O poder da liderança

flat design for team work concept over yellow

 

O grau em que um indivíduo demonstra qualidades de liderança depende não somente de suas próprias características, mas também das características da situação na qual se encontra” (BAVELAS, 1967, p. 123).

O que é  liderança?

Muitos a associam com o poder, mas é uma forma de posicionar-se. De acordo com Maximiniano, 2000, p. 326, ” é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outras pessoas”.

Entendo como a arte de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe, gerando bons resultados. Portanto, é a habilidade de motivar, saber construir uma  equipe. Em todas as áreas da vida encontram-se lideres, sendo  sempre necessária uma constante conexão consigo próprio e com os membros do  grupo. Quem não consegue ver além de si próprio não consegue liderar no sentido aqui disposto.

Uma interessante analogia encontramos na parábola abaixo.

Lições dos gansos selvagens  

“Os gansos selvagens viajam muitos quilômetros durante o ano, conforme a necessidade de suas vidas. Os estudiosos descobriram porque eles voam em formação “V”; isso tem vários motivos. À medida que cada um bate suas asas, cria uma sustentação para o ganso de trás. Assim, voando em formação “V”, o grupo inteiro consegue voar pelo menos 71% a mais do que se cada ganso voasse isoladamente. Eles gastam menos energia, pois diminui a resistência do ar no corpo do que vem atrás.

Sempre que um ganso sai da formação, ele logo sente a resistência do ar e retorna depressa à formação “V”. Quando o ganso líder se cansa, ele reveza com o seguinte, indo para a traseira do “V”. Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manterem o ritmo e a velocidade. Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para o ajudar e proteger, até a solução do problema, e então reiniciam a jornada somente os três ou juntando-se à outra formação, até encontrar o seu grupo original”.

prof. Felipe Aquino,  do seu livro  “Sabedoria em Parábolas”.

Na família, como em todos os grupos, encontramos lideranças que se alternam entre os seus membros de acordo com as diversidades de  funções que cada um pode ocupar.

Você consegue reconhecer as situações de lideranças em sua família e seu significado para o resultado final?

Referência 

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução a administração.5. ed., revista e ampliada. 4ª tiragem. São Paulo: Atlas, 2000.

Norma

 

Comments

  • misturebasblog
    Responder

    Norma, um texto que nos faz pensar e claro que identificamos na família liderança de um ou outro membro, ainda bem, tentando promover o melhor… Que tenhas ótima semana,bjs, chica

  • Socorro Melo
    Responder

    Olá, Norma!

    A parábola é bem interessante. A natureza é surpreendente. Sim,é perceptível as situações de liderança na família. Uns têm habilidade pra umas coisas, outros, para outras coisas, e no fim, todos para o bem comum.

  • AILIME
    Responder

    Bom dia Norma,
    Um artigo muito interessante. Para liderar com sucesso é necessário que a componente humana esteja presente ao jeito dos gansos.
    Na família há sempre quem queira tomar a dianteira e certas situações a liderança é saudável.
    Beijinhos e óptimo dia.
    Ailime

  • Anne Lieri
    Responder

    Oi Norma! Muito bom texto e encantador o jeito que os gansos nos ensinam a dividir a liderança, sem sobrecarregar nenhum deles! Na minha família temos vários líderes e vejo um pouco como esses gansos aí…rss…bjs e boa quinta!

  • toninhobira
    Responder

    Boa noite Norma.
    Um texto muito bom com uma parábola que conhecia, que bem mostra a importância da uniformidade e de como consegui-la, ai surge a figura do líder. Muito curioso fico em saber se tem pessoas que já nascem com este espírito ou se a vida os forma.Em família nem sempre esta figura se faz nos mais velhos. Muitas vezes são formados pela instrução que possa conseguir e com isto passa a exercer uma função de líder pela sua capacidade de raciocínio. Um líder tem que se dar e se impor muitas vezes e são confundidos como pseudos psicólogos ou conselheiros. No meu trabalho exerci muito a função de liderança de equipes e sei o quanto trabalho às vezes exige. Mas no fundo penso que certas pessoas tem esta natural capacidade.
    Gostei Norma.
    Bjs de paz amiga e vamos mais um ano.

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: