Qual o seu desejo?

Reeditado (2009)

“Você nunca recebe um desejo sem também receber a capacidade de torná-lo realidade.”
Richard Bach

Nenhuma pessoa racionalmente busca para si a infelicidade. Mas, é comum não se ter certeza do que se quer em um relacionamento. Assim, sentimentos de insatisfação surgem e se mantêm. Quantas pessoas não permanecem anos amarguradas porque não encontram uma parceria e outras por não conseguirem desatar um relacionamento destrutivo?

Em algum momento você já se perguntou o que deseja da vida e dos seus relacionamentos? A crença de que as “coisas do coração” precisam ser espontâneas leva as pessoas a relutarem na reflexão sobre os relacionamentos. Contudo, ninguém age sem objetivos. Portanto, ter clareza sobre seus objetivos aumenta a chance de sucesso.  Definir o que se quer e a expectativa possibilitam traçar caminho e a não “permanecer” onde você não deseja

Na maioria das vezes, as pessoas detêm-se “no outro” para encontrar respostas para as suas questões, quando as respostas estão consigo mesmo. Responder o que você quer mudar, entrar em contato com as dificuldades pessoais, detectar as atitudes que precisa ter para conseguir o que almeja, leva à transformação.

As crenças pessoais determinam caminhos, os pensamentos positivos favorecem que se atinjam os objetivos. Entretanto, nada é definitivo e, assim, a construção é diária. Há sinais ao longo do caminho que denunciam se a direção está correta.  É comum que não se faça conexão dos eventos cotidianos, dos sentimentos aos sintomas físicos, mas eles são um bom referencial para que se indague se algo não vai bem em sua vida. Desta forma, o investimento na atenção e tempo são fatores preponderantes nessa construção.

Como começar este processo?  Na atenção diária aos seus sentimentos e ações. Na atenção aos seus desejos, às suas necessidades. Enfim, ter consciência de si próprio, dos seus limites pessoais, pois se você não se autoconhece dificilmente perceberá o outro.  Acontece com frequência que se veja o outro como extensão de si próprio e desta forma surgem muitas frustrações e conseqüentemente as mágoas.

Um bom relacionamento é aquele em que as pessoas são próximas o suficiente para dar espaço ao outro de ser o quem ele é, sem as cobranças de suas expectativas pessoais. No momento em que você consegue equilibrar seus desejos e necessidades, poderá compartilhar dos desejos e necessidades com o outro.

Comments

  • chica
    Responder

    Lindo texto e as regras para um bom relacionamento durar e se manter foram relacionadas nele! Olhar para nós mesmo e para o outro e conciliar desejos, aspirações… Adorei! beijos, lindo dia! chica

  • Ailime
    Responder

    Boa tarde Norma,
    Excelente artigo.
    O último parágrafo diz bem do que eu penso sobre os relacionamentos. Respeitar o espaço do outro é muitíssimo importante para que nos entendamos.
    Beijinhos e continuação de boa semana.
    Ailime

  • toninhobira
    Responder

    Um texto analise/reflexão que valeu reedição. O ser humano é um poço de desejos em meio a um mar de frustrações, pois que a s relações nem sempre encaixam dentro do que se pensa e ou deseja. Limitação, dosagem de sentimento para com o outro vem deste autoconhecimento que se faz. Tem muito a ver com o famoso, onde estou, para onde quero ir e como vou? Entender o outro com todos os seus sonhos e desejos e saber se há sintonia com o meu eu, será o fiel desta balança, onde eu não renuncio ao meu e nem busque no outro a perda de seu eu. A regra é clara embora possa parecer obscura, o outro não pode ser culpado de minha infelicidade e nem pode ditar os meus caminhos de realização dos desejos. Assim aquela máxima: quanto mais te conheço mais te quero, é o que se busca, pois nela mora a harmonia.
    Valeu Norma.
    Beijo e que a semana continue a fluir levemente.

  • Majo Dutra
    Responder

    Um texto exato bem baseado em psicologia científica.
    Foi uma leitura muito interessante, Norma. Beijos
    ~~~~~~~~

  • Verena Niederberger
    Responder

    Não temos o poder de mudar o outro. Ninguém muda ninguém, Norma.
    Procuro viver e deixar viver.
    Interessante artigo.
    Obrigada pela partilha.
    LIndo fim de semana.
    Beijinhos
    Verena.

  • taislc
    Responder

    Gostei imensamente desse artigo, todo ele muitíssimo atual, como se vê isso, geralmente a pessoa quer mudar o outro(a), e aí tudo acaba, relacionamentos amorosos, amizade, relacionamentos familiares… E chego à conclusão que o difícil não é viver, é conviver! É uma obsessão querer transformar o outro, moldá-lo ao nosso gosto. Nossa Senhora…
    Um ótimo domingo, Norma, saúde e paz.
    Beijo!

  • Anete
    Responder

    Um texto muito bom. Relacionar-se não é brincadeira, precisamos de muito amor, paciência e respeito. É um aprendizado gostoso, requer firmeza e acordos.
    O meu abraço

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: