O que alimenta?

 

 transt

Imagem Internet

 

As doenças encontram na cultura a forma de se expressar

 

 Na mesa farta, a família encontra-se reunida. A freqüência diária desta reunião ocorre à noite e é constante a ansiedade gerada por Paula, que mexe e remexe o prato enquanto todos já terminaram. Nas consultas ao clínico, os pais são orientados em relação ao estado de desnutrição da adolescente. A partir daí, várias análises foram realizadas por profissionais de diversas áreas (psiquiatria, nutrição, endocrinologia e terapia familiar).

È freqüente a associação dos transtornos alimentares à modernidade, tendo em vista à moda, realçada principalmente pela mídia, que traz a magreza como padrão de beleza. Contudo, doenças do comportamento alimentar refletem a confluência entre os fatores psicológicos, biológicos e sócio-culturais e seu tratamento integra vários níveis de análises (padrões alimentares, problemas interpessoais, familiares e psicopatologia). Faz- se necessária, portanto, uma abordagem global e integradora.

Na história de família de cada um dos membros que constitui o casal há fios que pouco a pouco foram tecidos e trazem o alimento como fonte de amor e as refeições como representação da união familiar.  Paula, a primeira filha, já em bebê, apresentou rejeição à lactose acarretando ansiedade aos pais por não conseguirem alimentá-la normalmente.

O funcionamento psicológico de uma pessoa está ligado à estrutura à qual pertence. As interações e trocas inconscientes entre os membros podem determinar perturbação psíquica em um dos membros, assim como a forma que essa tomará e como ela se desenvolverá. Nesse sentido, o terreno da patologia, como diz Minuchin (1982), é a família.

Alimentá – la passou a ser um objetivo a ser perseguido. Os outros filhos, cada um com suas características, passaram a competir com a atenção dos pais, dificultando assim a comunicação entre a irmandade. Nos momentos de maior estresse, Paula recusava-se a se alimentar e todas as atenções se voltavam para ela.

O funcionamento familiar é um elemento central na determinação, manutenção e/ou desenvolvimento dos Transtornos Alimentares. Eventos ocorridos na família (briga do casal, morte ou nascimento, etc.) podem anteceder aos Transtornos Alimentares.

Paula aliançava-se com a mãe em detrimento do pai, que era considerado pela esposa excessivamente autoritário e controlador. Ele vigiava cada alimento que Paula comia e pai e filha constantemente se atritavam.

 A história familiar da infância e da puberdade precisa ser levantada com o doente e seus familiares, permitindo a reconstrução de memória dos familiares que comporta preocupações, atitudes face ao padrão alimentar, mitos, lealdades e a auto-imagem corporal ao longo do desenvolvimento.

No decorrer da Terapia Familiar, os conflitos do casal e suas diferenças vieram à tona e o casal pôde fazer acordos e negociações que privilegiaram a relação conjugal totalmente esquecida. Uniram-se para realizar mudanças de atitudes em relação ao padrão familiar (família bem alimentada e unida), conseguindo sair da “massa indiferenciada” e ver a individualidade de cada filho.  Paula pode seguir enfrente, cuidando de si própria, ampliando a rede de amizade e terminando seu curso.

Na abordagem familiar procura-se a reconstrução de memórias, a contenção da crise familiar, clarificação e reorganização das fronteiras dos diversos subsistemas (paterno, conjugal, irmandade), definição dos papéis de cada um dos membros preparando os membros para mudanças.

Os sintomas das doenças vistos como metáforas abrem portas para o autoconhecimento e proporciona oportunidades para o crescimento individual e familiar.

 

Bibliografia

 – Organização Mundial de Saúde. Classificação de transtornos mentais e de comportamento da Cid-10. Descrições clínicas e diretrizes diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas; 1993. p. 351.  

 – MINUCHIN, S. Famílias: Funcionamento e Tratamento. Trad. J.A. Cunha. Porto Alegre, Ed. Artes Médicas, 1982.

Norma Emiliano

Comments

  • José Cláudio (Cacá)
    Responder

    A acumulação de carências durante a fase da formação é , realmente, parte de grandes problemas na vida do adulto. E o aspecto da atenção alimentar é um dos que contribuem para patologias. Muito bom esse artigo. Abraços. paz e bem.

  • Tati
    Responder

    Oi Norma, acho que estes transtornos alimentares são tão complexos… A motivações são muito subjetivas. Alimento está intensamente relacionado com amor e cuidado.
    Na minha casa vivemos uma situação inversa. Meu pai é um obeso patológico, não sei se seria considerado mórbido, mas é muito gordo. Tem diabetes tipo 2 e muitas complicações derivadas de sua compulsão alimentar, mas nunca mudou. Quando leva um susto diz que fará diferente, que vai se cuidar, mas isso não dura dois meses, depois retorna ao padrão. Coisa difícil, não?
    Adorei o texto, o exemplo de uma família e sua relação alimentar e social.
    Beijos.

  • Astrid Annabelle
    Responder

    Muito muito interessante Norma!
    Como é importante olhar e perceber o todo!!!
    Gostei de ter vindo aqui hoje…volto mais rica para casa!
    Beijo gostoso e não repare se tenho vindo pouco…estou cheia de trabalho…é por isso que ando navegando menos na net!
    Astrid Annabelle

  • Ana Karla
    Responder

    Ai Norma, tenho um filho de 10 anos que não é gordo, mas acumula uma certa gordurinha na barriga, que é bem pequena.
    Ele adora comer. Uma das coisas que ele mais gosta de fazer é sair para comer.
    Tudo pra ele tem girado em torno dos alimentos.
    Peco algumas vezes quando o chamo de bolinha, mas me arrependo imediatamente e digo-lhe que é brincadeira, que ele está bem, blá, blá, blá. Sei que a essas alturas ele fica chateado, mas também procura não demonstrar para mim.
    Não acho certo bloquear os alimentos para ele pois já faço controle de qualidade durante a semana desde pequeno.

    Abomino a magreza, mas tenho medo que ele venha a ficar gordo.
    será que eu que preciso de tratamento?

    Ufa! um desabafo.

    Xeros

  • chica
    Responder

    Texto maravilhoso e bem informativo e trata de assuntos que facilmente encontramos em família.beijos,lindo fim de semana,chica

  • Cris Franças
    Responder

    Ola Norma,

    minha irmã mais velha sofreu de transtorno alimentar, por volta dos 19 anos.
    Teve bulemia, queria ser magérrima, minha mãe so percebeu quando ela começou a desmaiar, na nossa frente ela comia e depois forçava o vomito sozinha, para não engordar.
    A descoberta foi muito triste e a recuperação ainda pior, ela teve que ser tratada como um bebê, porque o estomago diminui e não aceitava mais comida.
    Coitada da minha mãe que teve que travar essa batalha, hoje graças a Deus minha irmã está bem.
    Mas fica o alerta tão importante do teu texto, que devemos estar sempre atentos.

    um beijo

  • Tetê
    Responder

    Transtornos alimentares: ô assunto complicado… Família é um negócio complexo! Na casa dos meus pais, comida sempre foi sinônimo de carinho!” Está tristinha? Toma um beijo e um docinho! Está dodói? Toma uma balinha que passa!” Eu já tive um blog sobre Reeducação Alimentar e recebia muitas visitantes com bulemia. Quando se tentava aconselhar, elas mudavam o endereço do blog… Seu blog é muito bom! Vou tentar segui-lo de perto! Obrigada pela visita ao Livre Pensamento. Bom final de semana! Tetê

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: