Pré-Nupcial

 

Image45-1024x677

 

É possível harmonizar as diferenças?

 

Quantos se direcionam para a vida conjugal com expectativas aguçadas por contos, novelas, músicas que mostram e falam da vida a dois e/ou casamento como o final feliz para os enamorados?

A festa, a lua de mel são cartões postais de uma felicidade inebriante, na qual tudo é perfeito. É comum os parceiros pensarem que o amor será suficiente para a manutenção do relacionamento constante. Mas será que seus planos para a vida são coincidentes? O que espera um do outro? Normalmente, há o contrato implícito que deixa no vácuo estes tópicos.

No cotidiano estas duas pessoas terão que aprender a conviver com suas diferenças em pontos críticos, com seus modelos advindos das famílias de origem, como por exemplo: lidar com a administração da casa, das finanças, como dividirem o tempo para si e para a parceria, como dar e receber amor, entre outros. Por mais que se tenha um conhecimento prévio do outro é na convivência que as diferenças pessoais se sobressaem e podem criar atritos e mágoas.

Neste sentido, ninguém observa a importância de, antes da união, fazer um aprofundamento, com profissionais com formação em  terapia de casal, de tópicos que facilitariam a vida a dois e fortaleceria o casal para lidar com situações desfavoráveis a qualidade do relacionamento conjugal.

Norma Emiliano

Comments

  • chica
    Responder

    Realmente vemos quase que apenas a preocupação com a “casca”, como festa, convidados, viagem… Quase não pensam no dia seguinte, na volta da lua de mel, quando acordam para a real…E tantas vezes, tudo que tinha, gasto em festa ,sem pensar no amanha… Pena! Daí começam as confusões, quando barrigas roncam,rs…bjs, lindo tema que dá muito pano pra manga! chica

  • toninhobira
    Responder

    Norma este é um tema muito importante e que deveria fazer parte da preparação vigente. Não haveria tantos desencantos como se tem visto. Há uma certa insuportabilidade entre os casais justamente pela falta de entender as diferenças, que poderiam bem ser estudadas por um especialista.
    Muito boa abordagem Norma que merece ser lido por todos e assim criar uma reflexão e compartilhar a necessidade de uma preparação para o dia seguinte sem as fantasias e assim talvez teríamos menos relações rompidas por pequenas detalhes.
    Valeu amiga.
    Bjs.

  • Roselia Bezerra
    Responder

    Boa noite querida amiga Norma!
    A maturidade nos dá uma capacidade de compreensão do outro e a gente se coloca no lugar da outra parte… sendo assim, tudo se pode conformar a gosto de ambas partes e o relacionamento pode ser feliz sim, eu creio na durabilidade do amor!
    Seja feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

  • Majo Dutra
    Responder

    Concordo com tudo o que afirmou, Norma.
    A terapia pré-conjugal é um meio moderno que os nubentes dispõem para minimizar atritos e coordenarem esforços para obterem equilíbrio e harmonia familiar.
    Deveriam ser os pais a aconselhar…
    Abraço, estimada Amiga.
    ~~~~~~~~~~

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: