Ressonâncias

Pode-se construir um mosaico de histórias e emoções com uma simples imagem e vários olhares.

Sabemos que nem sempre o que eu vejo, você necessariamente verá, pois nosso olhar faz parte da nossa bagagem pessoal e nela alguns fenômenos não estão no nível do consciente e podem se atualizar por diferentes formas. Mas imagens sempre são possibilidades de mergulhos e criações.

As árvores me despertam atenção, por suas particularidades, reprodução e longevidade. Esta a imagem, especificamente, seu desenvolvimento entrelaçado me transmite a ideia das nossas ramificações, o antes e depois da nossa estada nesta existência.

Viajar pelos seus diversos troncos de arvores que se entrelaçam me deu curiosidade e procurei ler um pouco e encontrei dados interessantes: De acordo com Massimo Maffei, in A vida secreta da árvores), “as plantas e, portanto, as árvores conhecem muito bem as diferenças entre suas raízes e as de outras espécies e até as de outros exemplares da mesma espécie”, assim se ajundam . Segundo Peter Wohlleben ” As árvores plantadas se comportam como indivíduos solitários, por isso enfrentam muitas dificuldades e na maioria dos casos nem envelhecem – dependendo da espécie, seus troncos são considerados maduros para serem derrubados aos 100 anos Fonte

Caso lhe interesse detalhes, no livro A vida secreto das árvores do autor que citei encontrará muitas especificidades, que considero ensinamentos da natureza.

Comments

  • Ailime
    Responder

    Boa noite Norma,
    Um artigo muito interessantre e o livro deve ser extraordinário, para quem como eu adora a natureza e, em especial, as árvores.
    Beijinhos,
    Ailime

  • chica
    Responder

    Como tu, adoro observar as árvores e pra mim, nada mais lindo que os bordados e tramas que os galhos parecem tecer. E quando sobre espaço para o céu azul, completa a maravilha! beijos, tudo de bom,chica

  • Ane
    Responder

    É verdade, cada pessoa olha e ve coisas diferentes numa mesma imagem. As árvores deveriam ser mais valorizadas por todos nós, eu tenho minhas preferidas. Vou anotar a dica do livro, fiquei interessada.

    Beijos!

  • toninhobira
    Responder

    Esta ligação com a natureza é sempre banco de escola Norma. Assim o fazem os chineses e japoneses nesta penetração na natureza e tirar ensinamentos para a vida. Certa vez li sobre o bambu e encontramos relações maravilhosas, aconselho a pesquisar sobre eles, sobre resistência, resiliência e flexibilidade sem se quebrar. Seu texto está perfeito e profundo nesta espécie de simbiose.
    Gostei muito de ler e lembrar sobre o bambuzal.
    Grato pela indicação do livro.
    Bom fim de semana na leveza sensível às delicadezas da natureza.
    Beijo e paz amiga.

  • verena
    Responder

    Muito interessante o seu texto, Norma.
    A natureza é perfeita .
    Obrigada por compartilhar o título do livro.
    Tenha uma abençoada nova semana.
    Beijinhos
    Verena.

  • taislc
    Responder

    Olá, Norma, muito interessante esse assunto da vida secreta das árvores! Já pensei muito sobre a vida das flores, e na verdade, não sabemos nada. Vou procurar sobre o assunto.
    Um bom fim de semana,
    beijo

  • Luma Rosa
    Responder

    Oi, Norma!
    São tantas as coisas que nós humanos não compreendemos da natureza! Talvez por isso exista tanto desrespeito.
    Tem um documentário baseado no livro.
    Achei narrado em português/PT
    “Intelligent Trees”
    https://www.youtube.com/watch?v=KS5_m6E_TzM
    Beijus,

  • rudynalva
    Responder

    Norma!
    Nossa bagagem é tão importante, faz entrelaçando os galhos da nossa árvore e se fortalecendo cada vez mais.
    cheirinhos
    Rudy

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: