Série Como me reconheço – 2

si-mesmo (1)

 

“Sou a menina de tranças que amava brincar com os irmãos, formando buquês de flores de limoeiro no quintal em Porto Alegre ou organizando a casinha de bonecas na prateleira inferior da mesa de passar roupas,  a mesma menina que começou a frequentar a escola em que a mãe lecionava e atravessava cedo de bonde a cidade para iniciar seus estudos no Grupo Escolar Souza Lobo, na parte norte da cidade.

Sou a menina que gostava de passear no parque da Redenção com a família, mais tarde a jovem que passeava no mesmo parque com o namorado e depois a mãe e avó que leva os filhos e netos para conhecer parques e busca apreciar com o marido os parques e paisagens de cidades diversas. Sou a jovem esposa que conheceu a vida rural visitando os avós do marido no interior do Rio Grande do Sul. Sou a mulher que gostava dos fins de semana no sítio com os filhos e da vida na chácara mais tarde com a família. Sou a idosa que gosta de apreciar o nascer do sol na janela do apartamento e os passeios entre as árvores do bairro.

Sou a estudante que amava estudar e anotava tudo, como as colegas observavam de forma humorística no mural, que se envolveu com interesse nas leituras do curso de Letras e também vivenciou com prazer a música erudita do curso de Piano. Sou a professora que resolveu lecionar mais tarde Língua Portuguesa e Música, depois de desenvolver outra atividade. Sou a professora e a avó que se alegra quando o aluno ou o netinho também se dedica ao estudo e se revela um bom redator ou um bom instrumentista. Sou a idosa que ainda gosta de aprender e que desenvolve a escrita e os relacionamentos na internet.

Sou a escritora de um diário num álbum de papel, que transferiu os registros atuais para os blogs, com a vantagem de obter agora os comentários dos amigos.

Sou a menina que aprendeu piano com a mãe, assim como estudava com ela as lições da Bíblia. Também sou a jovem que gostava de expressar na música instrumental seu louvor na igreja, depois a irmã pianista que também toca violino no instrumental sacro, muitas vezes alegrando-se por estar ao lado de antigos alunos, do esposo e do netinho.

Sou a adolescente que participava de concursos bíblicos, a jovem que apreciava sermões significativos, a idosa que reflete em leituras religiosas junto com o marido todas as manhãs.

Sou a pessoa que olha o passado, atua no presente e pensa no futuro de formas diversas porém familiares. Sou a mulher que  continua atualizando suas experiências antigas enquanto percorre todas as idades”.

Celina

Casal4

 

Grata querida Celina, no seu percurso as marcas de vida da vida que lhe acompanham e lhe expandem. Ontem e hoje presentes no seu contar,  e assim vamos, pois envelhecemos conforme vivemos.

Uma vida é  uma construção de todas as experiências na família, na sociedade e no trabalho.

Norma Emiliano

Grata por sua visita e comentários. 

 

Comments

  • chica
    Responder

    Celina, que coisa linda o modo como descreves a trajetória e o olhar pelo retrovisor de tua vida, sabendo com o que vê, atuar no presente e esperar mais ainda um futuro1 Lindo de ver e ler! parabéns e beijos às duas! chica

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Bom dia, queridas amigas Chica e Celina!
    Que riqueza!
    “Sou a escritora de um diário num álbum de papel, que transferiu os registros atuais para os blogs, com a vantagem de obter agora os comentários dos amigos.”
    Identifiquei-me muito com o parágrafo recortado aqui.
    Muito de mim no que li…
    Amigos são energia sublime de cada dia.
    Vejo sua docilidade nos escritos e, hoje, pude ter mais certeza ainda de que é uma amiga doce e sincera.
    Sinto tanta leveza no seu postar que me encanta.
    Prossiga reluzindo sua menina interior, com carinho, pois ela sustenta seu modo de ser.
    Felicidades e bênçãos para vocês!
    Amo ver fotos do casal feliz. Que Deus os abençoe!
    Parabéns, Norma, por tão nobre iniciativa!
    Merece louvor e admiração, querida.
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem às duas

  • Celina Pereira
    Responder

    Obrigada, Norma, pela publicação e estou apreciando os comentários dos amigos!
    Beijos a todos!

  • verena
    Responder

    Parabéns por mais esta interessante iniciativa, Norma.
    Amei ler a “história”da Celina.
    Um abraço carinhoso para ambas
    Verena.

  • debbyacacio
    Responder

    Lindo texto.
    E Chica querida, esse “olhar pelo retrovisor ” … fisga né ? kkk

    Amando essa série
    Bjs
    Debby

  • toninhobira
    Responder

    Boa tarde Norma e Celina.
    Gosto da Celina que sigo por um bom tempo vindo das interações com a Chica e estou sempre pelo blog dela, onde vejo a alegria de viajar, de estar com os familiares e de sempre enaltecer a união e demonstra sempre ser uma dedicação do ensino. Aqui uma bela historia de sua vida numa maneira clara que demonstra o lado simples da vida, que ela valoriza e prioriza. Muito bom conhecer mais a Celina por meio desta proposta Norma.
    Parabéns Norma e obrigado Celina por nos permitir lhe conhecer mais.
    Meu carinhoso abraço para as duas.

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma ,
    Tão bela a participação de Celina, uma amiga que muito aprecio.
    Tem pautado a sua vida seguindo os alicerces da infância e adolescência continuando a enfrentar o futuro com a mesma dedicação.
    Gostei muito.
    Um beijinho para ambas.
    Ailime

  • Norma Emiliano
    Responder

    Grata a todos que aqui estiveram prestigiando a amiga Celina e deixando-nos com seus comentários atenção e carinho.

    O outro nos espelha a nossa alma.

  • Anete
    Responder

    Um texto maravilhoso e sincero da amiga Celina, que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ela é a simplicidade em pessoa, também culta e cheia do amor de Deus!…
    Beleza de postagem…
    Parabéns, Norma, pela série oferecida, linda iniciativa…
    Bjs

  • Celina Pereira
    Responder

    Amei todos os comentários. Obrigada a todos. Continuo acompanhando a série, Norma!
    Bjs

  • Maria Claudete F.H.Batista
    Responder

    Muito linda essa sua interação entre sua história e o agora.Parabens!

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: