Na dança do casal

 

 

casal_de_apaixonados_03Imagem  Internet

 

Você tem a sensação da perda do si mesmo por estar amando? Você considera -se boa companhia para si mesmo? Estas são duas questões que trazem fatores significativos no encontro do EU e TU.

No mito do amor romântico, o indivíduo encontra a sua alma gêmea e estes dois seres se fundem como se fossem um só ser. A situação simbiótica e a perda dos limites pessoais na paixão até podem existir, mas só são satisfatórias como um estágio de evolução e superável.

O distanciamento é fundamental para o reconhecimento mútuo e desenvolvimento da cada um dos parceiros e da relação. Na construção da intimidade coexistem as diferenças e semelhanças, distância e proximidade. Para tal, estar em contato consigo mesmo é vital, pois é a partir deste contato interior que se estabelece o canal com o Outro, tomando-se cuidado para também não considerar o seu próprio referencial como único.

Manter o prazer de estar junto pressupõe que cada um dos parceiros mantenha outros interesses pessoais e favoreça o desenvolvimento das individualidades, bem como possam ter projetos e interesses comuns.

Cada ser é único, tem suas próprias especificidades e nas relações de casais as diferenças transformam-se em sentimento de oposição. Como lidar com esse sentimento pode fazer toda a diferença no relacionamento,  pois como nos assinala Iara Camarata

 

“Mas este

-Justamente este

pode tornar-se o momento da intimidade

O momento em que ambos,

a partir de suas semelhanças e de suas diferenças,

conseguem olhar para o outro,

desnudarem-se.

descobrirem-se.

confrontarem-se

e saírem diferentes

ambos enriquecidos.

pela proximidade que a distância lhes permite,

ou pelo distanciamento que lhes permite sua proximidade.”

 

 Referência bibliográfica

Anton Iara. Homem e Mulher , seus vínculos secretos, 2002

 

Norma Emiliano

Comments

  • Alexandre Mauj Imamura
    Responder

    Bacana esse seu post (bem, todos são excelentes rs).
    Um casal é a união de duas pessoas distintas. Que devem continuar com sua individualidade. Senão some a pessoa que um dia amamos, não é?

    um bom dia pra vc! bjs

  • Nilce
    Responder

    Oi, Norma

    Sabe que meu marido e eu sempre pensamos assim. A individualidade é primordial para que o amor cresça, se fortaleça e que cada um tenha seus ideais preservados e para que, os sonhos sonhados juntos se realizem.
    Não nos consideramos duas metades que se completam, e sim dois inteiros que se complementam.

    Não me canso de dizer que admiro muito e amo seu trabalho. Você é demais, menina.

    Obrigada pelo carinho.

    Bjs no coração!

    Nilce

  • josé cláudio – Cacá
    Responder

    Difícil é os apaixonados se convencerem que o distanciamento crítico é salutar. Parece que um quer literalmente entrar para dentro do outro e vice-versa. Quando se consegue (a individualidade)o amor se realiza na sua melhor forma. Abração, Norma! Paz e bem.

  • manuel marques
    Responder

    “Procura ser tão gentil, tão atraente e tão sedutor na intimidade da mulher, como se, de cada vez que nos aproximar-mos dela, tivesse-mos de novo de a conquistar .

    Abraço.”

  • Luma
    Responder

    O amor se diferencia de pessoa para pessoa, dependendo da sua evolução pessoal. Muitos se espelham em uma pessoa e acha que ama. O pior dos erros é querer corrigir esse amor e torná-lo perfeito, incluindo querer mudar o objeto de amor. Boa semana! Beijus,

  • Ana Karla – Misturação Misturão
    Responder

    Acho que danço bem Norma!
    Estou no meu 12º de casamento e sempre ouvi os “experientes” dizerem que após dois anos de casamento tudo esfria.
    Mas eu sinto que cada dia mais está esquentando, estou sempre contando os segundos de estar colada junto ao meu marido e sinto dele também.

    Boa semana!

    Xeros

  • Isadora
    Responder

    Norma, é bom termos desejos e vontades afins, mas é importantíssimo garantirmos também a individualidade que nada significa abrir mão do amor, apenas dar atenção a outras coisas que nos apaixonam também.
    Um beijo

Sua visita e comentários são muito significativos. Volte sempre.

%d blogueiros gostam disto: