O mundo dos deuses

tmp718751217454415874

O homem, mais do que um animal racional, é um animal simbólico. (JUNG, 1988).

Os estudos arqueológicos sobre mitos e símbolos buscam compreendê-los e interpretá-los, transmitindo um saber  simbólico há tempos esquecido pelas sociedades ditas civilizadas.  Os povos antigos ou primitivos para se  situar no mundo, encontrar o seu lugar entre os demais seres da natureza, ou seja, para encontrar  forma de adaptação psicológica  ao mundo,  criaram os mitos.  Assim, a mitologia  era não só um modo de explicação dos fenômenos naturais ou culturais, mas também para dar formas para a ação do homem. Sempre quando havia problemas sérios consultava- se os deuses por meio dos oráculos, que interpretavam para os seres humanos o que os deuses queriam. Os deuses simbolizam anseios e temores dos homens.  Sabedoria transmitida de uma geração a outra e muito anterior a escrita. Por serem simbólicos instigam a imaginação e a reflexões.

“É por meio dos mitos que os homens são suspensos acima de suas capacidades no cotidiano, alcançam visões poderosas do futuro e realizam tais visões.” Peter Berger  O mito narra de que maneira, graças às façanhas dos entes sobrenaturais, uma realidade passou a existir. É uma narrativa de criação: ele relata de que modo algo foi produzido e começou a ser. Através  a imaginação fértil o povo primitivo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros que habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas.

Por estes estudos pode-se perceber que  muitos mitos da sociedade moderna e contemporânea  encontram uma base paralela com as sociedades antigas;  os heróis das mitologias arcaicas muito se assemelham aos heróis contemporâneos da indústria cinematográfica (Super-Homem, Rambo, Pantera Negra etc.),

 “A grande utilidade dos mitos está não só no ensinamento dos caminhos que percorrem a Consciência Coletiva de uma determinada cultura durante sua formação, mas também como o recurso da imagem e da fantasia,  eles abrem para a Consciência o acesso direto ao Inconsciente Coletivo.” Brandão,1986.  Por outro lado, com nos assinala o poeta Rilke, talvez  os nossos dragões interiores sejam princesas que estão esperando para nos ver belos e bravos, algo indefeso que precisa de ajuda para renovação.

De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Daí comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos apesar de imortais, possuíam características de seres humanos.

Principais deuses gregos. Fonte

56536ccc30489-deuses-gregos

Hermes-  deus do vento

Zeus- deus dos deuses

Hera- deusa dos céus, maternidade e matrimônio

Atena- deusa da sabedoria

Poseidon- deus dos mares

Afrodite- deusa da beleza e do amor

Dionísio-  deus da festa, do vinho e do prazer

Apolo- deus da luz

Ártemis-  deusa da lua

Jung ao elaborar seu conceito de inconsciente coletivo e de arquétipos criou uma ponte entre a mitologia e a psicologia.

‘Somos feitos de sonhos; o homem é um criador de símbolos. Somos abelhas do invisível, saboreamos perdidamente o mel do visível para acumular na colméia o ouro que nos falta.” Iris C. Locatelli

 

Brandão.J. de Souza. Mitologia Grega, 1986.

Comments

  • chica
    Responder

    Interessante te ler aqui nesse post e ver os deuses de antigamente…Os de hoje apenas andam se achando, isso nas tvs e na política,rs… bjs, chica

  • toninhobira
    Responder

    Que lindo trabalho Norma.
    Eu sempre li muito sobre os deuses e mitos e até já usei alguns nos meus escritos apos pesquisas mais a titulo informativo. Os pensamentos aqui produzidos destaco do poeta Rilke, muito interessante. Creio que havia uma tendencia a implantar um freio, um respeito com o uso dos deuses, numa comparação grosseira com a consciência de pecado, que gostaria de ler aqui vindo de você. A relação mitologia e psicologia gera belos estudos para interessantes reflexões e estudos.
    Mais uma bela partilha Norma com sua dedicada pesquisa.

    Grato.
    Beijo

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

Get Adobe Flash player
%d blogueiros gostam disto: