Notícias sobre o IX Congresso de Terapia de Família

 

Retorno feliz  ao meu convívio,  neste espaço, com vocês,  e compartilho um pouco da  experiência que vivencie no período em que encontrei-me ausente.

 

SAM_0559SAM_0585SAM_0571

 

A realização do IX Congresso de Terapia de Familia foi em Búzios/ RJ. Em eventos como este,  temos a oportunidade de nos reunirmos para aprender, saber das novidades e repassar nossas experiências na área.

A temática  – Tempo >> Limite >> Sexualidade, mobilizou um bom número de profissionais de várias regiões do Brasil e contou com a participação  de palestrantes latinos americanos Jan Bout (Holanda), Luigi Boscolo (Itália) e Carmine Saccu  (Itália) que ministraram cursos. Assim,  o programa foi composto por plenárias, sub-plenárias, mesas redondas, cursos, temas livres, Workshops, Diálogos interativos,  filmes e sessões de pôsters, bem como atividades socio-culturais. Além disso, houve lançamento de livros.

Num clima de organização, entusiasmo e integração, tivemos a possibilidade de trocas fundamentais para nossa vida pessoal e profissional.

Em minha apresentação – Quando o amor maltrara –  a proposta foi fazer um paralelo entre a parceria conjugal  e a parceria da cooterapia com objetivo de assinalar a importância da utilização do self do terapeuta como agente de mudança.

Este trabalho é o resultado das reflexões que realizamos, eu e minha colega de trabalho,  no decorrer dos 17 anos de atendimento de casais e família em cooterapia.  Portanto, nossa apresentação tem:

– como embasamento a teoria sistêmica e, assim, vemo-nos no processo de interação continua entre nós, nos atendimentos em cooterapia, nossas famílias de origens e nossos clientes.

– como premissa que aprendemos a amar e ser amado em nossas interações primárias e que a escolha do parceiro trás em sua essência a possibilidade do confronto dos conflitos de cada um dos envolvidos e consequentemente trará ressonâncias na parceria dos terapeutas

– como ponto de reflexão os encontros entre terapeutas e paciente (casais) e as formas de amar.

Enfim, foram cinco dias de intensidade de  estudo,  reflexão  e  troca que  nos enriquecem e nos  estimulam na busca de melhor forma de estarmos em família, pensarmos e atuarmos  com as famílias.

SAM_0567

Norma Emiliano

 

 

 

Comments

  • Ana Karla – Misturação Misturão
    Responder

    Normaaaa!
    Que bom que retornou!
    Senti sua falta.
    Parabéns pelo crescimento.
    Xeros

  • manuel marques
    Responder

    Olá ,o congresso correu bem,isso é o que interessa.Seja benvinda após esta pequenina ausência.
    Parabens pelo seu trabalho.

    Beijo.

  • Nilce
    Responder

    Oi, Norma

    Que trabalho maravilhoso! É muito bom conhecer pessoas que fazem este tipo de ajuda, tão necessária.
    Bom, tê-la de volta.

    Bjs no coração!

    Nilce

  • Lady
    Responder

    Olá!
    Como é bom dividir experências e poder ajudar as pessoas.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho.
    Tenha uma semana de muita paz.
    Com carinho, Lady.

  • Isadora
    Responder

    Norma que bom que está de volta e que o Congresso foi um sucesso. É bom estarmos em contato com outros profissionais, divulgarmos o nosso ponto de vista acerca de um assunto e ouvirmos os demais.
    um beijo

  • Astrid Annabelle
    Responder

    Seja bem vinda de volta à blogosfera!
    Garanto que com muitas histórias para contar!!!
    Senti sua falta..é vero!rsss
    Beijo grande
    Astrid Annabelle

  • Beth Q.
    Responder

    Olá, Norma!
    Prazer em revê-la por aqui de novo!
    Deve ter sido um encontro muito interessante para vocês dessa área e seu tema pareceu-me também muito legal, aliás vi nesta semana passada um
    artigo de uma jornalista daqui de Niterói que falava algo que poderia lhe interessar.
    Veja aqui: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/bety/posts/2010/08/07/bullying-conjugal-313967.asp

    beijinhos cariocas

  • Norma Emiliano
    Responder

    Olá
    Que acolhida carinhosa!
    Agradeço e, ao longo do tempo, o que me enriqueceu neste evento poderá ser trazido para vocês através dos textos em vários temas.
    bjs,

Grata por sua visita sempre bem-vinda.

%d blogueiros gostam disto: