Série Como me reconheço – 5

Na sequência, o amigo Toninho, do blog Mineirinho, que nos traça seu percurso de buscas,  aventuras e superação de desafios.si-mesmo (1)

Eu me reconheço, como um ser em constante mutações, impulsionado pela contínua busca de realizações e aberturas de novos horizontes. Em cada fase da vida me reconheço,como o menino irrequieto no aprendizado constante de novas experiências, sem me ver na completude, ou na perfeita estabilidade emocional. Sendo mutante assediam-me novas busca e aventuras jamais na inercia comodista.

Por algum tempo me fiz crer, que me realizava somente pelo outro,uma espécie de incompletude se o outro não pudesse estar feliz, eu não poderia me sentir, estava sempre como uma metade. O semelhante não sendo feliz, me impedia de sê-lo. Era ou ainda o é, uma forma de me reconhecer inserido na sociedade, com missão de promoção do bem comum, ainda que possa parecer utópico, mas é real em mim.

É certo, que vivo de minhas escolhas, alegrias e tristezas, mas sempre me reconheço entre a festa e a solidão. Alimento a minha autoestima, fundamental no processo de recuperação diante as quedas, que me fortalece na libertação dos medos, no incentivo do meu ego acima de todas as mazelas, que me assediar pela vida sem chances ao superego.

Eu me reconheço quando próximo do ponto de equilíbrio, cada vez mais afinado no sentido em sintonia com o fiel da balança da justiça, que não creio seja cega como simbolizada, mas direta e reta, nem tão pouco me vejo e ou reconheço como escudeiro da justiça de Talião. Preocupa-me o consciente coletivo freio do crescente individualismo, que se ampara nos falsos métodos do levar vantagens no seio desta sociedade pela usura.

Bem sei, quanto é árdua a busca do equilíbrio, se no outro prato há um volume de coisas atrativas em forte brilho do ouro de tolo, que mais parece um processo conspiratório sobre a decência e razão. Assim a sabedoria é fonte do equilíbrio, onde espelho-me continuamente. Assim me vejo, assim me reconheço demasiadamente humano, habilitado para convivência amigável e responsável com a natureza. Quero crer que assim procedendo eu possa me reconhecer como um semelhante de Deus.Quem sabe?

Toninho –  Antônio Tomaz dos Reis

46731318_2467213886839320_2708960303279785813_n

 Grata querido amigo por se colocar diante do espelho que reflete a grande proeza do ser humano vivente em  busca de constante evolução.

“O meu corpo é um jardim, a minha vontade o seu jardineiro.” William Shakespeare

Norma Emiliano

Grata por sua visita e comentários.

Comments

  • chica
    Responder

    Toninho, te traduziste pra nós aqui muito bem! Sempre, a cada e-mail, a cada poesia, a cada texto tu nos mostras, por vezes numa só palavra, o quanto de bom em ti há e a eterna busca pelo equilíbrio e do trilhar certo.

    Adorei te ler aqui e é mesmo assim que te vejo, desde muiiiiiiiitos anos, desde o recanto das letras…

    Foi mais uma leitura legal aqui nessa série da querida Norma> Valeu! abração aos dois,chica

  • Celina Pereira
    Responder

    Prezado Toninho – Antônio Tomaz dos Reis,
    é com alegria que leio seu retrato traçado neste artigo, mostrando sua forma de sentir-se e de sentir o mundo.
    Confirma a visão que mostra na sua escrita – a gentileza e atenção com o outro, o apreço à justiça e o cuidado com a natureza.
    Parabéns pela participação. Parabéns mais uma vez à Norma Emiliano, organizadora da série.

  • Anete
    Responder

    Amigo Toninho, sua participação está ótima. Você, realmente, demonstra ser um batalhador e guerreiro vida afora… Sempre construindo e contribuindo para felicidade de muitos… Você é um semeador de esperança, paz e humor/alegria…
    O meu abraço deixo aqui, com admiração aos dois, Norma e Toninho…

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Bom dia, queridos amigos Norma e Toninho!
    O ‘menino’ da imagem já bastaria para descreve-lo por si só… você é assim, esse menino introspectivo e bom. Leal e justo para com todos seus amigos e, para comigo, desde o início há quase uma década no próximo ano onde inicou seu blog primeiro .
    Sua participação está um enlevo de traços emocionais, psicológicos e justiceiros em relação a si, aos demais e a Deus.
    Amigos como você valem ouro e, nesta série, há um entrelaçamento deles em abundância. Tanta diferença entre todos e tanta cumplicidade também. Que lindo!
    Nossa Senhora do Equilíbrio interceda por António Tomaz Reis (nosso estimado amigo Toninho) hoje e sempre com maternal Proteção fiel!
    Chamei-o pelo nome do Batismo acima pois é assim que ponho no Santuário Nacional os nomes dos meus amigos para pedir intercessão.
    Também sou bem assim: ‘entre festa e solidão’. Nada como uma Solidão Povoada para nos dar leveza na vida e alegria, a do tipo que semore nos sugere com sua maneira de ser e de nos tratar, amigo.
    Só quem alimenta sua autoestima pode alimentar a dos amigos, que é sua marca para com TODOS, uma verdadeira bênção de Deus é ter você no mundo virtual. Entrega-se a nos como se fosse um contato real. Lindo!
    Tenham ambos um abençoado e feliz Domingo com paz no

    Norma, a cada dia uma emoção ímpar com sua iniciativa mais do que inspirada, querida.

    Beijo no dos dois amigos mais do que queridos.

  • Valéria Varella
    Responder

    Bom dia a todos!
    Toninho, quanto tempo!
    Seus textos sempre retratam essa pessoa altruísta como você se reconheceu nessas linhas, uma pessoa atenta ao outro e a natureza num contexto de completude e harmonia.Abração!

  • Ailime
    Responder

    Boa noite Norma,
    Aprendi ao longo dos últimos anos a admirar e a respeitar este ser humano tão generoso e educado como é o nosso Amigo Toninho,
    Gostei de saber mais sobre a sua forma de ser e estar duma maneira tão especial como partilhou suas emoções, como só os grandes o sabem fazer.
    Admiro ainda nele o amor que tem pela natureza e a forma como alerta e a defende. Comungo destes ideais.
    Obrigada, Toninho, por ser a pessoa tão linda que é!
    Beijinhos para ambos e os meus votos de uma semana cheia de paz.
    Ailime

  • Maria Claudete F.H.Batista
    Responder

    Que alegria! Que prazer! esse é o Toninho que aprendi literalmente a ter muito, muito carinho, autêntico, verdadeiro nas suas manifestações , no giro de blogs por onde passa! Como escreveu a querida Rosélia: a imagem ilustrada no texto fala por si só desse menino puro no coração e nas intenções, parabéns Toninho. Obrigada Norma!

  • Lourdes Duarte
    Responder

    Olá querido amigo Toninho! Você é uma criatura incrível, um ser humano que reconhece suas falhas, suas fraquezas e se supera a todo instante, mesmo com as adversidades da vida.
    Muito bom conhecer um pouco mais sobre este grande poeta. Parabéns pelo escrito perfeito. Seja sempre iluminado e feliz. Abraços

  • toninhobira
    Responder

    Que legal você aparecer Valeria, muito tempo mesmo. Mas quem é vivo sempre aparece,
    Muito obrigado amiga. Pena que não consegui linkar pelo nome.
    Meu abraço.

  • Norma Emiliano
    Responder

    Com o coração aquecido pela expressiva participação do nosso amado Toninho, amigo sempre presente e gentil e pelas visitas e comentários tão fiéis ao que nos foi compartilhado, só tenho a agradecer a ele e a todas vocês que vêm reafirmando a minha expectativa de querer contribuir nesta conexão tão significativa em nosso viver que é olhar para o si mesmo.

  • Majo Dutra
    Responder

    Querido Amigo.
    Gostei de o ler, porém, nada foi novidade para mim, pois não há melhor espelho dos nossos valores do que os blogues que contêm as postagens que vamos publicando.
    Devo-lhe muito em termos de Amizade, Encorajamento e Incentivo.
    A minha eterna gratidão pela sua terna generosidade.
    Abraço grande e beijo carinhoso.
    ~~~

  • Sandra Mayworm
    Responder

    Boa noite, Antônio Tomás dos Reis!
    Você é uma pessoa real. Foi bom saber mais sobre você por você mesmo, Toninho!
    Uma ótima semana. Um beijo!

  • toninhobira
    Responder

    Bom fim de noite Norma!
    Mais uma vez muito obrigado pela ideia de nos trazer para falar um pouco ou muito de nós e assim permitir um maior conhecimento entre nós. É gratificante vir e ler tantas belas declarações de amigos , sentir o respeito, o carinho com que nos definem. Amei o pensamento postado apos minhas palavras, que sintetizam bem, o que busquei/tentei colocar sobre este me reconhecer. Muito grato à todos, que vieram e que virão para externar suas opiniões, pois todas elas traduzem um pouco de nós e nos provocam a buscar o melhor de nós.
    Enfim emociona-me sentir este carinho especial destas pessoas por quem tenho grande respeito e carinho e busco as alimentar com o melhor de mim.
    Parabéns pela série e sempre estarei com você nestes projetos e incentivando participação.
    E vamos seguir as novas postagens.
    Beijo amiga sempre grato.
    Feliz semana para todos nós com coisas belas e boas.
    Meu carinhoso abraço à todas que aqui me deixaram umas palavras de carinho e incentivo a seguir na trilha certa.

  • MARCIA MARIA LUCONI
    Responder

    Boa noite Norma !Às vezes me perco nos caminhos do mundo virtual. Mas hoje fui visitar os amigos e lá nesse ser humano incrível encontrei teu link e também vi que o Toninho iria postar. Aproveitei pra acertar o caminho e também prestigiar o amigo. Conheço o Toninho há anos, é um ser humano incrível, com uma alma linda, humilde e fraterna. Jamais esquecerei quando me deu tanto apoio na doença e passagem de meu Luiz, já fazem quase sete anos, ele é muito especial, e este seu relato é exatamente como eu imaginava, através de seus poemas, textos, sua alma está desvendada e ela reluz. Obrigada querida por me proporcionar estes momentos, Obrigada Toninho pela tua amizade. Abraços

  • verena
    Responder

    Queridos Toninho e Norma
    Você é um grande amigo que admiro cada vez mais.
    Sou imensamente grata pela sua amizade.
    Deixo aqui o meu carinhoso abraço para ambos.
    Verena.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: