Ressoando com

Lena Bergstein

Artista plástica. Pintora, gravadora, professora de desenho e gravura e programadora visual.

Em todos os meus trabalhos reafirmo minha poética, desenvolvida a partir de questões da arte e da escrita, dos espaços em branco e do silêncio das margens.”

Este momento que estamos em pausa, isolamento social, temos tido várias oportunidades de ampliarmos nossos olhares, conhecimentos. Assim, tive a oportunidade de ver um vídeo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) dentro do projeto Arte em Diálogo – Na Quarentena, com Lena Bergstein (em 19/06/2020). E extrai algumas palavras trazidas por ela que considerei de extrema importância partilhar.

Fragmentos do seu depoimento:

Cita que:”É preciso ter coragem de olhar a escuridao na contemporaneidade (…) perceber que a escuridão do seu tempo como algo que lhe diz respeito e não cessar de interpretá-lo” Giorge Agamben- in Nudez.

” Alguma coisa passou, alguma está acabando, e quem sabe vem do que não se sabe. Aquele que o saber não sabe é o que nos chega. (…) Precisamos estar juntos, neste momento tão dramático, conseguirmos construir um elo, um momento de responsabilidade e compromisso pensar numa outra maneira de agir, fazer um outro gesto, bem longo, cumprido para criarmos uma porta, outro itinerário, outro idioma” (…) pensar junto sobre o compromisso e responsabilidade e o que é único no mundo, que é compromisso com a vida, com o afeto, com a compaixão Lena B.

Suas obras. Fonte

Observação “O Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM, desenvolveu o projeto Arte em Diálogo – na quarentena, para as redes sociais, a fim de proporcionar aos artistas contemporâneos e à sociedade uma interação afetiva e reflexiva, neste difícil momento de isolamento social. ” Fonte

Grata por sua visita.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Gostei das palavras dela,tão verdadeiras! Sempre algo se vai e outras chegam… beijos, lindo fds! chica

  • roseliadosreisbezerra
    Responder

    Boa tarde de sábado, querida amiga Norma!
    Precisamos estar juntos nesse momento tão dramático…
    Foi o que mais me tocou o .
    Tenha um ótimo final de semana!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

  • Calu
    Responder

    Uma inspiradora iniciativa esta, do Museu Nacional de Belas Artes. Estabelecer caminhos de diálogos fecundos sempre valida a boa interação. Gostei muito das duas últimas linhas do 2º parágrafo.

    Ótima partilha, Norma.
    Bjkas,
    Carmen

  • Beth Lilás
    Responder

    Oi, Norma!
    São palavras assim que seguram o mundo, que ajudam a fazer luz sobre a escuridão, iluminando as mentes e ajudando ao ser humano prosseguir, mesmo em momentos difíceis como este que estamos atravessando.
    União é tudo!
    abraço

  • toninhobira
    Responder

    Coisas boas nesta pandemia a criatividade pela interação Norma e as palavras em reflexão estão profundas e certeiras. Um novo olhar e proceder geral, que tanto esperamos, que faça a luz forte e clara sobre a humanidade.
    Muito bela sua partilha dentro da sua fina sensibilidade.
    Bom fim de noite e feliz semana.
    Beijo amiga

  • taislc
    Responder

    Oi, Norma, tenho visto muitas lives e visitas dirigidas nessa quarentena, coisas muito boas, sorte nossa que temos, inclusive nossos blogs e visitas aos amigos. Mas sairemos dessa, amiga. Gostei de ter conhecido a artista Lena Bergstein. Vou saber mais dela na internet.
    Beijo, uma boa semana!

  • LUCIA DE FATIMA SILVA
    Responder

    Palavras profundas, reflexivas e verdadeiras!
    Beijos!

  • rudynalva
    Responder

    Norma!
    Temos mesmo de aprender a ver o mundo de várias formas e aquelas que nos agradam como a arte, é sempre uma boa apreciação e que pode nos dar uma perspectiva diferente em tempos de escuridão.
    cheirinhos
    Rudy

  • verena
    Responder

    Obrigada por partilhar, Norma.
    Interessantes e verdadeiras palavras.
    Um carinhoso abraço
    Verena.

  • Ailime
    Responder

    Bom dia Norma,
    Lindas palavras e iniciativa.
    Neste momento de Pandemia, temos que nos reinventar.
    Beijinhos e ótima semana, ,com saúde
    Ailime

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

Get Adobe Flash player
%d blogueiros gostam disto: