Ressoando com
Lena Bergstein

Artista plástica. Pintora, gravadora, professora de desenho e gravura e programadora visual.
“Em todos os meus trabalhos reafirmo minha poética, desenvolvida a partir de questões da arte e da escrita, dos espaços em branco e do silêncio das margens.”
Este momento que estamos em pausa, isolamento social, temos tido várias oportunidades de ampliarmos nossos olhares, conhecimentos. Assim, tive a oportunidade de ver um vídeo do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) dentro do projeto Arte em Diálogo – Na Quarentena, com Lena Bergstein (em 19/06/2020). E extrai algumas palavras trazidas por ela que considerei de extrema importância partilhar.
Fragmentos do seu depoimento:
Cita que:”É preciso ter coragem de olhar a escuridao na contemporaneidade (…) perceber que a escuridão do seu tempo como algo que lhe diz respeito e não cessar de interpretá-lo” Giorge Agamben- in Nudez.
” Alguma coisa passou, alguma está acabando, e quem sabe vem do que não se sabe. Aquele que o saber não sabe é o que nos chega. (…) Precisamos estar juntos, neste momento tão dramático, conseguirmos construir um elo, um momento de responsabilidade e compromisso pensar numa outra maneira de agir, fazer um outro gesto, bem longo, cumprido para criarmos uma porta, outro itinerário, outro idioma” (…) pensar junto sobre o compromisso e responsabilidade e o que é único no mundo, que é compromisso com a vida, com o afeto, com a compaixão Lena B.
Suas obras. Fonte
Observação “O Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM, desenvolveu o projeto Arte em Diálogo – na quarentena, para as redes sociais, a fim de proporcionar aos artistas contemporâneos e à sociedade uma interação afetiva e reflexiva, neste difícil momento de isolamento social. ” Fonte
Grata por sua visita.
Norma Emiliano
Comments
Ailime
Bom dia Norma,
Lindas palavras e iniciativa.
Neste momento de Pandemia, temos que nos reinventar.
Beijinhos e ótima semana, ,com saúde
Ailime
verena
Obrigada por partilhar, Norma.
Interessantes e verdadeiras palavras.
Um carinhoso abraço
Verena.
rudynalva
Norma!
Temos mesmo de aprender a ver o mundo de várias formas e aquelas que nos agradam como a arte, é sempre uma boa apreciação e que pode nos dar uma perspectiva diferente em tempos de escuridão.
cheirinhos
Rudy
LUCIA DE FATIMA SILVA
Palavras profundas, reflexivas e verdadeiras!
Beijos!
taislc
Oi, Norma, tenho visto muitas lives e visitas dirigidas nessa quarentena, coisas muito boas, sorte nossa que temos, inclusive nossos blogs e visitas aos amigos. Mas sairemos dessa, amiga. Gostei de ter conhecido a artista Lena Bergstein. Vou saber mais dela na internet.
Beijo, uma boa semana!
toninhobira
Coisas boas nesta pandemia a criatividade pela interação Norma e as palavras em reflexão estão profundas e certeiras. Um novo olhar e proceder geral, que tanto esperamos, que faça a luz forte e clara sobre a humanidade.
Muito bela sua partilha dentro da sua fina sensibilidade.
Bom fim de noite e feliz semana.
Beijo amiga
Beth Lilás
Oi, Norma!
São palavras assim que seguram o mundo, que ajudam a fazer luz sobre a escuridão, iluminando as mentes e ajudando ao ser humano prosseguir, mesmo em momentos difíceis como este que estamos atravessando.
União é tudo!
abraço
Calu
Uma inspiradora iniciativa esta, do Museu Nacional de Belas Artes. Estabelecer caminhos de diálogos fecundos sempre valida a boa interação. Gostei muito das duas últimas linhas do 2º parágrafo.
Ótima partilha, Norma.
Bjkas,
Carmen
roseliadosreisbezerra
Boa tarde de sábado, querida amiga Norma!
Precisamos estar juntos nesse momento tão dramático…
Foi o que mais me tocou o .
Tenha um ótimo final de semana!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
chica
Gostei das palavras dela,tão verdadeiras! Sempre algo se vai e outras chegam… beijos, lindo fds! chica