São Thomé das letras

Toda viagem inclui duas partes. Primeiro, a escolha do lugar para onde se vai. Essa escolha, quem faz é o coração. Segundo, o preparo da viagem. Rubem Alves

Muitas vezes, ouvi alguns conhecidos falarem sobre São Thomé das Letras, cidade das pedras, no sul de Minas, e tinha curiosidade de conhecer. Assim, neste período carnavalesco tive esta opção. É uma cidade muito visitada por sua natureza e pelo misticismo que a envolve, por sua história e lendas.

Ver “in natura” os lugares não se compara com fotos ou videos, até porque cada pessoa valoriza determinado aspecto para seus cliques. Eu gosto de apreciar a natureza e seus detalhes. Segundo Alberto Caeiro “Não basta abrir a janela/ para ver os campos e o rio. / Não é bastante não ser cego / Para ver as árvores e as flores…” Assim sendo, num primeiro momento não me encantei, mas pouco aos pouco fui descobrindo especificidades que me fazem afirmar que esta é uma cidade que tem muito para admirarmos: cavernas, grutas, montanhas, cachoeiras, arquitetura, construção de algumas casas no município, no calçamento das ruas e na elaboração do artesanato local em pedra São Tomé, além do canto das maritacas, papagaios e pássarinhos que nas praças voam e pousam nas flores que me deram muita satisfação de ali estar.

Durante o passeio postei no face e instragam alguns registros, mas selecionei alguns para vocês degustarem sobre este interessante passeio.

Cachoeira das borboletasPoço DuendeIgreja do Rosário

São muitas as  lendas, porém “a mais popular que permeia o imaginário místico de São Tomé, relata a existência de um velho curandeiro com poderes mágicos — o Chico Taquara, que habitava uma caverna e falava com os animais. Certo dia, após realizar um parto difícil, o sujeito sumiu. Dizem que partiu para o centro da terra por um portal em alguma gruta da cidade de pedra”.

Parque Antônio Rosa. Toca da bruxaPortal do amorGruta do Sobradinho

Passarinhos do caminhoSão muitas e muitas flores, o clima favorece. 

Enfim, são muitas fotos. Andamos, subimos e descemos muito. Nos refrescamos em águas límpidas, aspiramos ar puro e apreciamos a natureza impar desta localidade tipicamente serrana, edificada sobre um largo depósito mineral  “pedra de são tomé”.

Grata por sua visita

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Um passeio muito bem programado e usufruído! Valeu! Lindas fotos! Bjs,chica

  • verena
    Responder

    Deve ter sido maravilhoso este passeio, Norma.
    Gostei de ver as fotos.
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Um carinhoso abraço.
    Verena.

  • roseliadosreisbezerra
    Responder

    Boa tarde de paz, querida amiga Norma!
    Adorei encontrar pássaros e flores em São Tomé das Letras.
    Bonito título e só vendo mesmo para crer como sugere uma parte do nome e lhe aconteceu.
    Na certa, veio um pouco mais letrada de lá.
    Seus escritos são belos.
    Tenha dias abençoados e felizes!
    Bjm carinhoso e fraterno

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Nunca tinha ouvido falar nessa cidade e vou investigar mais, porque adorei sua descrição e fotos. Adoro natureza e decerto iria gostar de andar por lá. As construções muito similares às nossas aldeias de xisto.
    Obrigada por partilhar.
    Beijinhos,
    Ailime

  • toninhobira
    Responder

    Lindas e precisas as inserções dos pensamentos de Rubem e Caieiro para ilustrar sua admiração e encantamento na viagem à São Tomé, este pedaço místico de Minas tão Gerais. Tive o prazer de estar por esta região num tempo já distante e conhecendo cidades vizinhas como Lambari. Minas tem seus encantos com suas grutas, serras e morros. Tive o prazer de ver suas fotos pelo Instagram e aqui comprovar sua escolha certa nesta viagem. Encanta poder estar junto da natureza e a desvenda-la. E sendo assim já lhe sugiro pesquisar e conhecer uma cidade por nome de Bichinho que faz parte da Estrada Real.
    Belas imagens e de minha mineirice sou grato pelas sua admiração por este torrão.
    Muito bonita sua partilha em mais esta viagem para encanto e paz.
    Beijo amiga.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: