Positivar

073

 

Cada um de nós em sua trajetória tem experiências de alegrias e tristezas. Alguns deixam-se abater pelas dores  que  transbordam para o corpo, transformando-se em doenças. Outros dão sentidos positivos aos acontecimentos negativos e criam em torno de si, muitas vezes, trabalhos de cunho social. Nestes, há a esperanças renovadas na construção de novos projetos .

Segundo alguns autores, temos uma voz interior amiga e outra inimiga, eu diria que temos vozes familiares que nos acompanham ao longo da vida, algumas com efeitos benéficos que controlam impulsos destrutivos. Porém, quando a própria pessoa se critica de forma sistemática  acaba convivendo com a voz inimiga. Esta provoca efeitos  devastadores na autoimagem e na visão do mundo.

A autoimagem é resultante da fase da infância, na qual os pais são a fonte principal e a aprovação é crucial. São eles que dão o limiar do certo e errado, o que agrada e desagrada, transmitidos por gestos que podem gerar sentimentos diversos. Essas são lembranças que podem provocar marcas intensas no olhar sobre si mesmo.  Assim, é importante que se reconheça distorções da própria autoimagem e da realidade e refutá-las, observando que sempre há dois lados o  negativo e o positivo e escutar sua própria voz, uma voz que encoraja.

A essência da autoestima é se compreender, reconhecer suas necessidades e  se aceitar. Ela é a base da assertividade  e sem esta pode-se ficar refém de situações de conflitos e confrontos e com dificuldade de retornar ás condições iniciais (resiliência), seguir em frente.

Norma Emiliano

Imagem Net

Comments

  • Celina Pereira
    Responder

    Vamos seguir em frente com alegria!

  • Maria
    Responder

    Sim, todos temos interiormente um lado que pensa positivo e outro que por vezes nos deixe completamente deprimidos. Eu tento fazer prevalecer o meu lado positivo mas nem sempre consigo.
    Bjs
    Maria

  • toninhobira
    Responder

    Muito bonito e pertinente Norma. Lembro de quando teoricamente estava fazendo algo fora dos padrões da época, o meu pai apenas com um raspado de garganta estava a nos dizer, que não estávamos agradando à moral e concepção dele.Não eram preciso palavras. Este auto conhecer é fundamental nesta trajetória para justamente saber se comportar pós os fracassos e ou sucessos. Gostei desta teoria da voz amiga e inimiga, li numa música a muito tempo em referencia a Jorge Amado, que cria que segundo Jubiabá o homem tem dois olhares, um da maldade e um da piedade e que se perde o olho da piedade o homem vai fazer gente sofrer, magoar e ferir e sem seu olho da maldade vai sofrer sem entender a maldade do mundo que seu lado bom vai ver. Interessante esta correlação, claro que aqui uma ligação da crenças da umbanda.
    Mas enfim no mundo que vivemos onde quase tudo nos convida a sofrer, há que se buscar alguma formula de crer e prosseguir imune e assim buscar ser mais feliz e assim fazer feliz.
    Gostei Norma.
    Um carinhoso abraço de toda paz.
    Bjs.

  • Ailime
    Responder

    Bom dia Norma,
    A nossa auto estima é alicerçada na infância e isso vai influenciar a nossa vida e a dos que nos rodeiam seja pela positiva ou negativa.
    Vamos pensar positivo e transmitir positividade.
    Beijinhos e bom fim de semana.
    Ailime

  • misturebasblog
    Responder

    Lindo texto,Norma e que saibamos bem ouvir essa voz interior que é tão importante em nossas vidas! bjs, chica

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: