Relações interpessoais

Imagem Google

Olhos

Dois pássaros voam,
de um leve azul inebriados.
De onde os vejo
Só há o espelho quieto de um lago.
E já não sei o que é mais visível
se o que enxergo,
com meus olhos,
ou se aquelas flautas moventes
sincronizadas,
que sonho
com os olhos quietos do lago.

Fernando Campanella

Cada pessoa tem um referencial próprio que construiu através de suas interações e vivências  e, assim, o ver, o  julgar,  o esperar  estão entrelaçados no seu próprio reflexo. Com isso, os mesmos objetos,  situações,   pessoas do mundo exterior vão  ter uma significação diferente para cada indivíduo.

Não se vê as pessoas como elas são, mas pelo que elas significam,  ou seja, é  de acordo com o seu próprio conjunto de conceitos que você  interpreta o comportamento dos outros.  As percepções sofrem influências das características pessoais, do contexto social e das instituições nas quais a pessoa está integrada.

Percepção é um dos fatores que interfere na comunicação interpessoal, tendo  em vista que o outro não é percebido tal nem como deseja ser,  gerando descontentamento.

Como  ultrapassar este estado de coisas? A compreensão das lacunas existentes numa  comunicação com os outros já é um passo, pois pode-se através da avaliação do impacto da mensagem e do que ouviram  (palavras e sentimentos),  comparar as consequências  “pretendidas” com as “reais”, propiciando uma melhor posição para  se reconhecer e alterar o comportamento de comunicação.

Norma

Comments

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Achamos e julgamos.Uma forma mais acomodada e errada de convivência. Somos aquilo que acreditamos e com isso uma ilusão nasce na ignorância.Amadurecer ,ter cautela antes de falar seria uma via de acesso.
    bom dia Norma
    beijos

  • Socorro Melo
    Responder

    Norma,

    Tendemos avaliar o outro por nós mesmos, levando em consideração nossos valores e conceitos, e temos aí grande chance de errar, pois, as nossas verdades não se aplicam a todos. É importante, como bem disse a Yasmine, termos cautela, para que a comunicação flua de forma gentil e respeitosa.

    Recuei um pouco e vi o post sobre o show em homenagem ao Tim Maia, que imagino ser muito bom mesmo, bem como, o momento poetando, que você nos brindou com tão belo poema.

    Grande abraço, amiga
    Socorro Melo

  • josé Cláudio – Cacá
    Responder

    É um pouco da chamada zona de conforto. A comodidade nos dá uma noção das coisas e das pessoas de acordo com nosso lugar, nosso referencial.

    PS: Mas que poema mais lindo, Norma!
    Abração. paz e bem.

  • Ana Karla – Misturação Misturão
    Responder

    Todos gostam da comodidade, mas o que acho pior é mesmo olhar as pessoas pelo seu significado e não pelo o que elas são realamente.
    Gosto da sua sabedoria e a forma como passa para nós.
    Boa tarde Norma.
    Xeros

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Olá, querida
    Acredito que vivamos mesmo uma relação de espelho com os demais… assim nos tornamos suportáveis… suportamos ou não…
    Bjm de paz e ótimo feriado.

  • marcela
    Responder

    Oi Norma!
    Nem sei como cheguei ao seu espaço, mas sentei, li e fiquei.
    adorei! estarei sempre por aqui…
    bjos

  • Beth Q.Lilás
    Responder

    Norma!
    Vivendo e aprendendo, esta é a verdade!
    Quando sentimos na pele o que o outro passou e sofreu, entendemos melhor o mundo e isso só poderá acontecer, geralmente, com a dor e o sofrimento.
    Excelente post amiga!
    beijos cariocas de Rio das Ostras

  • Toninho
    Responder

    O poema é fantastico Norma, mas sua reflexão/analise é de uma riqueza fenomenal,que fica irretocavel.O poder do olhar e analisar e conceber é por demais complexo, assim há que se vigiar para bem definir e compreender.
    Muito bom amiga.
    Bom feriado.
    Abraço de criança feliz da vida em passeio pelo parque.
    Bju.

  • luma
    Responder

    Por isso a necessidade de ampliar horizontes, conhecer culturas, pessoas diferentes e passar por situações que façam quebrar nossos limites. Vemos muitas pessoas pensando igual em núcleos sociais pequenos como nas famílias e alguns membros se diferenciam quando ultrapassam os limites do olhar familiar. Quebrando conceitos, melhoramos nossa convivência com o mundo! Boa semana! Beijus,

  • Lizete Ferraz
    Responder

    Obrigada pela reflexão Norma. Me ajudou muito no dia de hoje…

    Um poema lindíssimo que complementa a reflexão…

    Feliz dia das crianças, aquelas que ainda moram em nós!
    Beijos

  • Nina
    Responder

    esse teu post caiu como uma luva no meu psot de hoje, Norma… como uma luva!

  • Beth Q.
    Responder

    Norma,
    amiga, vi o email sim, mas estou na casa de minha irmã, ia te responder amanhã. mas valeu, obrigada, vou verificar quando retornar a Nikiti.
    bjs

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: