, mas quando sou? E agora?
Quase me arrependo de ter aceito o convite da Norma.
Mas daí pensei algo. Exatamente por esse motivo, vou colocar em palavras a dificuldade nesse pensar, afinal Norma é terapeuta e dá sempre uns toques legais aos que escrevem.
Entao vamos lá.

 

 

Eu me sinto amada quando sou amada.
Ora bolas. Simples assim.

Simples??
Nada simples.

 

Acho difícil ver que meu marido me ama, quando ele me responde de forma ríspida, por exemplo. Ou quando ele nao enxerga que as criancas, que não são filhas dele, podem errar também. Nessas horas esqueco todas as flores que ele me dá tão constantemente, todo o carinho  e atencão que ele me presenteia, todo o respeito com que ele me trata, o ouvido que ele me empresta sempre que necessário, o cuidado e atencao que dá às criancas…

Acho difícil me sentir amada pelo meu filho, quando ele acorda atrasado pra escola, quando ele nao faz o que quero, quando ele fala grosso e mostra falta de respeito. Como esse filhinho duma mae, ousa responder assim?? Onde foi que ele meteu a educacao que eu tao sacrificadamente, dei a ele?? Nessa hora esqueço os abraços longos que ele me dá ao chegar da escola, as sempre e constantes frases de mae eu te amo  naqueles momentos em que ele parece esquecer a necessidade de ser um adolescente chatinho. Aí lembro que ele é na verdade ainda, o mesmo menininho emotivo de quando tinha 3 anos. Hoje, nos seus 15, eu esqueço que essa fase é complicada pra ele. Só quero receber aquilo que me é de direito.
Egoísta mamãe!

Acho difícil ver amor nas minhas amigas, que só me procuram quando precisam de um ouvido, mesmo que eu tenha sempre estado à sua disposicao com ouvidos e coracao atentos aos seus problemas e elas dizerem aos quatro cantos o quanto gostam de mim; acho difícil me sentir amada quando vejo minha mãe dizer: olha a minha filhinha mais feia me deu os netos mais bonitos. Como assim? Ela ainda teima em pensar que sou feia?? Eu mudei mãe. E esqueco que você nao mudou muito. Nessa hora esqueço que ela sempre diz um alô minha filha, Deus te abençoe  com todo o amor que ela pode ter em seu coracao quando eu ligo, uma vez por mês, e entre nós havendo um oceano. Filha ingrata. Além de feia!

Acho difícil Norma, me sentir amada quando nao  sinto. Preciso de palavras, preciso de ações, preciso de provas constantemente.

Sei que isso nao é bom, sei que o amor está ao redor, mesmo quando ele nao se faz apresentável. E acredite em mim quando digo isso, eu sei disso. Sou completamente rodeada de amor e sou amor. Puro!
Mas selvagem demais, talvez. Sem paciência demais. Incoerente às vezes e autoritária frequentemente.

Porque sou assim? Diz aí, minha querida terapeuta blogueira.

Nina Sena

Querida amiga agradeço a forma sincera e arrojada  que apresenta sua forma peculiar de se amar  e sentir-se amada. O ser humano  caminha em busca de respostas e esse tesouro está  bem dentro de si mesmo.

bjs

Norma

Comments

  • Nina
    Responder

    Eba, chegou minha vez. Acredito ter sido a mais confusa, ne nao Norma? Essa sou eu 🙂

    Obrigada pelo espaco. Gostei de pensar sobre isso, me trouxe um esclarecimento enorme, vc nem imagina como!!!
    Essas duas semanas (?) que passamos vindo aqui contigo, escrevendo e lendo tantas manifestacoes amorosas, me abriu o coracao e a mente pra mt coisa que antes passava despercebida.
    Adorei tudo o que o pessoal escreveu.
    Um beijao e ótimo fim de semana pra todos

  • chica
    Responder

    Nina, gostei de ter ver e ler aqui… Confusão? Nem faz mal!

    Importa é que conseguiste colocar as coisas certas ,de como te sentes.
    E cada um é de um jeito mesmo. Nunca haverá a igualdade nessas questõe são íntimas omo o amor.

    Quanto a te sentir autoritária , chateada com o modo de ser tratada , isso é a vida e nela nem sempre podemos estar ou as pessoas que nos rodeiam estão com casa de sol , sorrindo sempre.
    Ainda há pouco escrevi isso num comentário.

    O que importa é saber que o SOL está lá e que ele existe … E o amor te rodeia e está em ti!!

    beijos às duas,chica

  • Márcia
    Responder

    Oi Norma, oi Nina!
    A pergunta “Como reconhecer o amor” é tão delicada… E acho que a Nina respondeu de uma forma lúcida, pessoal e muito particular.
    Concordo que a gente se sente amada quando recebe amor. Mas a grande questão é saber reconhecer que as pessoas dão e expressam seu amor de formas muito diferentes. Porque a gente só dá o que tem…
    Bj
    Márcia

  • Denise
    Responder

    Arrojada, limpa, pura e transparente!
    Esta declaração da Nina mostra a necessidade que temos em sermos aceitos, reconhecidos, amados – e o quanto pode fazer falta nos momentos de “desamor” esta certeza, este porto seguro….que existe, está ali o tempo todo, bem dentro da gente, essência de amor que somos!
    Adorei e me vi nas tuas palavras, Nina, quando, incrédula, ouço as grosserias, os desrrespeitosos comportamentos, os momentos em que sinto momentaneamente retirado o amor dessas relações…esquecendo que faço o mesmo quando estou irritada, sou contrariada, amanheço do avesso, sei lá…teu maravilhoso compartilhar me fez trazer à luz as mesmas imperfeições que me incomodam…acho que somos todos normais, viu…rsrs

    Um beijo Nina, e algum lugar de mim vc despertou ternura, acolhimento. alegria neste dividir!

  • Valéria
    Responder

    Oi Norma!
    Oi Nina!
    Bom, quero te dizer Nina, que todos os demais amigos que tão lindamente escreveram sobre sentir-se amado, inclusive eu que ainda terei aqui meu depoimento, também vivenciam esta dualidade de sentimentos, pois a vida é assim, as pessoas que convivem conosco também tem suas neuras e a resposta para nós pode muitas vezes não ser a melhor. Acho que cada um com suas histórias de vida respondem a ela de uma forma diferente, então te dizer que dê mais atenção a estes pequenos detalhes que nos cercam e que podem abrir nosso coração para a vida pode não adiantar, até mesmo porque você deu mostras de que tem consciência disso. Você deu um depoimento verdadeiro, lindo, de uma pessoa que tem muito amor para dar e talvez por isso sinta uma necessidade maior de sentir-se amada. Olhe ao seu redor com o coração aberto, você racionalmente nos deu muitos indícios de que é muito amada.
    Bem, foi o que senti, desculpe se extrapolei, se exagerei.
    Beijinhos para as duas e um excelente fds!

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Que texto sincero! PERFEITO ,me emocionou muito Nina. Você disse a mais pura verdade.Quem de nós não sente ou sentiu isso tudo e fica aglomerando bombas submersas no peito que nos jogam e que vão minando o amor? PARABÉNS.Eu adorei ,adorei .
    receba meu beijo
    Norma meu beijo também,vim correndo aqui pra ler a Nina.
    um fds de paz para todos

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, meninas queridas
    Será que o amor é incoerente por si só???
    Talvez!!!
    Mas vc ama, Nina, e isso é o que importa…
    Mesmo sem paciência e agindo como uma tigresa, muitas vezes… o amor não deixa ser insípida a alma e torna doce o coração… maleável… flexível… nos admoesta o tempo todo… a sermos bem melhores… dá uma chamada de atenção para um bom comportamento do nosso viver…
    Bjm de paz às duas

  • Nina
    Responder

    Vixi que eu to é chorando, ahahahahaa

    Gente, que coisa bonita! Obrigada.
    Vcs acertaram em cheiro em vááááários pontos.
    Acho que isso vem mt da minha infancia, qd nao me sentia amada por ninguem, so pela minha avó 🙁

    Adorei tudo o que escreveram. Ja tem gente que vai morar no meu coracao aqui nesses comments, Norminha 🙂
    Logo quero conhecer, agora to aperreada aqui em casa e com lagrimas nos olhos e nao é de cortar cebola 🙂

    Bjs meninas.

  • Bel Rech
    Responder

    Nina…a gente ama de qualquer forma, mesmo quando passamos por isso.Não somos “PURO” amor, pois entre o amor existe um gama de sentimentos que nos rodeiam.Quando estamos tristes por algo, pensamos porque estou triste…se tenho tanto amor a minha volta?Se nos estressamos com o marido, os filhos, neste momento algo mais forte aparece,mas não quer dizer que deixamos de amar.Não pense que eu não guardo algumas coisas das quais falou, sim, mas tento não colocar na balança, pois elas pesam e o coração dói.Vejo o lado bom e bonito que é sentir-se amada…
    Paz e bem
    Norma beijo!!!!

  • Socorro Melo
    Responder

    Nina, Norma, boa tarde!

    Amei esse jeito ousado e corajoso de falar sobre o assunto. Na verdade amiga, também sou assim, selvagem(por demais) e exigente. E penso que cobramos demais, por isso sentimos essa dificuldade. Mas, também amamos, e somos amadas, e isso é o que importa. E ainda bem que você não desistiu, pois, sua participação está excelente.

    Beijos
    Socorro Melo

  • Toninhobira
    Responder

    Bem interessante esta maneira clara colocada pela Nina, falar de peito aberto sobre o que lhe faz sentir e não sentir amada. Engraçado que em todas as postagens postas ninguem colocou em cheque estas situações tão incisivas na vida. Fica parecendo até que todos nós ocultamos este lado da vida. Não há o que se preoucupar a Nina,pois estas respostas todos buscamos, mas a força da fé no velho chavão de que tudo via dar certo,vamos vivendo este amor,sem muitos questionamentos.Muito bem Nina voce abriu o coração e extirpou estas coisitas, que as vezes se agigantam em nossas vidas.
    Parabens pela participação.
    Meu abraço.
    Norma otima sua intervenção pós texto e ilutrações iniciais.
    Parabens amiga Norma, sua pagina esta cada vez mais rica.
    Carinhoso abraço de bom fim de semana com paz e alegria na familia.
    Beijo.

  • Beth Q.
    Responder

    Nina, eu te amo, serve?! Se morássemos perto uma da outra, com certeza, seríamos ótimas amigas e eu te protegeria sempre, pois uma vez conhecendo-a pessoalmente, posso dizer a você e a todos que és um docinho, menina amorosa, mãe amorosa e olhar de esposa amorosa.
    Como assim feia:? Você parece mais um bibelô. Acho que tua mãe tem um gosto meio estranho para beleza. hehe
    Seus questionamentos são parecidos com os meus, meios confusos porque a gente é rígida, educa, cobra e cobre de carinhos os filhos, por isso eles às vezes são assim, folgados, com a gente. O meu é a mesma coisa, mas eu sei que ele me ama e não consegue ficar sem falar comigo por muito tempo e ainda por cima preza muita a minha opinião sobre as coisas.
    Você é uma das escritoras dessa blogosfera que eu mais admiro e por isso quando recebi o convite da Norma vim correndo fazer meu comentário.
    Excelente participação!
    um super abraço, carioca

    Ahhhhhh, a Cici vai ficar com a minha ajudante lá da serra, numa boa.

  • Beth Q.
    Responder

    Ahhh, e essa música! My God estou aqui em bicas, como ela lembra um tempo na minha infância. Piaf, adoro!
    bjs

  • Norma Emiliano
    Responder

    Amigas (os) fecho a semana gratificada, agradecendo, hoje, a Nina que, com sua forma expor seus sentimentos e inquietações, mobilizou o envolvimento intenso daqueles que por aqui passaram. Muita emoção, troca e aprendizados colhemos neste dia.Meus agradecimentos também a todos vocês que aqui comentaram. Farei uma pausa de final de semana e retornaremos na segunda, dia 19, com a participação da Valéria.
    Bom final de semana a todos.
    bjs. Norma

  • Maria Emilia Xavier
    Responder

    Perdão…atrasada, outra vez… Ah Nina se “aperreie” não, você nesse texto magnífico descreveu a vida exatamente como ela é, sem as cores que nós, que lidamos com palavras, usamos para derramar sonhos que muita vez estão só em nossa cabeça. Atire a primeira pedra quem nunca assim se sentiu ou mesmo quem nunca ficou perplexa diante de algumas atitudes/palavras que nos ferem e magoam e a gente engole porque nos sabemos amadas, mas , principalmente, porque AMAMOS.
    Nina fecho de ouro na semana, parabéns! Norma estamos caminhando e tecendo nosso “TRATADO SOBRE O AMOR”… Parabéns, todos estão belos demais.

  • Olivia Claudia
    Responder

    Nina, você é uma pessoa lindaaaaaaaaaaaa, de dentro pra fora e de fora pra dentro ;))
    Estamos todos aprendendo a amar, perdoar, deixar passar e seguir em frente.
    Uma coisa que tenho tentado, com a Graça de Deus, é perceber que ninguém pode tirar a minha paz, o meu centro. Estou aprendendo a me amar. Coisa difícil demais porque esperamos sempre o amor vindo de fora 😉
    O amor cultivado dentro, abrindo espaços pra ele crescer em nós, deixando morrer as mágoas, os traumas, as dores que nos fizeram passar. Observo no agora e tomo logo as rédeas quando alguém (e até eu mesma) tenta me botar pra baixo de qualquer forma. Tem uma música do Padre Jonas que diz:
    Há amor em mim, Há amor em ti,
    Há amor em nós Eu digo que sim

    Mesmo se não te amaram
    Se com amor não te olharam
    O Pai sempre te amou e ama
    Deus com amor sempre te olhou

    bjs no seu coração amoroso e humano 😉
    Olivia que passou a ser muito mais amada e respeitada quando deixou de olhar se vinha amor de fora e começou a dar-se amor de dentro ;)))

  • Nina
    Responder

    Lindonas todas! Amei!!!!!!!!!

  • Georgia Aegerter
    Responder

    Hey Nina, me identifiquei muito com o teu post.

    Olha, qto a rigidez do marido nao é porque as filhas nao sao dele… meu marido é do mesmo jeito e eu nao tenho filhos que nao seja dele. É mania de alemao impor tudo, mas tudo mesmo como vc sabe. Só Jesus para transformar essa dureza, viu.

    Os filhos só vao nos valorizar e isso, nós duas sabemos bem, somente qdo eles forem pais, faz parte da vida…mas dói né?

    Acredito que tua vida é a forma de Amor que vc tem, imagina ai tua vida sem isso tudo? Seria chatérrima, rs.

    Achei tudo normal, amiga…todoas nós que somos cabecas, nao aceitamos qqr coisa na nossa vida.

    Te desejo uma semana abencoada

    Bjao

  • Juliana
    Responder

    Ah Nina…

    Vc é tao simples no sentir que acho que a gente é quem complica tudo! Parece tao natural por em palavras algo tao profundo como “Quando me sinto amada” que as palavras saltam da tua alma direto pras teclas e nossa visao.
    Mesmo que vc nao se sinta amada as vezes ( e todos nós passamos por isso SEMPRE) é notório o tanto que és amada!
    E como nao amar alguém assim? Conheço há tao pouco tempo e já sinto que amo ( pelo menos os textos tenho certeza que amo rsrs)

    Abraços

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: