Nascimento do menino Jesus

 

 

natal-nascimento-de-jesus-906de0

Google imagem

Reedito este texto publicado em 2009  nesta minha participação da blogagem coletiva proposta pela amiga  roselia do blog  espiritual-idade

 

O que significa o Natal

Na proximidade do Natal,   convido-o a pensar na  família e  na importância dos seus recursos enquanto  célula “mater” da sociedade.

O Natal  é muito mais que um data ou um dia no calendário. É uma jornada do espírito, das trevas para a luz, do caos para a paz, da separação para a união do amor“.  Karen Katafiasz

A aproximação das festas natalinas traz uma série de sentimentos às pessoas, alguns deles ambivalentes.

O Natal é a data do nascimento de Jesus; cultiva a fraternidade, alegria, harmonia, presentes, união e amor. Este evento universal tradicionalmente leva as famílias a se reunirem para a ceia, que deveria representar a alegria do reencontro do menino Jesus.

Os núcleos familiares são construídos pelo casal e envolve o desafio da união de duas famílias, isto é, as famílias de origem de cada um deles (pai, mãe, irmãs, tios, avós, etc.) com seus valores, comportamentos, mitos, enfim, diferenças no modo de agir  e pensar.

No Natal, festa familiar, os desejos oriundos dos sentimentos de pertencimento e lealdade provocam, constantemente, grande tensão, entre os diversos membros  das famílias, nas decisões de quem vai reunir com quem, onde e como. Somado a este aspecto, os conflitos do dia -a -dia decorrentes das diversas alianças entre cada um dos membros traz a apreensão e dificuldade na organização e participação no evento, que acaba  favorecendo que venham à tona todas as questões mal resolvidas. Portanto, nem sempre o espírito da data é o que  predomina.

Se pensarmos na família como uma grande teia, observamos que qualquer coisa que  mexa um ponto repercute- se por todo o sistema. Assim, esse momento pode permitir uma reflexão sobre como as relações familiares estão acontecendo, bem como sobre a atitude, a parcela de cada um,  para o estabelecimento de um  contexto no qual a reunião dos membros signifique mais prazer do que tensão.

Segundo Michael Nichols, 1990, “ é necessário parar de esperar que os outros mudem,  vá ao encontro de sua família, ou seja, só se desperta o amor agindo de forma amorosa.”  Isto não significa que as mudanças sejam fáceis e simples, tendo em vista que os hábitos  são cômodos e portanto exigem reflexão, atos deliberados e muita  determinação.

Norma Emiliano

Comments

  • orvalho do céu
    Responder

    N ossos celeiros estejam repletos.
    O deias todos os malfeitores.
    R ecordo os dias de outrora
    M eu benfeitor, minha fortaleza,
    A livia as angústias do meu coração.

    Minha flor, obrigada por tudo, pela consideração de aderir nossa Blogagem Coletiva Natal…
    Boas Festas!!!
    Bjs festivos

  • Élys
    Responder

    O Natal é muito lembrado por sua festas, reunindo a família, trocando presentes. Isto tudo é válido, mas o mais importante, creio é lembrar com mais devoção de Jesus que é aquele que deve servir de modelo para as nossas ações.
    Feliz Natal.

  • Gina
    Responder

    Norma,
    Cada um dá o enfoque ao Natal de acordo com seu mundo, suas vivências e sua atividade profissional. Gostei muito de ver o enfoque que você deu, que acaba se tornando relevante numa data como essa. Há famílias que só se encontram nessa época e as relações familiares nem sempre são amistosas.
    Vim desejar que o seu Natal seja permeado por bons sentimentos, harmonia e alegria.
    Bjs.

  • Nilce
    Responder

    Norma

    Sempre procuramos fazer do Natal uma época de reunião de família, com muito amor e paz, não deixando nunca de lembrar do verdadeiro Aniversariante, das orações, dos agradecimentos e de nossas metas para o ano seguinte.
    Não tornamos uma data de muito consumo. Presentes só para as avós e as crianças. Então estamos numa fase de presentes só das avós.
    Aprendi desde muito pequena o valor cristão desta data e passei isso para os meus filhos. Então Natal é sempre em família, e Ano Novo agora que eles são adultos, dificilmente um deles permanece conosco.
    Por isso o Natal tem tanta importância para nós.

    Bjs no coração!

    Nilce

  • Maria Luiza
    Responder

    Olá, Norma muito linda postagem e também de um conteúdo excelente. Gostei muitíssimo de vc comentar sobre as tensões que são geradas na família, nessas ocasiões, da teia interligada, enfim, estamos vivendo um momento em que essa teia aqui em casa foi mexida e causou pânico,mas já está entrando nos eixos. voltarei para reler mais esse assunto. Lindo Natal para vc e família. Beijão!

  • Frankmar Corrêa
    Responder

    Para mim comemorar o Natal é um momento muito feliz!

    Sempre procuro hoje lembrar do Nascimento de JESUS no Natal.procuro pensa do grande amor de Deus por nós por te enviado JESUS ao mundo para ser o nosso salvador!

    Porque Jesus vivia junto a Deus Pai no céu,mais Jesus deixou o céu e na terra como um menino JESUS nasceu para ser nosso SALVADOR!

    Na Minha casa fazemos uma Ceia com Peru,bolo de chocolate,refrigerante e Vinho.geralmente estou junto de Minha Mãe e meu Irmão.mais antes da Ceia faço uma oração a Deus e procuro lembrar de JESUS .

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: