O compartilhar

A felicidade solitária é dolorosa

Quando Zaratustra tinha 30 anos de idade deixou a sua casa e o lago de sua casa e subiu para as montanhas. Ali ele gozou do seu espírito e da sua solidão, e por dez anos não se cansou. Mas, por fim, uma mudança veio ao seu coração e, numa manhã, levantou-se de madrugada, colocou-se diante do sol, e assim lhe falou: Tu, grande estrela, que seria de tua felicidade se não houvesse aqueles para quem brilhas? Por dez anos tu vieste à minha caverna: tu te terias cansado de tua luz e de tua jornada, se eu, minha águia e minha serpente não estivéssemos à tua espera. Mas a cada manhã te esperávamos e tomávamos de ti o teu transbordamento, e te bendizíamos por isso.
Eis que estou cansado na minha sabedoria, como unia abelha que ajuntou muito mel; tenho necessidade de mãos estendidas que a recebam. Mas, para isso, eu tenho de descer às profundezas, como tu o fazes na noite e mergulhas no mar… Como tu, eu também devo descer…
Abençoa, pois, a taça que deseja esvaziar-se de novo.
Fonte

Considero que é na trocas pessoais que  expandimos o nosso SER.

Como você se coloca diante desta afirmação?

Norma

Comments

  • Yasmine Lemos
    Responder

    Não nos bastamos . A auto suficiência caminha junto com o orgulho. Humildade é um requisito que não posso esquecer no baú.Dependencia saudável entre quem se procura para aprender.Isolar-se é tolice,o dificil é respeitar o brilho da estrela do seu semelhante .
    Bom dia Norma
    bjs

  • josé cláudio – Cacá
    Responder

    Esse trecho é o ápice a que Niesztche chegou no meu entender. Muitos atribuem esta obra (Zaratustra) ao seu estágio mais febril de criação, outros à sua demência derradeira e outros ainda a uma tentativa de consquistar o seu grande amor, Lou Salomé. Mas para mim é uma obra prima e particularmente este excerto é um dos mais belos ensinamentos de desprendimento e de desapego em direção ao outro. Demasiado humano para o bem comum, isso seria minha síntese. Abração, Norma. paz e bem.

  • Ana Karla – Misturação Misturão
    Responder

    Sozinhos não somos o suficiente para o tudo.
    Acho que estamos sempre trocando.
    Trocamos o que temos de melhor com o que o próximo tem de melhor.
    Adoro falar do “SER”.

    Boa semana Norma

    Xeros

  • Nilce
    Responder

    Oi Norma

    A troca é fundamental. O egoísmo não brilha, acende só para si.

    Bjs no coração!

    Nilce

  • Betânia Torres
    Responder

    Olá, Norma,

    o tema compartilhar chamou a minha atenção. E compartilhar é um verbo de muita ação, a dois, a muitos. E sendo de muita atenção, para mim exprime um sentimento que agrega, confia, conflita, respeita, partilha, e não é retórica nem discurso, é uma prática baseada no princípio ético e moral, de que ninguém é feliz sozinho, que somos a soma de muitos outros, de diferentes outros. Mas nem sempre é fácil, mas a permanência de se querer e viver juntos, é um caminho bom. Tô nesta busca. Um beijo e boa semana.

  • Socorro Melo
    Responder

    Norma,

    Que reflexão maravilhosa! eu creio, sinceramente, que nenhum ser humano é uma ilha… precisamos dos outros sim, dependemos, até. E nossa felicidade só se completa, quando nos derramamos no outro…

    Um grande abraço
    Socorro Melo

  • Denise
    Responder

    Nietszche é uma de minhas paixões, e o Cacá exprimiu o seu pensamento, que é muito semelhante ao meu.
    Quanto a tua afirmação, sabemos que somos o resultado das interações na vida, desde antes de chegar ao mundo físico.
    Aprendemos quando calçamos o sapato do outro, vestimos sua pele, emprestamos eu olhar – desenvolvemos nosso SER nesse crescimento, na evolução da percepção acerca de si mesmo e do outro. A gente, a família, amigos, o meio ambiente – é um conjunto onde as trocas se efetivam e ensinamos/aprendemos/vivenciamos juntos.
    É essencial compartilhar emoções, ideias, sentimentos. Somos gregários por natureza, ser feliz sozinho é, pra mim, uma metáfora, que significa estar inteiro para estar em relação. Isso é saudável.
    Como sempre, adoro passar por aqui, ainda que seja em fugidinhas rápidas, como agora.
    Beijos, Norma!

  • C.
    Responder

    E será que existe felicidade solitária? É uma boa pergunta!

  • Toninhobira
    Responder

    Ainda bem jovem me foi colcoado um livro sobre Niesztche e justamene me apaixonei no Humano demasiadamente humano e hoje voce belamente com sempre o trás para reflexão,mito bonito isto. E assim o SER há que ser mutante mesmo no sentido de se permitir evoluir e exercer uma função comunitária que lhe faça crescer cada vez mais no exercicio de compartilhar suas ideias e sentimentos. Meu terno abraço Norma. Hoje fiz refeencia ao seu nome e blog em minha pagina.

  • Flora Maria
    Responder

    Oi, Norma:

    Vim agradecer sua visita ao meu blog, na postagem sobre as Fases da Vida.

    Parece que o Homem nasceu para viver em comunidade, mesmo quando essa comunidade é a razão para muitos aborrecimentos e competições. Vamos ver onde vai chegar essa experiência humanidade…

    Beijo

  • Beth Q.
    Responder

    Belíssimas palavras!
    Pois para mim interação é tudo de bom, vivo disso há anos, não só na minha vida pessoal, como na virtual. Não é de hoje que tento sempre me aproximar daqueles com quem interajo e é um prazer enorme esta troca, este compartilhar.
    Adorei o tema!
    muitos beijinhos cariocas

  • Roselia
    Responder

    Olá, querida
    Pena que no mundo há tão poucos dispostos a ouvir…
    Para um partilhar há que se ter ao menos dois… um disponível e outro que o faz… o mundo está carente de interação não porque as pessoas sejam egoístas… mas porque quem deseja compartilhar não encontra portas abertas… assim vejo… é uma pena!!!
    Todos temos muita presa pelas nossas coisas pessoais…
    Bjs e o meu desejo de que todos tenhamos disponibilidade para a escuta… que lindo Dom!!!

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: